Secretaria Municipal de Assistência Social

07/04/2011 - Social
Novas conselheiras são eleitas para o COMDIM
Oito representantes da sociedade civil devem lutar pelos direitos da mulher

foto/divulgação: Bruna Coelho

Algumas das novas conselheiras após a votação

Na tarde de ontem, 07/04, foi realizada a votação para eleger as novas conselheiras do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher – COMDIM para a gestão 2011/2013. As associações inscritas disputaram 16 vagas, divididas entre titular e suplente, destinadas a representantes da sociedade civil.

 

Antes de iniciar a votação, um representante de cada entidade utilizou dois minutos para apresentar o trabalho desenvolvido e ressaltar a importância de fazer parte do COMDIM. As oito organizações não-governamentais eleitas terão a responsabilidade de defender os direitos da mulher. Os nomes das novas representantes serão encaminhados ao Prefeito para a nomeação e a posse.

 

Durante o encontro, a Presidente do COMDIM, Gerusa Machado, destacou que os resultados alcançados são consequências do trabalho das entidades: “Todas as representações têm um papel muito importante para fortalecer o Conselho”.

 

O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher já existia desde 1987, sendo desarticulado em 1995. Treze anos depois, a Lei nº 7682 possibilitou a criação oficial do COMDIM. O órgão colegiado de caráter permanente é formado por 16 conselheiras: oito são representantes governamentais e oito são representantes não governamentais - sociedade civil.

 

Promover, em âmbito municipal, políticas públicas que contemplem a equidade de gêneros e visem eliminar o preconceito e a discriminação é a principal luta do COMDIM.

 

Após a divulgação das ONGs eleitas, a conselheira que representa a SEMAS, Eva Paula Franciosi, desejou uma boa gestão às representantes: ”Que vocês possam garantir o crescimento, a legitimidade e o respeito que o movimento de mulheres merece”.

 

Confira abaixo as entidades eleitas:

 

Unegro

Comissão da Mulher Advogada

Fórum Estadual pela Implementação da Lei Maria da Penha

Casa da Mulher Catarina

ADEDH – Associação de Direitos Humanos

UNB – União Brasileira de Mulheres

Instituto Arco-íris

NUSSERG - Núcleo de Estudos e Pesquisas em Serviço Social e Relações de Gênero


galeria de imagens