Secretaria Municipal de Assistência Social

23/09/2011 - Social
Painel realizado na Eletrosul finaliza VI Intensificação da Campanha
Psicóloga do Sentinela e Coral Vozes da Esperança representaram a Campanha

foto/divulgação:

Finalizando a Semana Municipal de Prevenção e Combate à Violência, à Exploração e ao Abuso Sexual Infantojuvenil, a Campanha Infância e Adolescência Protegidas participou do Painel “Práticas afirmativas de organizações para a erradicação da violência e exploração sexual infantojuvenil”, realizado pela Eletrosul.

Além da Secretaria Municipal de Assistência Social, estiveram presentes: Ministério Público; promotora Priscila Linhares Albino; Fórum Catarinense pelo Fim da Violência e Exploração Sexual Infantojuvenil; secretária executiva Margareth Aparecida Paes; Patrícia Costa Ferreira, diretora do SEST/SENAT; Francini Neto, da Casa da Criança Projeto Sentinela; e Michelle Duarte, da D/Araújo Comunicação;

Representando a Campanha, a psicóloga do PAEFI/Sentinela, Francine Neto, Sentinela, apresentou painel de discussão durante o encontro.

O Coral Vozes da Esperança, do Centro de Educação Complementar (CEC) Criança Fazendo Arte também representou a Secretaria de Assistência Social. Emocionando quem estava presente, as crianças levaram a mensagem de Canto Forte, música tema da Campanha.

A Campanha Infância e Adolescência Protegidas é uma ação da Secretaria Municipal de Assistência Social de Florianópolis (Semas)  que visa combater o trabalho e exploração sexual infantojuvenil. Durante todo este ano, anúncios estão sendo veiculados em diversas mídias com o objetivo de incentivar as denúncias ao Disque 100, serviço mantido pelo governo federal, e ao disque 0800 643 1407, mantido pelo governo municipal.

 

Em agosto de 2010 a Eletrosul aderiu ao Fórum Catarinense pelo Fim da Violência e Exploração Sexual Infantojuvenil, desde então a Empresa desenvolve ações nos dias de mobilização estadual (24 de setembro) e nacional (18 de maio). O dia 24 de setembro foi instituído como Dia Estadual de Mobilização pelo Fim da Violência e Exploração Sexual Infanto-Juvenil pelo Governo do Estado de Santa Catarina, através do Decreto Lei 3.644, no ano de 2001. O número crescente de meninos e meninas vítimas de violência sexual no Estado levaram à implantação dessa Lei estadual pela defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes, visando o fortalecimento das organizações governamentais, não-governamentais e da sociedade com um todo, no sentido de evitar que este panorama continue tomando proporções alarmantes.