Secretaria Municipal de Assistência Social

17/10/2011 - Social
Programa Viver Ativo promoveu XI Torneio de Voleibol Adaptado para Idosos
Os idosos têm encontrado no exercício físico, cada vez mais, formas de melhorar e manter a saúde física, mental e social.

foto/divulgação:

A Secretaria Municipal de Assistência Social de Florianópolis - SEMAS, por meio do Programa “Viver Ativo, promoveu na tarde de sexta-feira, dia 14, o XI Torneio de Voleibol Adaptado para Idosos, no Ginásio de Esportes do Centro de Desportos da UFSC, na Trindade. Este é um torneio que serve de incentivo a prática de atividades físicas, estimula o companheirismo, fortalece amizades. É também uma forma de entretenimento e tem como objetivo principal a confraternização entre os grupos de ginástica do Programa Viver Ativo.

 

Viver ativo é um programa de atividades físicas para idosos, pertencente a Gerência de Ações Sócio Pedagógicas da SEMAS, atende grupos de convivência de idosos e ILPI’s (Instituições de Longa Permanência para Idosos).

 

 O Voleibol sofreu adaptações do "Vôlei" e do “Câmbio”, moldando-se para se adaptar ao perfil dos idosos participantes, visando possibilitar maior adesão à prática, respeitando as limitações decorrentes do envelhecimento, proporcionando no idoso a sensação de “sentir-se capaz”.

 

Participaram 11 equipes, com 10 jogadores cada. Ao todo, compareceram 220 pessoas, contando-se também os torcedores ou convidados. A equipe do Canto do Rio sagrou-se campeã,  ficando a de Canasvieiras (equipe B) em segundo lugar em terceiro a da Agronômica e a do Figueira em quarto. Os quatro primeiros lugares receberam troféus, mas todo jogador saiu com uma medalha de participação.