Secretaria Municipal de Educação

home >

Catálogo de Dissertações e Teses - Pesquisador

 

 

Concepções de Professores da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis: Educação de Jovens Adultos e Conhecimento (escolar).
Corpos e(m) imagens na história: Questões sobre as mulheres católicas do presente.
Sangue, risco e medo: Gramáticas da AIDS nos livros didáticos de ciências do 6º ao 9º ano de Escolas Municipais de Florianópolis (2000 a 2011).

Adotiva Liberato Valentim e as experiências de uma professora de origem Africana em Florianópolis (1931 a 1986): uma exposição histórica como ação educativa.

Crianças Migrantes: sentidos e memórias da objetividade vivida.

A geodiversidade da Ilha de Santa Catarina: explorando seu valor didático no 6º ano do Ensino Fundamental.

O Processo de avaliação das crianças no contexto da Educação Infantil.

Processos educativos de alfabetização em jogos digitais: uma análise do jogo graphogame Brasil no paradigma da alfabetização integral.

Fotografias, filmagens e territórios brincantes: As vivências do Neim Doralice Teodora Bastos durante a pandemia.

A Avaliação nas Escolas Públicas Municipais de Florianópolis: Avaliar para Regular.

O ensino dos esportes coletivos: um estudo na formação inicial em Educação Física.

Formação continuada de educadores: reflexões no cotidiano da uma escola pública.

Tecnologias assistivas em sala de recursos multifuncionais, para acessibilidade dos estudantes com transtorno do espectro autista

Do Programa Mais Educação à Educação Integral: O Currículo como Movimento Indutor.

Integração Curricular: Caminho de Indução para a Formação Humana Integral em Projetos de Educação Integral.

Avaliação Externa como Ferramenta Contributiva da Qualidade do Atendimento nos Núcleos de Educação Infantil da Rede Municipal de Florianópolis.

O ensino da leitura em Escolas Isoladas de Florianópolis: entre o prescrito e o ensinado (1946-1956). 

Trajetórias Territoriais dos Jovens da EJA.

A Literatura de Temática da Cultura Africana e Afro-brasileira nos acervos do Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) para Educação Infantil.

O espaço na Educação Infantil: a constituição do lugar da criança como indicador de qualidade.

O ensino da Matemática no Primeiro Ciclo do Ensino Básico: A Apropriação do Sistema de Numeração Decimal – Estudo de Caso.

Educação em Ciências como Cultura Multissensorial no Processo Educativo de Estudantes com Deficiência Visual

Desafios Curriculares na Transição da Educação Pré-Escolar para o Primeiro Ciclo do Ensino Básico.

Educação Sexual e Formação Continuada de Professores e Professoras na Rede Municipal de Ensino de Florianópolis/Sc.

Tecnologias da Informação e Comunicação na Formação Inicial do Professor de Música: um estudo sobre o uso de recursos tecnológicos por estudantes de Licenciatura em Música no Estado, de Santa Catarina.

Do perfil desejado – A invenção da professora de educação infantil da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (1976 – 1980).

As Figuras Geométricas no Ensino de Matemática: uma análise histórica nos livros didáticos.

Uma Trilha com Professoras que Ensinam Matemática: Diários e Encontros.

Educação Sexual nas Ondas de Rádios Comunitárias: Processos Sensibilizadores para a Emancipação dos Sujeitos

Itinerário do uso e variação de ´´nós´´ e ´´a gente´´ em textos escritos e orais de alunos do Ensino Fundamental da Rede Pública de Florianópolis.

Análise de Dados no Início da Escolaridade: Uma Realização de Ensino por Meio dos Registros de Representação Semiótica.

Movimentos de pensamento estatístico na infância: entre viver e contar histórias (Doutorado, 2021).

Deveres de casa: para quê? Para quem?.

Relações Sociais em um Contexto de Educação Infantil: um olhar sobre a dimensão corporal na perspectiva de crianças pequenas.

Perfil profissional de professores de Educação Especial: o que os concursos públicos revelam? 

Formação Continuada de Professores na EJA: Qual o Lugar dos Sujeitos Estudantes?.

A Constituição da Escola Básica Municipal Beatriz de Souza Brito: 1935-1992.

O corpo dos bebês na constituição da especificidade da docência na educação infantil. 

O Ensino Público Primário em Florianópolis da Constituição Federal de 1946 à Lei de Diretrizes e Bases de 1961: O Surgimento de uma Rede Municipal de Educação.

Proposta Curricular em diálogo: Uma investigação sobre o planejamento Pedagógico de professores de Educação Física em uma Escola da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (SC).

