Secretaria Municipal de Assistência Social

02/05/2011 - Social
Representante da SEMAS participa de programa de rádio da UFSC
A convidada falou sobre a abordagem da mídia em assuntos relacionados às crianças

Na noite da última quinta-feira, 29, a Diretora de Proteção Social Especial de Média Complexidade da SEMAS e vice-presidente do CMDCA , Alexandra Márcia Ferreira de Oliveira, participou do programa de rádio “Jornalismo em Debate”, produzido por professores e alunos do curso de Jornalismo da UFSC.

 

O tema abordado foi a “Cobertura do Massacre em Realengo: Espetáculo ou informação de interesse público? Reportar o drama ou dramatizar a reportagem?”. No debate, foram discutidos assuntos como a falta de contextualização de matérias jornalísticas que retratam tragédias, a especulação e a falta de preocupação com o que será veiculado.

 

De acordo com Alexandra, a mídia não está preparada para falar de questões que envolvem a infância e a juventude: “Nesse quesito, os veículos de comunicação estão em situação peculiar de desenvolvimento”. Segundo ela, existem vários outros problemas relacionados às crianças e jovens que deveriam ser divulgados, mas que não interessam à mídia.

 

Também participaram do debate a editora do jornal O Dia (RJ) e Presidente do Sindicato dos Jornalistas do município do Rio de Janeiro, Suzana Blass, e o professor Jorge Kanehide Ijuim, do Departamento de Jornalismo da UFSC.

 

O programa “Jornalismo em Debate” é quinzenal e tem o objetivo de promover debates sobre temas relativos ao exercício da cidadania e à prática responsável do jornalismo.  O áudio desta última edição está disponível no site: http://migre.me/4pXRd