Secretaria Municipal de Assistência Social

19/10/2011 - Social
A Mulher de Florianópolis em Primeiro Lugar.
Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres, CMPPM, prepara-se paraCampanha 16 Dias de Ativismo pelo fim da Violência contra as Mulheres

foto/divulgação:

A Campanha 16 Dias de Ativismo pelo fim da Violência contra as Mulheres foi criada em 1991 por movimentos de mulheres, e atualmente é realizada em 159 países no período de 25 de novembro a 10 de dezembro. Já no Brasil, a campanha inicia em 20 de novembro – Dia Nacional da Consciência Negra. Esta Campanha é uma das mais importantes iniciativas de mobilização e sensibilização da sociedade para a questão da violência contra as mulheres. Sua ampliação nos estados e municípios evidencia a necessidade de assegurarmos às mulheres uma vida sem violência. Outro ponto positivo, que merece destaque, é a crescente participação de diversos setores do governo e da sociedade civil nos eventos e ações realizados durante os meses de novembro e dezembro. 

 

Com a promulgação da Lei n. 8.331, de 23 de julho de 2010, que altera a Lei n. 7.351, de 11 de junho de 2007, que institui o dia 25 de novembro como o Dia Municipal de Mobilização pelo Fim da Violência contra a Mulher, a Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres fica responsável pela mobilização e articulação das atividades alusivas a esta data. Com base nisso, e no compromisso com o enfrentamento de todas as formas de violência contra as mulheres a coordenadoria, juntamente com os outros órgãos governamentais e não governamentais, realizarão a Campanha 16 Dias de Ativismo pelo fim da Violência contra as Mulheres.

 

Datas que integram a Campanha

 

20/nov. Dia Nacional da Consciência Negra

– Início da Campanha no Brasil

25/nov. Dia Internacional da Não Violência contra as Mulheres

– Início da Campanha MundiaL

 01/dez. Dia Mundial de Combate à AIDS

 6/dez. Data do massacre de Mulheres em Montreal/Canadá que gerou a Campanha Laço Branco. No Brasil, desde 2007, Dia Nacional de Luta dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres.

 10/dez. Dia Internacional dos Direitos Humanos

– Encerramento da Campanha

Mantenha-se informada (o) da programação de Florianópolis através do site: http://www.pmf.sc.gov.br/entidades/semas/