Secretaria Municipal de Assistência Social

14/04/2022 - Social
PMF entrega cartilha do II Plano Municipal de Políticas Para as Mulheres
Documento atualiza plano lançado em 2011 e traz ações específicas para as diferentes populações de mulheres

foto/divulgação: Marcos Albuquerque/PMF

Entrega de cartilha do II Plano Municipal de Políticas Para as Mulheres

A Prefeitura de Florianópolis, através da Secretaria de Assistência Social e da Fundação Somar, entregou nesta quarta-feira, 13 de abril, a cartilha do II Plano Municipal de Políticas Para as Mulheres de Florianópolis, em cerimônia realizada no Centro Somar de Inovação Social, em Santo Antônio de Lisboa.
 
O documento, que substitui o antigo plano publicado em 2011, debate, através de dez eixos temáticos, questões como a igualdade no mundo do trabalho, saúde integral da mulher, participação nos espaços de poder e o enfrentamento de todas as formas de violência. 
 
A atualização das políticas levou em conta as mudanças ocorridas na realidade das diferentes populações de mulheres nos últimos anos. Na nova versão, grupos que antes não tinham destaque, ganharam espaço e políticas próprias, a exemplo das mulheres idosas e transsexuais. Questões sociais relacionadas com a pandemia da Covid-19 também tiveram influência na elaboração do novo texto.
 
As diretrizes contidas no documento, entre atualizadas e inéditas, servirão como instrumento de implantação de projetos e serviços, definindo prioridades e facilitando a destinação de recursos financeiros para a execução de ações no âmbito municipal. "Esse plano é um plano vivo, precisa circular. Não é um plano para ficar guardado. Vamos por em prática e principalmente cobrar a realização das ações", salientou a Secretaria de Assistência Social, Maria Cláudia Goulart. 
 
Elaborada majoritariamente pelo Conselho Municipal de Direitos da Mulher (CONDIM), Câmara Técnica e a Coordenadoria Municipal de Políticas para as Mulheres (CMPPM), a nova cartilha contou ainda com a parceria da sociedade civil, representada por dez entidades. "O CONDIM deu o pontapé inicial, mas foi feito por todas as mulheres. Se não for assim não funciona. O poder feminino é coletivo", pontuou a ex-presidente do CONDIM e participante ativa na atualização da cartilha, Ingrid Hofstatter. 
 
A impressão final do material foi realizada através da Fundação Somar, por meio da Coordenadoria da Mulher, que vai distribuir as cartilhas para as conselheiras do CONDIM, secretarias do município e demais entidades interessadas em receber exemplares. 
 
Para a coordenadora de Políticas para as Mulheres de Florianópolis, Cleuse Soares, a cartilha "é um importante instrumento para nortear as ações das políticas públicas da cidade. Todas nós merecemos respeito, igualdade, autonomia e direitos”.
 
A versão final e diagramada da cartilha será disponibilizada em breve no site da Prefeitura Municipal de Florianópolis, na página da Coordenadoria da Mulher. O texto do plano, no entanto, já pode ser acessado na íntegra através do link https://www.pmf.sc.gov.br/noticias/index.php?pagina=notpagina&noti=24185