Memórias e Histórias do Departamento de Bibliotecas Escolares e Comunitárias de Florianópolis: 1988 a 2018.

Democratizando a Gestão: Os conselhos de escola e as eleições de diretores na rede municipal de ensino de Florianópolis.

Tomando a Palavra... O Processo de Formação da Escola Básica Municipal Beatriz de Souza Brito (2004/2013).  

Avaliação de contexto na Educação Infantil: um processo de reflexão sobre o trabalho pedagógico em uma instituição educativa na Rede Municipal de Ensino de Florianópolis/SC.

Eu aprendo mais sem pesquisa. A pesquisa trabalha muito a minha mente: as relações entre estudantes da terceira idade e o texto escrito em um contexto institucional (EJA/NETI/UFSC).

A constituição da linguagem e as estratégias de comunicação dos e entre os bebês no contexto coletivo da educação infantil.

A docência na Educação Infantil como Ato Pedagógico.

DA CADEIRA ÀS CARTEIRAS ESCOLARES INDIVIDUAIS Entre mudanças e Permanências na Materialidade da Escola Primária Catarinense (1836 – 1914).

Quando lacunas preenchem espaços... O educar em linguagem jovens e adultos.

Branquitude na educação infantil: um estudo sobre a educação das relações étnico-raciais em uma unidade educativa do município de Florianópolis

O Lugar da Literatura Infantil no Projeto Político Pedagógico das Instituições Públicas de Educação Infantil da rede Municipal de Educação de Florianópolis.

Os Saberes Docentes na Classe Hospitalar.

Práticas e narrativas na orientação a pesquisa escolar por professores e bibliotecários na Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (SC): um estudo.
Alice no País da Colaboração: pensamento algébricos nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

A formação em serviço de professoras das séries iniciais no próprio espaço escolar em Florianópolis, gestão ´Frente Popular´ - 93/96.

Sujeitos em Processo de Alfabetização e sua Apropriação da Cultura Digital: um Estudo Exploratório no I Segmento da EJA da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis/SC.

A ARTE DE ENSINAR A CAPOEIRA, NA RODA E NA VIDA: Pedagogia da Capoeiragem de Norival Moreira de Oliveira – Mestre Nô

O ato de dizer na esfera escolar: reverberações do ideário histórico-cultural no ensino da produção textual escrita.

O espaço em escolas públicas municipais de Florianópolis e sua implicação nas escolhas curriculares de professores de Educação Física.

Efeito de uma intervenção multicomponente sobre o tempo gasto em atividade física no período escolar.

O ´´Diário de Classe´´ de Isadora Faber: Verdades inconvenientes nas relações pedagógicas em uma escola da rede municipal de ensino de Florianópolis.

A formação do Homo Oeconomicus neoliberal na Universidade Federal de Santa Catarina: uma análise foucaultiana do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI).

Associação de comportamentos relacionados à saúde com aptidão cardioreespiratória em adolescentes.

Interpretação Educacional (Libras-Português): Subjetividades a partir dos Discursos dos Intérpretes.

Aprendizagem Social e Formação Humana no Trabalho Cooperativo de Catadores(as) de Materiais Recicláveis em São Paulo.

Profissionais Negras na Educação Infantil da Rede Municipal de Florianópolis: narrativas que reverberam resiliência.

Onde está a literatura catarinense? Dos PCN´s a biblioteca escolar.

Leitura de poemas com estudantes do ensino fundamental II: uma proposta de abordagem de literatura voltada para formação ética e estética

Educação para a autonomia: reflexões sobre a atualidade do conceito de autonomia a partir de um estudo entre crianças.

Formação docente continuada e a literatura nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Formação Continuada para a diversidade étnico-racial: desafios pedagógicos no campo das ações afirmativas na Rede Municipal de Ensino de Florianópolis.

A formação continuada dos profissionais da educação da Rede Municipal de Florianópolis: Governamento e constituição de subjetividades docentes.

Poéticas das benzeduras da ilha do Desterro: um gênero Voco-Sonoro.

Influência do Traumatismo Dental na qualidade de vida de Pré-Escolares de Florianópolis e suas famílias.
Mulheres e as suas profissões: Representações de criança de uma escola portuguesa
Professoras de Bebês: as dimensões educativas que constituem a especificidade da ação docente.
Educação das crianças na escola de samba: um estudo a partir das relações socioculturais na infância.
A premiação como estratégia do capital e sua relação com o ensino de artes visuais.
A Gestão do Trabalho Docente na Rede Municipal de Ensino de Florianópolis: com a Palavra os Professores do Ensino Fundamental.

