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REDE DE SABERES 2018

REDE DE SABERES 2018 – 1º CICLO

No ano de 2018, em sua primeira etapa, o programa contou com a participação dos acadêmicos do Curso de Especialização em Tecnologias, Comunicação e Técnicas de Ensino da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR. O público que participou do evento foram os profissionais da Secretaria Municipal de Educação – SME, acadêmicos de cursos vinculados ao Polo e comunidade educativa. A ação formativa foi desenvolvida na modalidade presencial, com carga horária total de 15 horas para os participantes e 3 horas para os ministrantes.

Foram apresentados 5 relatos de experiências como primeiras ações do Programa Rede de Saberes no Polo da Universidade Aberta do Brasil de Florianópolis em parceria com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR):

  •  O uso das TICs na inclusão escolar de estudantes com deficiência intelectual por Natália Cristina Iha, professora da RME de Florianópolis.
  • A contribuição das TICs como recurso pedagógico na difusão e preservação da cultura popular brasileira por Lizyane Francisca Silva dos Santos, professora da RME de Florianópolis.
  • As tecnologias a favor da inclusão: um estudo de caso de uma criança surda na Educação Infantil por Jacqueline Maria Coelho Maciel, professora da RME de Florianópolis.
  • A internet e o processo de ensino-aprendizagem em um colégio de Ensino Fundamental por Mariângela Kretzer Martins.
  • Tecnologia digital na prática docente de Educação Física por Josiane Guimarães.

 

Programa Rede de Saberes – Oficinas – 2018

 

Como ações conjuntas aos relatos de experiências do Programa Rede de Saberes, foram ministradas oficinas pelos acadêmicos do Curso de Especialização em Tecnologias, Comunicação e Técnicas de Ensino da UTFPR nos dias 29 de outubro, 07, 14, 21 e 28 de novembro no Polo UAB de Florianópolis.

“Entre blogs e aplicativos” – dia 29 de outubro com o acadêmico Marcos Aurélio Soares                        

“PowToon e sala de aula: elementos para uma educação inovadora” – dia 07 de novembro e ministrada pela acadêmica Emily Fidelix.

“Tecnologias do Google no ensino presencial e a distância” – dia 14 de novembro ministrada por Graziela München, Adalto Herculano Guesser e Francieli Friedrich.

“G Suite for Education: nova forma de interação entre educador e estudante” – dia 21 de novembro, ministrada por Diana Calheiro.

“Mapa conceitual como recurso de trilha de aprendizagem” – dia 28 de novembro, ministrada por Denise Dantas Jerônimo.

 

Programa Rede de Saberes – Grupo de Educadores – GEG – 2018 – oficina

 

No dia 26 de novembro, das 19h00min às 22h00min, deu-se início a mais uma ação formativa do Programa Rede de Saberes do Polo UAB Florianópolis, intitulada: “Grupo de Educadores Google – GEG” (e que teve continuidade ao longo do ano de 2019).

Essa ação é fruto da parceria estabelecida com a Professora Emilly Fidelix, líder da Google Education em Florianópolis e acadêmica da UFTPR. Segundo Emilly, GEGS são comunidades colaborativas de educadores que inspiram e auxiliam uns aos outros para atender às necessidades dos alunos por meio de soluções tecnológicas, dentro e fora da sala de aula.

 

Aprenda – Compartilhe – Inspire – Capacite

 

São as quatro palavras que representam a essência dos GEGs. Os educadores criam relacionamentos com outros educadores e desenvolvem as habilidades necessárias para usar tecnologias abertas com o objetivo de educar os alunos da melhor forma.

No primeiro encontro do bloco, a oficina abordou a temática: Avaliações e questionários com ferramentas Google.

 

Programa Rede de Saberes – Outras Formações Técnicas – 2018

 

Grupo de Estudos Independentes Sobre Alfabetização – GEISA

 

O Grupo de Estudos Independentes sobre Alfabetização – GEISA – teve como escopo promover encontros por adesão, no período noturno, entre os profissionais da educação, para o estudo de bibliografias reconhecidas no Brasil e no exterior sobre o tema Alfabetização. O GEISA surgiu como uma resposta à manifestação de interesse dos professores alfabetizadores e demais profissionais da Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis no aprofundamento teórico-metodológico sobre tópicos relevantes que possam contribuir com o processo de aprendizagem inicial da língua escrita.

Objetivo Geral: possibilitar a ampliação do debate científico entre os profissionais da SME, de modo a contemplar a Meta 16 do Plano Municipal: “[...] garantir a todos os profissionais da educação do município, formação continuada em serviço, considerando necessidades, demanda e contextualização dos sistemas de ensino”.

