Secretaria Municipal de Assistência Social

21/05/2010 - Social
Equipe de Prevenção do Sentinela divulga os serviços e conscientiza contra o abuso sexual infantojuvenil
Durante a semana do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes o assunto está em pauta. Conheça o serviço de prevenção e como fazer denúncias

foto/divulgação:

Palestra para os estudantes de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina

O Sentinela é um serviço que atende crianças e adolescentes vítimas de exploração sexual. O atendimento envolve acompanhamento médico e psicossocial para fortalecer a autoestima e superar as situações de violação dos direitos daqueles que sofreram violência. Também são tomadas as providências para interromper os atos violência e punir os agressores. Além das campanhas realizadas para estimular as denúncias sobre violência sexual contra a criança, a Equipe de Prevenção do Sentinela trabalha com a conscientização para evitar casos de violência sexual e estimular as denúncias.

 

A psicóloga e a assistente social responsáveis pelo trabalho fazem palestras para estudantes e profissionais de áreas que lidam com a questão da violência infantojuvenil (educação, saúde, assistência social, etc.). Nesses eventos, são apresentados os procedimentos do Sentinela e dadas orientações sobre como se pode perceber os casos de violência e fazer as denúncias.

 

Creches e escolas também podem solicitar palestras ao Sentinela a fim conscientizar os pais para combater a violência doméstica e evitar a negligência. Orientações básicas são dadas aos responsáveis pelas crianças e são esclarecidas dúvidas sobre como proceder na educação dos filhos. O trabalho enfatiza a conscientização para que não só atitudes de violência física e psicológica sejam evitadas, mas para que os pais saibam que o cuidado e atenção devem ser constantes, ao fazer acompanhamento escolar, estabelecer limites e ter os devidos cuidados com saúde.

 

 

Como fazer denúncias

 

A maioria dos casos de violência sexual infantojuvenil tem envolvimento de pessoas próximas da vítima. As denúncias devem ser feitas por quem está próximo e percebe qualquer sinal de agressão. Em Florianópolis, as denúncias de violência contra a criança podem ser feitas aos Conselhos Tutelares*, para o SOS Criança (0800-6431407) e para o Disque 100 do Ministério da Justiça. Todas as denúncias são repassadas e verificadas primeiramente pelo Conselho Tutelar. Os atendimentos são feitos por ordem de gravidade. As situações que envolvem violência sexual e física são encaminhadas para o Sentinela que faz diagnóstico e acompanhamento.

 

* Conselhos Tutelares de Florianópolis.

 

- Região Continental: Rua Marechal Câmara, 127, Estreito, fone: 3244-5691 / 3244-8010. E-mail: ctcontinente@pmf.sc.gov.br

- Região Insular: Avenida Mauro Ramos, 463, Centro, fone: 3225-3564 / 3223-4340. E-mail: conselhotutelar@pmf.sc.gov.br

- Região Norte: Rodovia SC 401, km 18, Condomínio Brasil, fone: 3266-0243 / 3266-7412. E-mail: ctnorte@pmf.sc.gov.br