Polo UAB Florianópolis
Os acadêmicos da Especialização a Distância em Tecnologias, Comunicação e Técnicas de Ensino, oferecida pelo Polo da Universidade Aberta do Brasil de Florianópolis, em parceria com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), concluíram a última etapa do curso com as apresentações de artigos de TCC. Das onze pesquisas, dez foram socializadas com a comunidade educativa em formato de oficinas e relatos de experiências. O evento ocorreu a partir do dia 29 de outubro e se estendeu pelos dias 7, 14, 21 e 28 de novembro, das 18h30 às 21h30, nas dependências do Polo UAB - Rua Ferreira Lima, 82, Centro.
O Secretário Municipal de Educação, Maurício Fernandes Pereira, parabeniza os acadêmicos e destaca que a iniciativa vem ao encontro da Meta 16 do Plano Municipal de Educação. “Temos de manter a formação continuada e de pós-graduação de professores e demais profissionais da educação”, ressalta.
Conhecendo o Polo UAB Florianópolis
O Polo UAB Florianópolis foi implantado em 2008, tendo como mantenedor a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Educação e foi institucionalizado em 2012 com a aprovação da Lei Municipal 8933/12.
Em avaliação realizada pelo MEC nos anos de 2010 e 2012, recebeu o conceito máximo por oferecer uma estrutura de altíssima qualidade. O Polo disponibiliza aos alunos e às Instituições Públicas de Ensino Superior laboratório de informática, biblioteca, salas de estudos, ambientes de videoconferências, salas de tutoria, espaço de convivência, secretaria e coordenadoria.
Além da estrutura física, o Polo conta com apoio tecnológico e pedagógico para que os alunos possam acompanhar os cursos e programas ofertados. As instituições de ensino são responsáveis pelo planejamento, oferta e acompanhamento dos cursos.
Desde a sua implantação, o Polo UAB de Florianópolis já realizou 46 cursos: 31 de Pós-Graduação, 6 de Graduação e 8 de Extensão. Atualmente, há 6 seis cursos em andamento.
Trabalhos de Tecnologias, Comunicação e Técnicas de Ensino
1. O uso das TICs na inclusão escolar de estudantes com deficiência intelectual, de Natalia Cristina Iha;
2. PowToon e sala de aula: elementos para uma educação inovadora, de Emilly Fidelix;
3. Tecnologias na Educação Infantil: a contribuição das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) como recurso pedagógico na difusão e preservação da cultura popular brasileira, de Lizyane Francisca Silva dos Santos;
4. Entre blogs e aplicativos, inserções das TICs na aprendizagem das aulas de Sociologia, de Marcos Aurélio Soares;
5. Aplicação de mapa conceitual como recurso de trilha de aprendizagem para capacitação em atendimento educacional de profissionais do ensino a distância, de Denise Dantas Jerônimo;
6. Desafios de implementação do G Suíte for Education numa escola particular, de Diana Calheiro;
7. Tecnologias no ensino presencial e a distância: formação continuada e práticas pelo grupo de educadores Google – GEG, de Graziela München;
8. As tecnologias a favor da inclusão: um estudo de caso de uma criança surda na Educação Infantil, de Jaqueline Maria Coelho Maciel;
9. A internet e o processo de ensino-aprendizagem em um colégio de Ensino Fundamental, de Mariângela Kretzer Martins;
10. Tecnologia digital na prática docente de Educação Física, de Josiane Guimarães.