Objetivos específicos: promover uma ação formativa protagonizada pelos profissionais da SME que contribua direta e/ou indiretamente para o atendimento das metas mobilizadoras da SME 2017/2020, quais sejam:

 

a) a proficiência dos estudantes na Prova Brasil em 8% em Língua Portuguesa para os anos iniciais;

b) aumentar em 30% o número de estudantes do 3º ano do EF nos níveis mais avançados da ANA (níveis 4 e 5) e 8% em Língua Portuguesa para os anos iniciais; possibilitar o aprofundamento teórico dos profissionais no que tange a paradigmas, perspectivas, metodologias e temáticas pertinentes ao processo de ensino e aprendizagem inicial da língua escrita (alfabetização), por meio do estudo regular e reflexivo, a fim de buscar maior aproximação entre teoria e prática pedagógica; fomentar um estudo que se volte às especificidades da área de atuação e de seu objeto de ensino/trabalho; propiciar um diálogo entre profissionais de diversas áreas da educação (profissional de Educação Infantil, Alfabetizador, Orientador Escolar, Supervisor Escolar, Administrador, Prof. Auxiliar, entre outros) sobre a temática alfabetização, a fim de compreender as causas das dificuldades na alfabetização e capacitá-los para os encaminhamentos coletivos necessários para superá-las.

 

Público Alvo: Professor de Anos Iniciais, Supervisor Escolar, Administrador Escolar, Orientador Escolar, Professor de Educação Infantil e demais educadores interessados, preferencialmente os vinculados à Rede Municipal de Educação de Florianópolis.

 

Conteúdo Programático:

Alfabetização: o método em questão;

Fases de desenvolvimento no processo de aprendizagem da escrita;

Aprendizagem da língua escrita em diferentes ortografias e na ortografia do português brasileiro;

Consciência metalinguística e aprendizagem da língua escrita;

Consciência fonológica e alfabetização;

Consciência fonêmica e alfabetização;

Leitura e escrita de palavras;

O efeito de regularidade sobre a leitura e a escrita;

Métodos de alfabetização: uma resposta à questão.

 

Período de Realização do 1º ciclo: de junho a dezembro de 2018

Horário de realização: das 19h00min às 21h00min

Dias de realização do curso: segundas-feiras (quinzenalmente)

Carga Horária Total: 40 horas (20h presenciais e 20h a distância)

Coordenação: Andréa do Prado Felippe

Vagas: 30

 

Formação “Diálogos entre Profissionais do G6 e 1º Ano: Linguagem Escrita em Foco” – 2018

 

A formação técnica/continuada intitulada “Diálogos entre profissionais do G6 e 1º ano” foi planejada em parceria entre Polo UAB/DGE, NUFPAEI e UDESC e teve como objetivo geral promover encontros de profissionais que vivenciam junto às crianças a problemática da transição entre a Educação Infantil e o Ensino Fundamental, considerando as especificidades da docência nestas duas etapas da Educação Básica. Para tanto, fez-se a escolha da linguagem escrita como eixo norteador do diálogo e aprofundamento teórico-metodológico.

Objetivos específicos: proporcionar momentos de diálogo, socialização e debate entre profissionais que atuam com o Grupo 6 da Educação Infantil e com o 1º Ano do Ensino Fundamental; promover a socialização de pesquisas que tematizam e problematizam a articulação entre a Educação Infantil e o Ensino Fundamental; apresentar e debater concepções e orientações, referentes ao trabalho com a linguagem escrita, com base nas propostas curriculares da Educação Infantil e do Ensino Fundamental da RMEF; promover a socialização de práticas pedagógicas significativas, com ênfase no trabalho com a linguagem escrita, desenvolvidas com crianças do G6 e do 1º Ano;  possibilitar momentos para a elaboração de planejamentos coletivos, com foco na linguagem escrita, entre profissionais do G6 e do 1º Ano.

Conteúdo Programático: articulação da docência com crianças do G6 e 1º ano; Pesquisas sobre e com crianças da Educação Infantil e Anos Iniciais a partir da temática da articulação entre estas duas etapas da Educação Básica; Propostas curriculares da Educação Infantil (Núcleos da Ação Pedagógica: Linguagens) e do Ensino Fundamental da RMEF: concepções, orientações e especificidades da docência para o trabalho com a linguagem escrita; Planejamento pedagógico com foco na linguagem escrita.

 

Período de realização do curso: 30/08, 27/09, 25/10 e 22/11

Formadoras: Andréa do Prado Felippe (Polo UAB/DGE); Fernanda Cargnin Gonçalves e Simone Cintra (NUFPAEI); Geysa Spitz de Abreu, Gisele Gonçalves e Maria Conceição Coppete (UDESC)

Carga Horária Total: 24 horas (16 horas presencias e 08 horas a distância)

Grupo 1: quintas-feiras/matutino

Grupo 2: quintas-feiras/vespertino