A formação do leitor-literário na educação infantil: a interação da palavra da vida cotidiana com a palavra literária.

“Dize-me como falas que te direi quem és”: crenças e atitudes linguísticas de discentes e docentes no espaço escolar.

A Relação entre as Materialidades e os Aspectos Estruturantes na Docência com os Bebês na Rede Municipal de Ensino de Florianópolis.

Participação docente na produção da atual Proposta Curricular para a Educação de Jovens e Adultos da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis.

A importância da formação (psico)linguística do alfabetizador para obtenção de bons resultados na alfabetização.
Protagonismo infantil: por entre os (des)caminhos da corporificação na escola. 
Crianças e adolescentes na internet: habilidades digitais e o desempenho escolar

Grupos de Formação – Análise de um processo de formação em serviço sob a perspectiva dos professores da Educação infantil.

Professora de Educação Infantil: dilemas da constituição de uma especificidade Profissional. Um estudo sobre a produção científica brasileira (1996 - 2009).

Narrativas infantis em podcast: memórias, narração e experiências.

Cena da prova Floripa: Um diálogo com professoras de Ciências da rede Municipal de Ensino de Florianópolis.

O Brincar da criança com elementos da natureza no espaço do parque na Educação Infantil.

Ancestralidade afro-brasileira na Educação Infantil: reflexões formativa para uma Educação científica antirracista.

Nos passos de Antonieta: Escrever uma vida.

Indícios de Sobredotação e Criatividade em Crianças no Pré-escolar: Percepções dos educadores de infância no Brasil e em Portugal.

O currículo oculto no ensino do teatro na rede municipal de educação de Florianópolis.

Desordem Coordenativa Desenvolvimental em crianças de 7 e 8 anos de idade.

Gestão Democrática e Práticas Participativas na Educação Infantil: Um Estudo de Caso numa Creche Pública Municipal.

Educação Sexual em Debate nas Ondas da Rádio UDESC FM 100.1 Florianópolis: Estudo de Caso dos Programas Gravados de 2007 a 2015.
Gestão democrática da Educação Infantil: desafios, fragilidades e possibilidades.
Educação das Relações Étnico-Raciais nas Bibliotecas Escolares da Rede de Ensino de Florianópolis: olhares e percursos.
A organização da hora-atividade: desafios, contradições e possibilidades da profissão docente na educação infantil.
Currículos (re)construídos no movimento da docência na Educação Infantil: entre a autonomia e a regulação.

Espaços e tempos coletivos de leitura literária na Educação Infantil da Rede Municipal de Florianópolis (SC). 

A mediação na formação do leitor: encontros com a literatura nos tempos e espaços da educação infantil.

As Crenças Sobre o Ensino Construtivista: um estudo com professores de Educação Física do Ensino Fundamental

Avaliação de Aprendizagem de Conceitos de Machine Learning nos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio.

Percepção pública e qualidade da água distribuída em Florianópolis, SC: avaliação e proposição de alternativas de tratamento

Personal Dance: Uma Proposta Empreendedora.

Tomada de Decisões: Uma abordagem utilizando a linguagem corporal da dança e a gestão do conhecimento.

Relações Sociais na Educação Infantil: Dimensões Étnico-raciais, corporais e de Gênero 

Perspectiva negra decolonial: a insurgência de intelectuais negros/as em cursos de Pedagogia de universidades do Sul do Brasil. 

O sistema educacional família e escola na rede municipal de Florianópolis: estratégias de governamento de professores.

O processo de constituição de professores alfabetizadores na formação continuada do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC).

Formação Continuada stricto sensu: Mestres e Doutores da Rede Municipal de Educação de Florianópolis.

Samba no Feminino: Transformações das Relações de Gênero no Samba Carioca nas Três Primeiras Décadas do Século XX.

Chiquinha Gonzaga em discurso: narrativas sobre vida e obra de uma artista brasileira

No rastro das estrelas: o Planetário e o ensino de astronomia à luz da Teoria Ator-Rede.

Alfabetização sob o olhar dos alfabetizadores: um estudo sobre essencialidades, valoração, fundamentos e ações no ensino da escrita na escola.

Perspectivas de Professores de Música sobre o Uso da Percussão no Ensino Fundamental.
Crianças, Infância e Função social da Educação Infantil na Formação docente nos cursos presenciais de Licenciatura em Pedagogia do Sistema ACAFE em SC.
Estudantes Surdos não falantes da Libras e o Atendimento Educacional Especializado: uma análise das políticas públicas de Educação Inclusiva.

Metodologia para a formação de não programadores no desenvolvimento de Exergames.

