Secretaria Municipal de Assistência Social

30/05/2011 - Social
CMDCA e Itaú Criança proporcionam uma manhã de reflexão sobre os direitos das crianças e adolescentes
Abordar os rumos da política local para a garantia de direitos de crianças e adolescentes foi o objetivo da reunião

foto/divulgação:

Outras 30 cidades devem receber o encontro

Discutir e refletir, sobre os direitos das crianças e adolescentes e os meios de atuação em Florianópolis, foi o que o Programa Itaú Criança e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) proporcionaram no último sábado (28/05).

 

A Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), o Conselho Tutelar, a Secretaria Municipal de Educação e entidades ligadas às crianças e adolescentes participaram do encontro.

 

Logo na abertura, os participantes foram presenteados com uma apresentação musical do grupo Balakubatuki, formado por crianças e adolescentes que, no projeto, constroem seus próprios instrumentos de percussão.  O fim das batidas nos tambores, deu início ao encontro.

 

A reunião foi conduzida pelas palavras da presidente do CMDCA, Ana Maria Blanco, que junto ao Secretário Municipal de Assistência Social, Felipe Teixeira, ao consultor do Programa Itaú Criança Marcos Maida, e o representante do comitê Itaú Criança em Florianópolis Carlos Alberto, ressaltaram a importância de investir nas crianças.

 

“Este investimento é pra vida inteira”, acrescentou o Secretário da SEMAS, explicando que dando educação e cidadania à criança, serão evitados tantos problemas em adultos, como a dependência química e a situação de rua.

 

O consultor do Programa Itaú Criança, Marcos Maida ministrou a palestra. Comparando costumes, cultura e comportamento de diferentes épocas, o consultor defendeu a importância da inclusão das crianças como pessoas, e a importância da garantia dos seus direitos.

 

O encontro em Florianópolis foi realizado às 9h, no auditório da Procuradoria Geral de Justiça de Santa Catarina. Outras 30 cidades devem participar da mesma dinâmica.