Secretaria Municipal de Educação
home >
Catálogo de Dissertações e Teses - Títulos
- A Agenda do Banco Interamericano de Desenvolvimento para a Educação: um estudo do acordo com a Rede Municipal de Educação de Florianópolis (Mestrado, 2017). MELGAREJO, Mariano Moura.
- A Agenda 2030 para a Educação: o fundo público a serviço do capital. (Mestrado,2021) SOUZA, Patrícia de
- A ARTE DE ENSINAR A CAPOEIRA, NA RODA E NA VIDA: Pedagogia da Capoeiragem de Norival Moreira de Oliveira – Mestre Nô (Mestrado,2018). CORRÊA, Joseane Pinho.
- A Avaliação nas Escolas Públicas Municipais de Florianópolis: Avaliar para Regular (Mestrado, 2013). ANJOS, Rosilene Amorim dos.
- A Circulação de Conhecimentos em Química Verde em Teses e Dissertações: Implicações ao seu ensino e a formação de professores de química (Doutorado, 2016) parte1 parte2 parte3. ROLOFF, Franciani Becker.
- A Compreensão de Trabalho dos Professores do PROEJA-FIC: contexto da parceria SME e Escola Canto da Ilha/CUT, Florianópolis (Mestrado, 2015). MECHELN, Morgana Zardo Von.
- A concepção de aprendizagem escolar na Política de educação especial na perspectiva da educação inclusiva no Brasil (2008-2016) (Mestrado, 2022). SANTOS, Ruth Mary Pereira dos
- A Constituição da Escola Básica Municipal Beatriz de Souza Brito: 1935-1992 (Mestrado, 1998). CABRAL FILHO, Pedro.
- A constituição da docência e suas especificidades na Educação Infantil e Anos Iniciais: uma genealogia do professor da Educação Básica (Mestrado,2021). SCHUTZ, Débora Raquel.
- A Constituição da Linguagem e as Estratégias de Comunicação dos e entre os Bebês no Contexto Coletivo da Educação Infantil (Mestrado, 2011). CASTRO, Joselma Salazar de.
- A construção do currículo de geografia na Rede Municipal de Ensino de Florianópolis/SC (Doutorado, 2018). SIQUEIRA, Santiago Alves de.
- A Construção Social do ofício de aluno na Educação Infantil: A visão de pais e professores (Mestrado, 2009). LOSSO, Cristina Doneda.
- A Docência na Educação Infantil como Ato Pedagógico (Doutorado,2016). CASTRO, Joselma Salazar de.
- A Docência e suas Práticas a partir da Inserção dos Computadores Móveis do Projeto um Computador por Aluno na Grande Florianópolis (Mestrado, 2013). MACHADO, Tatiane Rosseau.
- Adotiva Liberato Valentim e as experiências de uma Professora de origem Africana em Florianópolis (1931 a 1986): uma exposição histórica como ação educativa. (Mestrado Profissional, 2018) AGUIAR, Adriana May de.
- A Educação das Relações Étnico-Raciais e o Ensino de História na Educação de Jovens e Adultos da Rede Municipal de Florianópolis (2010-2015) (Mestrado, 2016). SANTOS, Carina Santiago dos.
- A Educação Tecnológica no contexto do Ensino Fundamental - Estratégias de busca ativa para apresentação da Educação Profissional (Mestrado, 2020). SILVEIRA, Jane Daura da
- A Equipe Gestora Frente ao Coletivo Escolar na Consolidação da Educação Inclusiva: Reverberações nas Práticas da Educação Infantil (Mestrado, 2022). LESINA, Lilian Poleto.
- A Escola e a Leitura - Prática Pedagógica da Leitura e Produção Textual (Mestrado, 2000). SCHARF, Rosetenair Feijó.
- A Formação Continuada dos Profissionais da Educação da Rede Municipal de Florianópolis: Governamento e Constituição de Subjetividades Docentes (Doutorado, 2017). DIAS, Karina de Araújo.
- A Formação Continuada na Educação Infantil: Avaliação e Expectativas das Profissionais da Rede Municipal de Florianópolis (Mestrado, 2014). SANTOS, Edna Aparecida Soares dos.
- A formação do Homo Oeconomicus neoliberal na Universidade Federal de Santa Catarina: uma análise foucaultiana do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI)(Doutorado,2021) . COSTA, Leandro da
- A formação do leitor-literário na educação infantil: a interação da palavra da vida cotidiana com a palavra literária (Mestrado, 2013). ESCOUTO, Nivia Barros.
