Secretaria Municipal de Assistência Social

18/10/2011 - Social
CEC’s recebem oficina “Fazendo Arte com Jornal”.
A partir deste mês os Centros de Educação Complementar- CEC’s passam a contar com mais uma oficina de cunho ambiental.

foto/divulgação:

Materiais produzidos com o jornal.

Nos últimos tempos os princípios básicos da chamada política dos 3 R’s (reutilizar, reciclar e reduzir) vem sendo amplamente divulgados e discutidos em todo o mundo. A reutilização além de reaproveitar materiais que seriam simplesmente descartados, causando danos ao meio ambiente, faz parte do trabalho de vários artesãos, que transformam, inovam, esbanjam criatividade e contribuem, de forma sustentável, com nosso planeta.

 

A Oficina “Fazendo Arte com Jornal” trabalhará basicamente com reaproveitamento do papel jornal, por meio da técnica de canudos a fim de transformá-los em objetos decorativos e utilitários. Será ministrada pelo professor/artista Diego Soares, que voluntariamente realizará as oficinas nos nove CEC’s.

 

O objetivo da oficina vai além da produção da arte com o jornal. Durante a realização destas oficinas serão transmitidos conhecimentos básicos sobre meio ambiente, noções sobre o cuidado com o descarte dos resíduos gerados no dia-a-dia e a importância do descarte adequado.

 

Segundo Diléia Bez Fontana, coordenadora dos CEC’s “esse trabalho que será desenvolvido é de extrema importância, visto que estaremos trabalhando as questões ambientais, reutilizando os jornais usados. É surpreendente a quantidade de produtos que podemos produzir com uma folha de jornal, desde utilitários como uma cesta, um descanso de panela ou um vaso,  objetos de uso pessoal como um cinto, uma bolsa ou até mesmo materiais decorativos como luminárias.”