Práticas de Liderança na Escola Pública: Um estudo comparativo. 

Poéticas da vida na escola: um inventário de memórias e afetos.

Educação Física na Classe Hospitalar do Hospital Infantil Joana de Gusmão: delineando uma proposta de ensino para os Anos Iniciais.

Ser ´´daqui”´´ou ´´de fora´´: hierarquias, descontinuidades e trânsitos no futebol não profissional de Florianópolis.

Inserção na Creche e Relações Sociais: Estudo de Caso de um Bebê Recém-Chegado.

´´Pintou? Agora chega! É a vez do amiguinho!”´´A educação infantil reivindica a experiência.

Álgebra no Currículo de Matemática dos Anos Iniciais: e agora?

Saberes Docentes na Educação de Jovens e Adultos em Florianópolis (SC)

A gestão democrática da educação pública no Brasil e seus reflexos na região metropolitana da grande Florianópolis: principais desafios

Facebook: as ações que jovens com deficiência intelectual realizam na rede social digital à luz dos princípios da autoadvocacia.

A participação das crianças nos websites das escolas municipais de Florianópolis.

Programa Educação Integral: Escolarização ou Custódia?

O Impacto da Pandemia de COVID-19 na Qualidade da Aprendizagem dos Alunos: Perceções e Representações da Equipa Diretiva e dos Professores num Agrupamento de Escolas do Alentejo (de acordo com o português de Portugal)

A Equipe Gestora Frente ao Coletivo Escolar na Consolidação da Educação Inclusiva: Reverberações nas Práticas da Educação Infantil

O uso de Ambiente Informatizado como apoio ao desenvolvimento da cognição espacial nas séries iniciais.

Cyberbullying e Educomunicação: A Criação e o Fortalecimento de Ecossistemas Educomunicativos como Reação e Superação da Violência

Representações do Esporte-da-Mídia na Cultura Lúdica das Crianças.

Quando o Esporte-da-Mídia Vende Sonhos e Desejos: Publicidade e infância na Copa do Mundo da FIFA 2014. 

Funcionalidade de estudantes com deficiência física: a percepção docente e os processos inclusivos.

Professores de Educação Física que atuam na Educação Infantil e a discussão sobre a BNCC

Interação entre Pares: As Relações Construídas e as Formas de Comunicação entre os Adultos em uma Instituição de Educação Infantil.

Tempo em atividade física ao longo do dia escolar e fatores psicossociais associados: uma abordagem multinível

A construção social do ´´ofício de aluno´´na educação infantil: a visão de pais e professores.

Currículo para a Educação Infantil: Uma análise a partir dos documentos curriculares de municípios catarineneses.

Miradas no Caleidoscópio: oficinas de multiletramentos com dispositivos móveis na criação de narrativas digitais na Educação Básica.

"Somos todos iguais”: narrativas de profissionais de educação infantil de Florianópolis face à presença de crianças haitianas.

´´Falando a gente encontra a solução´´: Estudo de caso sobre a percepção dos alunos e alunas participantes do Projeto Crimes Virtuais.

O Empoderamento de Idosos na Escolarização da EJA do Núcleo de Estudos da Terceira Idade/UFSC.

Reflexões acerca das manifestações de violência nas aulas de Educação Física escolar da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis: o sentido da experiência docente.

A docência e suas práticas a partir da inserção dos computadores móveis do projeto um computador por aluno na grande Florianópolis.

História e cultura africana na compreensão de jovens estudantes da Escola Básica Municipal Dilma Lúcia dos Santos (Florianópolis, SC).

PRÁTICAS DE LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: elementos para pensar a formação de atitude leitora e produtora de textos com crianças pequenas.

O Universo da Horta Pedagógica e as Múltiplas Linguagens na Educação Infantil (Mestrado, 2021).

Avaliação da Qualidade do Processo de Inclusão do Público Alvo da Educação Especial: um estudo de caso para a Rede Municipal de Florianópolis

Professor pesquisador: análise, reflexão e mudança na aula de música.

Representação das semanas pedagógicas feitas pelas edições da A.E.C. do Brasil.

Efetividade de uma intervenção educacional na imagem corporal de adolescentes.
Gênero e sexualidade - discursos e representações na percepção de bibliotecários(as) da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis.
Política de carreira e remuneração dos profissionais do magistério da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (2010-2018): lutas e resistências.
Oficinas de Cinema: olhares e participação de crianças e jovens na escola.

O lugar da Educação Física na Educação Infantil.

Crianças e Adultos na Creche: marcas de uma relação.

Minúncias da Vida Cotidiana no Fazer-fazendo da Docência na Educação Infantil.