- A Geodiversidade da Ilha de Santa Catarina: Explorando seu Valor Didático no 6º Ano do Ensino Fundamental (Mestrado, 2013). ALENCAR, Roberta.
- A gestão democrática da educação pública no Brasil e seus reflexos na região metropolitana da grande Florianópolis: principais desafios (Mestrado, 2021). KAMPF, Roni Monteiro
- A Gestão do Trabalho Docente na rede municipal de Ensino de Florianópolis: com a palavra os professores do ensino (Mestrado, 2017). ERNEST, Paloma de Camillis.
- A Importância da Formação (psico)linguística do Alfabetizador para Obtenção de Bons Resultados na Alfabetização (Mestrado, 2015). FELIPPE, Andréa do Prado.
- A Iniciação Científica Júnior (ICJ): Aproximações da Educação Superior com a Educação Básica (Doutorado, 2015). OLIVEIRA, Adriano de.
- A integração de TDIC na prática pedagógica orientada pela abordagem da pesquisa como princípio educativo: um olhar da mídia-educação (Mestrado, 2021). PIMENTEL, Ari Renato de Lima
- A Inserção na relação educativo-pedagógica na Educação Infantil (Mestrado, 2017). RODRIGUES, Zoleima Pompeo.
- Alice no País da Colaboração: pensamento algébricos nos anos iniciais do Ensino Fundamental (Mestrado,2021) CONCEIÇÃO, Renata Cristine
- A Literatura de Temática da Cultura Africana e Afro-brasileira nos acervos do Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) para Educação Infantil (Mestrado, 2018). BERNARDES, Tatiana Valentin Mina.
- A mediação na formação do leitor: encontros com a literatura nos tempos e espaços da educação infantil. (Doutorado, 2022) FURTADO, Thamirys Frigo.
- A Oferta de Formação Continuada da Rede Municipal de Educação Infantil em Florianópolis: Uma Análise das Conexões de Sentido Entre o Discurso Oficial e o Programa de Formação (Mestrado, 2019). JESUS, Camila Mendes de.
- A organização da hora-atividade: desafios, contradições e possibilidades da profissão docente na educação infantil (Mestrado, 2020). FURTADO, Anésia Maria Martins
- A Participação das Crianças nos Websites das Escolas Municipais de Florianópolis (Mestrado, 2008). KREUCH, Rosane Maria.
- A participação de alunos com deficiência intelectual no seu processo de escolarização – Estudo em uma escola da rede Municipal de Florianópolis (SC) (Mestrado, 2019). MONTEIRO, Janete Lopes
- A participação de mestres/as e doutores/as na formação continuada dos/as professores/as do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (Mestrado, 2022). MIOTTO, Ana Elisa de Moura.
- A PARTICIPAÇÃO INFANTIL NAS AÇÕES PEDAGÓGICAS: um estudo das relações educativas em um contexto de educação infantil pública (Doutorado, 2017). VASCONCELOS, Giselle Silva Machado de.
- A Prática Pedagógica nas Instituições de Educação Infantil: Um Estudo de Caso Sobre o que Indicam as Professoras (Mestrado, 2009). STEININGER, Isabela Jane.
- A premiação como estratégia do capital e sua relação com o ensino de artes visuais (Mestrado, 2023). ENCK, Janaina
- A professora é palhaça? A palhaça é professora?: A mediação de processos de Drama com crianças (Mestrado, 2022) MATHIAS, Nicoli Maziero
- Abordagem interdisciplinar no Ensino Curricular de Música: a percepção dos educadores envolvidos no projeto Regiões Brasileiras (Mestrado, 2016). SILVA, Rose de Fátima Piheiro Aguiar e.
- Alfabetização em jogo: o uso dos jogos digitais no desenvolvimento da consciência fonológica para aprendizagem do sistema de escrita alfabética (Mestrado, 2020). PRADO, Luciana Augusta Ribeiro do
- Alfabetização sob o olhar dos alfabetizadores: um estudo sobre essencialidades, valoração, fundamentos e ações no ensino da escrita na escola (Mestrado, 2011). GONÇALVES, Fernanda Cargnin.
- Álgebra no currículo de Matemática dos Anos Iniciais: e agora? (Mestrado ,2020). JUNGBLUTH, Adriana.
- Ambientalização Curricular na Educação Infantil: um diálogo possível a partir das relações com a natureza, o afeto e o cuidado (Mestrado, 2016). ZEGLIN, Irene Vonsovicz.
