Polo UAB Florianópolis

home >

APRESENTAÇÃO

PROGRAMA REDE DE SABERES

O “Programa Rede de Saberes do Polo UAB Florianópolis” foi implementado com o propósito de promover a formação técnica dos servidores da SME e comunidade educativa de Florianópolis e microrregião. Como uma forma de oportunizar a socialização de investigações acadêmicas, no sentido de ampliar vivências de trocas de conhecimentos com especialistas, mestres e doutores das Instituições Públicas de Ensino Superior Conveniadas e profissionais da sociedade que exercem trabalho de relevância social.

As ações formativas do programa visam contemplar temáticas sociais e educacionais diversificadas e são organizadas com regularidade semanal no período noturno.

 

Missão da SME: Oportunizar a aprendizagem de qualidade e a formação integral do estudante, com os profissionais da educação, as famílias e a sociedade de forma participativa e plural, de acordo com os princípios da SME.

Visão da SME: Ser uma rede de ensino pública municipal inovadora com qualidade social da educação, gestão e práticas pedagógicas humanistas.

Público Alvo: acadêmicos e especialistas vinculados ao Polo, profissionais da SME e comunidade de Florianópolis e microrregião.

 

Objetivos do Programa:

• promover ações formativas que se voltem para o atendimento da Meta 16 do Plano Municipal: “Manter a formação continuada e pós-graduação de professores e demais profissionais da educação e [...] garantir a todos os profissionais da educação do município, formação continuada em serviço, considerando necessidades, demanda e contextualização dos sistemas de ensino”;

• ampliar a disseminação de pesquisas de Pós-Graduação realizadas no âmbito do Polo UAB e da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com as Instituições Públicas de Ensino Superior - IPES, para a comunidade de Florianópolis e microrregião;

• buscar utilizar a experiência e o conhecimento dos profissionais da própria RME de Florianópolis para ministrar os cursos e socializar boas práticas;

• incentivar o protagonismo de graduados, especialistas, mestres, doutores e profissionais da comunidade como ministrantes de cursos em formato de workshops, relatos de experiência, comunicação oral, mesa redonda, roda de conversa, palestra, seminário, entre outros.