A professora é palhaça? A palhaça é professora?: A mediação de processos de Drama com crianças

Imagens e Imaginação: o julgamento estético no Potlach Grupo de Dança.

A Compreensão de Trabalho dos Professores do PROEJA-FIC: contexto da parceria SME e Escola Canto da Ilha/CUT, Florianópolis.

Práticas Pedagógicas com o Desenvolvimento de Aplicativos: Dispositivos Móveis e Aprendizagem Significativa para Ensino Fundamental

O medo na Gerência.

Formação Continuada numa Perspectiva da Educação para a Inteireza: Uma Necessidade do Professor de Creche.

A Agenda do Banco Interamericano de Desenvolvimento para a Educação: um estudo do acordo com a Rede Municipal de Educação de Florianópolis.

Indicadores do Estilo de Vida e sua Relação com o Status de Peso em Adolescentes: Uma Análise de Classe Latente (Mestrado,2020).

Verificação da aprendizagem de operações matemáticas a partir de jogos interativos multimídia: o caso dos alunos da casa São José – Florianópolis.

Discursos da Diretora e Coordenadores/as Escolares sobre as Dinâmicas de Administração/Gestão Escolar de um Território Educativo de Intervenção Prioritária.

Perfil Leitor de Educadores No Contexto da Formação Permanente da Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis.

A Oferta de Formação Continuada da Rede Municipal de Educação Infantil em Florianópolis: Uma Análise das Conexões de Sentido entre o Discurso Oficial e o Programa de Formação.

A participação de mestres/as e doutores/as na formação continuada dos/as professores/as do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis.

A participação de alunos com deficiência intelectual no seu processo de escolarização – Estudo em uma escola da Rede Municipal de Florianópolis (SC). 

Educação Infantil: uma análise das concepções de criança e de sua educação na produção  acadêmica recente (1997 – 2002).

O processamento da morfologia derivacional durante o reconhecimento visual de palavras por disléxicos.

´´Olha só, ele me enganou! Estava com sono até agora...´´. O que nos dizem os bebês? Aproximação às práticas de cuidado a partir da etnografia na Educação Infantil. 

O Trabalho da Oralidade nas Escolas Municipais de Florianópolis, da Teoria da Grande Divisa aos PCNs: O Desafio Ainda Continua.

Música, Formação e Mídia-Educação: um estudo com futuras professoras de crianças.

O acesso de crianças de zero a seis anos à Educação Infantil de Florianópolis: uma análise sóciodemográfica de crianças em lista de espera.

´´O HOMEM SERÁ O QUE À CRIANÇA LHE TRANSMITIR...´´: Representações de criança na Série Fontes (Santa Catarina – décadas de 1920 – 1930).

EFL Students’ Reaction to the Written Feedback Provided by a University Professor.

O clube de leitura na Rede Municipal de Ensino Florianópolis: Práticas e sociabilidades (2006-2022).

As Atividades Experimentais e o Ensino de Ciências: Limites e Possibilidades da Atuação do Coordenador de Laboratório de Ciências.

O ensino Fundamental de nove anos e a passagem do oficio de criança para o oficio de aluno.

Construção de Autoria em uma Proposta Discursiva Decolonial na Educação em Ciências.

As Múltiplas Determinações da Exoneração no Serviço Público (Prefeitura Municipal de Florianópolis – 2000-2010).

Política científica no Brasil: Análise das políticas de fomento à pesquisa do CNPq.

Cartografias: seguindo os rastros de estudantes na criação colaborativa de jogos digitais

Educação Inclusiva na Rede Municipal de Ensino de Florianópolis: Estudo com Professores de Educação Física da Educação Infantil.

A Iniciação Científica Júnior (ICJ): aproximações da Educação Superior com a Educação Básica

Cartografias: seguindo os rastros de estudantes na criação colaborativa de jogos digitais

Matriz de Leslie Aplicada aos Modelos Populacionais.

Consolidação da educação sexual como tema de pesquisa no Brasil: mapeamento das dissertações e teses defendidas nos programas de pós-graduação em educação.

´´Vem Brincar Na Rua´´ Entre o Quilombo e a Educação Infantil: Capturando Expressões, Experiências e Conflitos de Crianças Quilombolas no Entremeio Desses Contextos.

As reformas da educação e os novos interesses do capital sobre a formação do professor de geografia.

Concepções da Educação Ambiental no contexto dos Anos Iniciais em escolas municipais de Florianópolis

Educación Ambiental en las Áreas Protegidas: El caso del Parque Municipal da Lagoa do Peri, Florianópolis, SC, Brasil.