- Análise de Dados no Início da Escolaridade: Uma Realização de Ensino por Meio dos Registros de Representação Semiótica (Mestrado, 2006). BUEHRING, Roberta Schnorr.
- Antonieta de Barros - Maria da Ilha: discurso e catequese (Mestrado, 1991) parte 1 parte 2 parte 3 parte 4. PISANI, Josefina da Silva.
- Antropometria, Aptidão Física Relacionada À Saúde e Gordura Corporal de Escolares Masculinos de 8 a 10 anos de idade, do município de São Luiz Gonzaga-RS (Mestrado, 2001). PEZZETTA, Orion Moreno.
- Aprendizagem Escolar e tecnologias digitais: Controvérsias reveladas por alunos/as do ensino fundamental (Mestrado, 2018). SCHLIECK, Diane.
- Aprendizagem Social e Formação Humana no Trabalho Cooperativo de Catadores(as) de Materiais Recicláveis em São Paulo (Mestrado, 2012). COUTO, Gabriela Albanás.
- A Qualidade da Educação nos Municípios Brasileiros: Análise qualitativa comparativa (QCA) de variáveis que influenciam os resultados do IDEB (Mestrado,2016). RANGEL, Luiza Cassiano.
- A Relação entre as Materialidades e os Aspectos Estruturantes na Docência com os Bebês na Rede Municipal de Ensino de Florianópolis. (Mestrado, 2021)EVANGELISTA, Lidiane Pereira
- Articulação entre literatura e experimentação no ensino de ciências (Mestrado, 2016). RIBEIRO, Simone dos Santos
- Arquitetura escolar: recomendações projetuais para inclusão da criança com autismo (Mestrado, 2019). RODRIGUES, Gabriela Vargas.
- As Atividades Experimentais e o Ensino de Ciências: Limites e Possibilidades da Atuação do Coordenador de Laboratório de Ciências (Mestrado, 2012). NEVES, Karine Oliveira das.
- As crenças sobre o Ensino Construtivista: Um estudo com professores de Educação Física do ensino fundamental (Mestrado, 2020). GALVÃO, Luciano Gonzaga
- As crianças e os conteúdos para adultos na televisão: recepção, mediação e brincadeira (Mestrado, 2017). SOUZA, Thais Ehrhardt de.
- As Figuras Geométricas no Ensino de Matemática: uma análise histórica nos livros didáticos (Mestrado, 2010). BRIGO, Jussara.
- As Múltiplas Determinações da Exoneração no Serviço Público (Prefeitura Municipal de Florianópolis – 2000-2010) (Doutorado, 2013). OLIVEIRA, Adélia Doraci de.
- As reformas da educação e os novos interesses do capital sobre a formação do professor de geografia (Mestrado, 2011). PAULI, William Marques.
- Associação de comportamentos relacionados à saúde com a aptidão cardiorrespiratória em adolescentes (Mestrado, 2019). COSTA,Rafael Martins da .
- A Transição Escolar de Ingressantes do Ensino Médio: Um Estudo de Caso em uma Escola da Rede Estadual de Santa Catarina (Mestrado,2021). SILVA, Kamylla Raulino Vieira da.
- As trajetórias entre o ensino fundamental e o ensino médio na voz dos adolescentes: um diálogo com a educação profissional (Mestrado Profissional, 2019). VECCHIETTI, Mirelle Cândido.
- As vozes silenciadas e Sinfonia em Branco, de Adriana Lisboa (Mestrado, 2017) parte 1 parte 2. SCHOEPF, Helena.
- Aulas de teatro em três escolas municipais de Florianópolis: processos e interações entre professores e estudantes (Mestrado, 2017). SILVA, Thayná Cristine Rodrigues.
- Avaliação de contexto na Educação Infantil: um processo de reflexão sobre o trabalho pedagógico em uma instituição educativa na Rede Municipal de Ensino de Florianópolis/SC (Mestrado, 2018). CARMO, Andréia do.
- Avaliação da Educação Infantil: uma análise sobre instrumentos avaliativos e parâmetros de qualidade (Mestrado,2020). ZUCCO, Dirce Guerres.
- Avaliação da Qualidade do Processo de Inclusão do Público Alvo da Educação Especial: um estudo de caso para a Rede Municipal de Florianópolis (Mestrado, 2022) MAISTO, Ana Caroline Silva
- Avaliação de Aprendizagem de Conceitos de Machine Learning nos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio. (Mestrado, 2022) GARCIA, Abisague Belem
- Avaliação do Crescimento e Produção de Óleos Essenciais em Plantas de Mentha x piperita L. var. pipeita (LAMIACEAE) Submetidas a Diferentes Níveis de Luz e Nutrição (Mestrado, 2007). PEGORARO, Roque Luiz.
