Secretaria Municipal de Assistência Social

04/05/2011 - Social
Semana de Enfrentamento ao Sexismo, Lesbofobia, Homofobia e Transfobia visa valorizar a diversidade
A programação engloba palestras, debates, oficinas e uma audiência pública

foto/divulgação:

A Semana, promovida pela CMPPMulher, ocorre de 16 a 19 de maio

Com o objetivo de promover a equidade de gênero, a Semana de Enfrentamento ao Sexismo, Lesbofobia, Homofobia e Transfobia vai abordar temas relacionados a esses tipos de preconceito e discriminação.

 

No primeiro dia, as palestras “Diversidade Sexual da perspectiva dos Direitos Humanos”, “Alternativas para o combate à lesbofobia, homofobia e transfobia” e “Novos arranjos familiares” serão ministradas ao público.

 

A programação abrange também uma audiência pública para debater ações de enfrentamento ao sexismo, lesbofobia, homofobia e transfobia. A reunião será em 17 de maio, no auditório da Fecomércio.

 

Para encerrar o evento, profissionais da Guarda Municipal vão participar de oficinas para discutir o tema da Semana. A atividade está agendada para os dias 18 e 19 de maio.

 

A Semana de Enfrentamento ao Sexismo, Lesbofobia, Homofobia e Transfobia, que vai ocorrer de 16 a 19 de maio no auditório da OAB, é promovida pela Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres – CMPPMulher. As inscrições podem ser feitas até dia 12 de maio no site www.pmf.sc.gov.br .

  

Fique por dentro do que será debatido no evento:

 

Sexismo - ideias ou ações que privilegiam um determinado gênero em detrimento de outro, como por exemplo: o homem precisa sustentar a família, mulheres devem ser responsáveis pela casa, mães são mais importantes na formação dos filhos, trair é natureza.

 

Lesbofobia - é uma manifestação violenta a um comportamento sexual “diferente”, como por exemplo a opressão sofrida por lésbicas.

 

Homofobia – Medo, aversão ou ódio irracional de homossexuais.

 

Transfobia – discriminação, ódio e medo da pessoa transgênera. A Transfobia é manifestada pelo desagrado, ameaça à segurança, repugnância, restrição ao acesso a recursos e violência.