Avaliação do Crescimento e Produção de Óleos Essenciais em Plantas de Mentha x piperita L. var. pipeita (LAMIACEAE) Submetidas a Diferentes Níveis de Luz e Nutrição.

O trabalho colaborativo na percepção de bibliotecários e professores da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (SC).

O Imaginário Social de Alunos Migrantes da Rede Pública Municipal de Florianópolis.

Ensino-Aprendizagem da Escrita subsidiado por um Projeto de Letramento: A Crônica e a Construção de um Projeto de Dizer em uma Turma de 8º Ano de uma Escola Pública de Florianópolis. 

Antropometria, Aptidão Física Relacionada À Saúde e Gordura Corporal de Escolares Masculinos de 8 a 10 anos de idade, do município de São Luiz Gonzaga-RS.

Dispraxias na Educação Infantil.

A integração de TDIC na prática pedagógica orientada pela abordagem da pesquisa como princípio educativo: um olhar da mídia-educação.

O Tempo do Engenho. A modernização recente de Florianópolis considerada a partir da trajetória e obra do Grupo Engenho (História e fontes para o ensino de História).

Tendências Metodológicas na Educação Matemática: Obstáculos e Resistências.

Antonieta de Barros - Maria da Ilha: discurso e catequese.

Biblioteca escolar, um cais para a diversidade cultural: a percepção do bibliotecário da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis sobre imigração.

JOGOS DIGITAIS E EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: um estudo sobre as produções acadêmicas do Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte.

Fatores associados ao desempenho em Matemática dos estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental, baseado no Saeb 2017.

Alfabetização em jogo: o uso dos jogos digitais no desenvolvimento da consciência fonológica para aprendizagem do sistema de escrita alfabética.

A Qualidade da Educação nos Municípios Brasileiros: Análise qualitativa comparativa (QCA) de variáveis que influenciam os resultados do IDEB

Do Parquinho para a Quadra: Um Estudo sobre a Inserção Escolar a partir da Educação Física.

Sono e saúde em estudantes do Ensino Fundamental de acordo com indicadores sociais objetivos e subjetivos.

Guia educacional sobre os fatores de permanência e êxito dos alunos egressos da rede pública do ensino fundamental no ensino médio integrado do IFSC - câmpus Florianópolis.

Articulação entre literatura e experimentação no ensino de ciências.
Contribuições do Jogo Cognitivo Eletrônico ao Aprimoramento da Atenção no Contexto Escolar.

O gosto e suas implicações no planejamento pedagógico na Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis-SC

Entre Fraldas e Cantigas: O Processo de Constituição Profissional de Professoras de Crianças de 0 a 3 anos.

Arquitetura escolar: recomendações projetuais para inclusão da criança com autismo.

“Herança sem testamento”: cultura, docência, planejamento e Educação Física.

A Inserção na Relação Educativo-Pedagógica na Educação Infantil.

Questões Ambientais em Cursos de Licenciatura em Química: As vozes do currículo e professores.

A Circulação de Conhecimentos em Química Verde em Teses e Dissertações: Implicações ao seu ensino e a formação dos professores de Química.

Seleção e uso do livro didático na visão de professores de ciências:  um estudo na rede municipal de ensino de Florianópolis.

Direito à Educação Infantil e Divisão Sexual do Trabalho: Situação da Mulher Trabalhadora na Sociedade Capitalista.

Proposta de uso de cenas fílmicas como organizadores prévios para o ensino de conteúdos matemáticos.

Educação ambiental nos cursos de licenciatura em matemática de Santa Catarina.

Escola regular de ensino: um desafio à inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais.

O Desenvolvimento da Leitura em Alunos Promovidos com Restrição.
Representações sobre Formação de Professoras para Jardins de Infância em Santa Catarina (1920-1960): Estado, Congregações Femininas Católicas e Associações Femininas Luteranas

Querida Ensina: Preceitos de comportamentos femininos em páginas da Revista Querida (1958-1968).

A Educação das relações Étnico-Raciais e o Ensino de História na Educação de Jovens e Adultos da rede Municipal de Florianópolis (2010-2015).

A Formação Continuada na Educação Infantil: Avaliação e Expectativas das Profissionais da Rede Municipal de Florianópolis.

A concepção de aprendizagem escolar na Política de educação especial na perspectiva da educação inclusiva no Brasil (2008-2016)

Bridging the Gap Between Working Memory Capacity and Anaphora resolution: the processing of subject and object pronouns in L2 by low proficiency learners.

Nas Trilhas das Produções Culturais no Cotidiano da Educação Infantil.