- Avaliação e Intervenção Motora em Crianças Portadoras de Cardiopatia Congênitas (Mestrado, 2006). SILVA, José Caetano da.
- Avaliação Externa como ferramenta contributiva da qualidade do atendimento nos núcleos de Educação Infantil da Rede Municipal de Florianópolis (Mestrado, 2020). BECKER, Tagma Angélica Nilson.
- Biblioteca escolar, um cais para a diversidade cultural: a percepção do bibliotecário da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis sobre imigração. (Mestrado,2021) PORTO, Morena Pereira
- Bibliotecas escolares e comunitárias na rede municipal de ensino de Florianópolis: Desafios para a competência e desenvolvimento do acervo (Mestrado,2019). SEVERINO, Amanda Vilamoeski
- Bridging the Gap Between Working Memory Capacity and Anaphora resolution: the processing of subject and object pronouns in L2 by low proficiency learners (Mestrado ,2021). SANTOS, Fabiana Osvaldete dos
- Caracterização do desempenho em leitura, escrita e lateralidade em escolares do Ensino Fundamental (Mestrado, 2011). XAVIER, Regina Ferrazoli Camargo.
- Cartografias: seguindo os rastros de estudantes na criação colaborativa de jogos digitais (Mestrado, 2022). OLIVEIRA, Isabela Santos da Silva
- Cena da Prova Floripa: Um Diálogo com Professoras de Ciências da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (Doutorado, 2018). SIMAS FILHO, José Pedro.
- Chiquinha Gonzaga em discurso: narrativas sobre vida e obra de uma artista brasileira (Doutorado, 2018) GOMES, Rodrigo Cantos Savelli
- Cidade de Deus e a violência através dos espaços: das linhas à tela (Mestrado, 2011). VIEIRA, Claudia de Souza Natividade
- Concepções de Professores da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis: Educação de Jovens Adultos e Conhecimento (escolar) (Mestrado, 2014). ABREU, Anderson Carlos Santos de.
- Concepções da Educação Ambiental no contexto dos Anos Iniciais em escolas municipais de Florianópolis (Mestrado, 2021). PAULO, Kelly Bernardo de
- Consciência Fonológica e Relações Grafema-Fonema na Alfabetização: Contribuições de um Programa de Ensino de Curta Duração (Mestrado,2018). SILVA, Marco Cesar Krüger da .
- Construção de Autoria em uma Proposta Discursiva Decolonial na Educação em Ciências (Mestrado, 2020). NUNES, Pâmela Vieira
- Consumo de Mídia e Práticas Culturais no cotidiano das crianças, sob a ótica de seus pais: Estudo de caso em uma creche da Rede Pública de Florianópolis (Mestrado, 2005). SOUTO-MAIOR, Sara Duarte.
- Contribuições do Jogo Cognitivo Eletrônico ao Aprimoramento da Atenção no Contexto Escolar (Mestrado, 2015). RIBEIRO, Simone Pletz.
- Corpos e(m) imagens na história: Questões sobre as mulheres católicas do presente (Mestrado, 2008). ABUD, Cristiane de Castro Ramos.
- Crianças e adolescentes na internet: habilidades digitais e o desempenho escolar (Mestrado, 2020). FERNANDES, Catia Regina Bernardes
- Crianças e Adultos na Creche: marcas de uma relação (Mestrado, 2005). MARTINS FILHO, Altino José.
- Crianças, Infância e Função social da Educação Infantil na Formação docente nos cursos presenciais de Licenciatura em Pedagogia do Sistema ACAFE em SC. (Mestrado, 2021) GOULART, Mariana Acórdi.
- Crianças Migrantes: sentidos e memórias da objetividade vivida (Mestrado, 2017). ALCUBIERRE, Karina Strohhaecker Lisa.
- Currículo para a Educação Infantil: Uma análise a partir dos documentos curriculares de municípios catarinenses (Mestrado, 2017). LUDVIG, Daiana.
- Currículos (Re)construídos no movimento da docência na Educação Infantil: Entre a autonomia e a regulação (Mestrado, 2020). FURTADO, Kênia Kristina.
