Secretaria Municipal de Assistência Social

01/09/2011 - Social
Secretaria de Assistência Social comemora feito histórico
Semas atende integralmente demanda reprimida de crianças e adolescentes Vítimas de Violência

foto/divulgação:

Equipe comemora feito

A Secretaria Municipal de Assistência Social de Florianópolis, Diretoria de Serviços de Média Complexidade e Serviço PAEFI/Sentinela estão comemorando um feito histórico: o atendimento integral da demanda reprimida de crianças e adolescentes vítimas de violência.

 

O espantoso número de 1739 denúncias de violências contra crianças e adolescentes em Florianópolis era motivo de grande preocupação por parte da atual gestão, dos Conselhos Tutelares, Ministério Público, Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente, Conselho de Assistência e de toda sociedade. Tratava-se de denúncias  de crueldades praticadas contra nossa infância, de natureza psicológica, física, negligência e principalmente de violências sexuais, que não tinham recebido qualquer espécie de intervenção psicossocial entre os anos de 1999 e 2007.

 

 

Nos últimos anos foi travada uma verdade batalha para erradicação da referida demanda. Além dos técnicos (assistentes sociais, psicólogos, pedagogos, advogados, técnicos administrativos e motoristas) do quadro efetivo da PMF, também foram contratados, através de processos de licitação, empresas terceirizadas  que atuaram na prestação desse relevante serviço. A última empresa contratada foi a Associação Horizontes que recebeu um total de 729 denúncias para atender num período recorde de sete meses.

 

 

Toda “força tarefa”  envolvida na execução do atendimento  demonstra o respeito que o poder público deve ter com a proteção suas crianças  e de suas famílias:

 

“Foi uma vitória para nós técnicos do Sentinela e, mesmo sabendo que ainda temos mais batalhas pela frente, continuaremos  nos empenhando para  prestar  um serviço de qualidade  aos usuários da política de assistência” - Sandra Coimbra,  Coordenadora do PAEFI/ Sentinela.

 

 

“Entendo que todos cumpriram suas atividades de maneira ética desde o Secretário da pasta até  o funcionário mais humilde. Todos temos hoje muito o  que comemorar. A infância agradece” - Beatriz Moratelli, coordenadora do  Centro de Referência Especializado de Assistência Social/CREAS, do qual o  Sentinela faz parte.

 

 

“Sempre acreditamos que se cada componente da rede de atendimento exercer sua função com responsabilidade e ética profissional, sempre atingiremos novas metas”, - Alexandra Márcia de Oliveira, diretora de Proteção Social Especial de Média Complexidade e vice-presidente do Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente.

 

"Esse é o dever do serviço público: atender da melhor forma possível o cidadão. Agradeço a toda a equipe de profissionais envolvida nessa verdadeira força tarefa. Temos, agora, o desafio de cada vez mais criar políticas públicas para evitar que outras crianças e adolescentes vivam a mesma situação de desamparo" - Felipe Teixeira, secretário municipal da Secretaria de Assistencia Social


galeria de imagens