Exercício Curatorial na Escola- Um Experimento em Curso.

Educação Física: Perspectivas Teórico-metodológicas para a Educação Emancipatória na Primeira Infância.

Infâncias por Escrito. O Estadinho: Um Suplemento Infantil Catarinense (1972- 1987).

Formação Continuada na rede Municipal de Ensino de Florianópolis: Financeirização da Educação Básica e a (con)formação docente.

´´EU NEM TENHO MEDO DA POLÍCIA, PORQUE JÁ TÔ GRANDINHA, TÔ ACOSTUMADA COM TIRO, NEM DOU BOLA, DURMO EM PAZ´´: o confinamento e adultização da infância da família trabalhadora na comunidade Chico Mendes

Funcionalidade e Qualidade de Vida de Crianças com Deficiência Inseridas na Educação Infantil. 

Funcionalidade e qualidade de vida de crianças com indicativos de deficiência. 

Formação Continuada de Professores para a Utilização, Integração e Apropriação das Tecnologias e Mídias Digitais na Prática Pedagógica à Luz do Pensamento Complexo.

Juventudes, tecnologias digitais e educação: mapeamentos a partir da teoria ator-rede. 

´´Frutos do suor´´: relações de exploração, produção e dependência do Trabalho Doméstico na corte Imperial (1822-1888).

A Escola e a Leitura - Prática Pedagógica da Leitura e Produção Textual.

Poesia e Performance: Estudo e Ação na Educação Infantil de Florianópolis.

Aprendizagem Escolar e tecnologias digitais: Controvérsias reveladas por alunos/as do ensino fundamental

A constituição da docência e suas especificidades na Educação Infantil e Anos Iniciais: uma genealogia do professor da Educação Básica

Formação de professores para o uso das Tecnologias Digitais: um estudo junto aos Núcleos de Tecnologia Educacional do Estado de Santa Catarina.

As vozes silenciadas em Sinfonia em Branco, de Adriana Lisboa.

Educomunicação e Teoria Ator-Rede: a Tessitura de Redes de Aprendizagem via Mídia Ubíquas.

´´Dando Nome aos Bois´´ – uma proposta de inserção da Geografia nas Séries Iniciais do 1º Grau a partir do Estudo do Meio.

O Que Significa mais Tempo na Escola? Sobre as Políticas de Jornada em Tempo Integral nos Microcontextos das Redes Municipais de Ensino.
Experiências Educacionais Inclusivas compartilhadas.
Bibliotecas escolares e comunitárias na rede municipal de ensino de Florianópolis: Desafios para a competência e desenvolvimento do acervo.

Vulnerabilidade de risco para o desenvolvimento motor: prevalência de dispraxias na Educação Infantil.

Escola a Tempo Inteiro: Análise dos Discursos Especializados.

Literatura Infantil em Sites Educativos: Um olhar sobre a formação do/a leitor/a dos anos iniciais.

Letramento Informacional na Educação Básica: Percepções da Direção Escolar.

Avaliação e Intervenção Motora em Crianças Portadoras de Cardiopatia Congênitas.

A Transição Escolar de Ingressantes do Ensino Médio: Um Estudo de Caso em uma Escola da Rede Estadual de Santa Catarina.

Infância e Pedagogia: uma análise sobre documentos curriculares de formação inicial em interlocução com as relações de gênero e sexualidade.

´´Vai sentar, parece que tem bicho forgulha no corpo!´´: O Lugar das Crianças no Processo Inicial de Escolarização no Ensino Fundamental.

Consciência fonológica e relações grafema-fonema na alfabetização: contribuições de um programa de ensino de curta duração.

Abordagem interdisciplinar no Ensino Curricular de Música: a Percepção dos educadores envolvidos no projeto ´´Regiões Brasileiras´´.

Aulas de Teatro em Três Escolas Municipais de Florianópolis: Processos e Interações entre Professores e Estudantes.

Interlocução formativa entre Professores/as de Anos Iniciais e Professores/as auxiliares de atividades de Ciências: a experiência da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis

Por Detrás das Palavras: Investigando aspectos e valores da identidade social e profissional de professores de 1ª à 4ª série.

Sentidos da Profissão Docente: Estudo comparado acerca de sentidos da profissão docente do ensino primário, envolvendo Santa Catarina, São Paulo e Portugal na virada do século XIX para o século XX.

A Educação Tecnológica no contexto do Ensino Fundamental - Estratégias de busca ativa para apresentação da Educação Profissional.

Desenvolvimento humano, responsabilidade social e educação no capitalismo: investigando o programa ´´Educação pelo Esporte´´ do Instituto Ayrton Senna.

Educação (Física) na Cultura Digital: Formação Continuada com Professores de escolas Públicas de Santa Catarina na Modalidade EAD

Leituras do Pisa: Sentidos sobre ciências e tecnologias em sala de aula de ciências.

O Brincar-e-se-Movimentar e a Imaginação da Criança.

A construção do currículo de geografia na Rede Municipal de Ensino de Florianópolis/SC.

Produção audiovisual estudantil para uma educação midiática e informacional: o núcleo de cinema da escola básica municipal Maria Tomázia Coelho (Florianópolis- SC).

´´Se chover assistimos TV´´: Práticas e Mediações Pedagógicas em Relação a Televisão na Educação Infantil.

Consumo de Mídia e Práticas Culturais no cotidiano das crianças, sob a ótica de seus pais: Estudo de caso em uma creche da Rede Pública de Florianópolis.

Evoluindo: ´´Mulheres Surfistas na Praia Mole e Barra da Lagoa´´.

Frida Kahlo: Imagens (auto)biográficas.

PROFESSOR TEMPORÁRIO: situações da docência em Educação Física na Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (2011/2017)

Uma Medida do Desempenho Escolar dos Municípios Brasileiros Considerando suas  Condições Socioeconômicas.

Plano de Desenvolvimento da Escola Interativo: Expressão da Nova Gestão Pública na Educação Básica.

O ato de ler na/para além da esfera escolar.

A Agenda 2030 para a Educação: o fundo público a serviço do capital.

 

 

O lugar das famílias nas orientações educacionais da Educação Infantil da Rede Municipal de Educação de Florianópolis (1976-2018).

Matriz Curricular para a Educação das Relações étnico-raciais na Educação Infantil: das políticas nacionais aos currículos locais.

As crianças e os conteúdos para adultos na televisão: recepção, mediação e brincadeira.

CORPO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: Por uma pedagogia da sinestesia.

A prática pedagógica nas instituições de educação infantil: um estudo de caso sobre o que indicam as professoras.

Escalas Espaciais e Paisagem: Fatores que Influenciam a Comunidade de Chironomidae em Riachos no Sul do Brasil.

Experiências docentes sobre o uso do livro didático de história na rede municipal de Florianópolis (SC)

Vozes Mbya-Guarani na Escola: Entre Trilhas e Tramas.

Educação Física com bebês: As Práticas Pedagógicas nas Creches da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis.

´´Você vai ter que aprender a desobedecer!´´ A Participação das crianças na relação pedagógica: um estudo de caso na educação infantil.

A PARTICIPAÇÃO INFANTIL NAS AÇÕES PEDAGÓGICAS: um estudo das relações educativas em um contexto de educação infantil pública.

Uma perspectiva relacional para gestão de resíduos em escolas: reflexões desde as experiências do projeto Escola Lixo Zero

As trajetórias entre o ensino fundamental e o ensino médio na voz dos adolescentes: um diálogo com a educação profissional.

´´A manta é o espaço da vida democrática da sala´´ - Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar, Trabalho Pedagógico e Modos de Participação das Crianças.

Uma cartografia afectiva: pistas sobre bebês em documentos-afetos de instituições de acolhimento.

Experiências (corporais) da Infância em Memórias de Professoras.

Cidade de Deus e a violência através dos espaços: das linhas à tela.

Tecnologias de Informação e Comunicação na prática pedagógica de professores de Educação Física na rede municipal de ensino de Florianópolis.

Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Contribuições à prática pedagógica de professores que ensinam matemática em classes de alfabetização.

Movimento dialético entre participar e pesquisar: A percepção de uma comunidade Escolar sobre uma Escola que se faz no caminho.

Caracterização do desempenho em leitura, escrita e lateralidade em escolares do Ensino Fundamental.

O Cultivo de Comunidades de Prática como Estratégia Metodológica de Formação Docente.

Uma reflexão a partir do Questionário do Professor Prova Brasil SAEB: práticas pedagógicas e aprendizagem na Rede Municipal de Ensino de Florianópolis

Ambientalização Curricular na Educação Infantil: Um diálogo possível a partir das relações com a natureza, o afeto e o cuidado.

Provocações Crônicas: A construção de um site educativo para repensar a escola, a disciplina de História a as Áfricas.

´´Mudar é difícil, mas é possível´´: estudo de caso da construção de uma Revista Digital no ensino de Língua Portuguesa.

Avaliação da Educação Infantil: Uma Análise sobre Instrumentos Avaliativos e Parâmetros de Qualidade.

Atualizado em: 02/06/2023