- Cyberbullying e Educomunicação: A Criação e o Fortalecimento de Ecossistemas Educomunicativos como Reação e Superação da Violência Virtual (Doutorado, 2021). LINO, Fernanda da Silva
- DA CADEIRA ÀS CARTEIRAS ESCOLARES INDIVIDUAIS Entre mudanças e Permanências na Materialidade da Escola Primária Catarinense (1836 – 1914) (Mestrado, 2009). CASTRO, Raquel Xavier de Souza.
- Dando Nome aos Bois – uma proposta de inserção da Geografia nas Séries Iniciais do 1º Grau a partir do Estudo do Meio (Mestrado, 1997). SCHRÖTER, Louisa Carla Farina.
- Democratizando a gestão: os conselhos de escola e as eleições de diretores na Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (Mestrado, 2002). CARMINATI, Márcia Bressan.
- Desafios Curriculares na Transição da Educação Pré-Escolar para o Primeiro Ciclo do Ensino Básico (Doutorado, 2020). BOLGENHAGEN, Silvani Kempf
- Desenvolvimento Humano, Responsabilidade Social e educação no Capitalismo: Investigando o Programa Educação pelo Esporte do instituto Ayrton Senna (Mestrado, 2007). SILVEIRA, Juliano.
- Desordem Coordenativa Desenvolvimental em crianças de 7 e 8 anos de idade (Mestrado, 2008). FRANÇA, Cristiani de.
- Deveres de casa: para quê? Para quem? (Mestrado, 2013). BUENO, Silviane Irulegui.
- Direito à Educação Infantil e Divisão Sexual do Trabalho: Situação da Mulher Trabalhadora na Sociedade Capitalista (Mestrado, 2021). ROSA, Mariana Silveira dos Santos
- Dispraxias na Educação Infantil (Doutorado, 2019). PIMENTA, Ricardo de Almeida
- ´´Dize-me como falas que te direi quem és´´: Crenças e atitudes linguísticas de discentes e docentes no espaço escolar (Mestrado – 2019). ESPÍNDOLA, Michela Ribeiro.
- Do perfil desejado – A invenção da professora de Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (1976 – 1980) (Mestrado, 2013). BRANT, Patrícia Regina Silveira de Sá.
- Do Programa Mais Educação à Educação Integral: O Currículo como Movimento Indutor (Mestrado, 2015). BECKER, Paula Cortinhas de Carvalho.
- Educación Ambiental en las Áreas Protegidas: El caso del Parque Municipal da Lagoa do Peri, Florianópolis, SC, Brasil (Doutorado, 2015). PEDRINI, Juliane Lima.
- Educação ambiental nos cursos de licenciatura em matemática de Santa Catarina (Doutorado, 2020). ROSA, Rosangela Silveira da
- Educação das crianças na escola de samba: um estudo a partir das relações socioculturais na infância.( Doutorado, 2020) DUARTE, Fabiana
- Educação em Ciências como Cultura Multissensorial no Processo Educativo de Estudantes com Deficiência Visual (Doutorado, 2022) BOFF, Ana Paula
- Educação Física com bebês: As Práticas Pedagógicas nas Creches da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (Mestrado, 2015). VAROTTO, Mirte Adriane.
- Educação Física na Classe Hospitalar do Hospital Infantil Joana de Gusmão: delineando uma proposta de ensino para os Anos Iniciais (Mestrado, 2010). INVERNIZZI, Lisandra.
- Educação Física: Perspectivas Teórico-metodológicas para a Educação Emancipatória na Primeira Infância (Mestrado, 2008). SANTOS, Luciana Mara Espíndola.
- Educação (Física) na Cultura digital: Formação Continuada com Professores de Escolas Públicas de Santa Catarina na modalidade EAD (Doutorado, 2018) SILVEIRA, Juliano.
- Educação Inclusiva na Rede Municipal de Ensino de Florianópolis: Estudo com Professores de Educação Física da Educação Infantil (Mestrado, 2019). ONESTI, Anne Marie Tribess.
- Educação Infantil: Uma Análise das Concepções de Criança e de sua Educação na Produção Acadêmica Recente (1997 – 2002) (Mestrado, 2005). MORAES, Andréa Alzira de.
- Educação para a autonomia: reflexões sobre a atualidade do conceito de autonomia a partir de um estudo entre crianças (Doutorado, 2018). DEBUS, José Carlos Dos Santos.
- Educação Sexual em Debate nas Ondas da Rádio UDESC FM 100.1 Florianópolis: Estudo de Caso dos Programas Gravados de 2007 a 2015 (Mestrado, 2016). FREITAS, Marcia de.
- Educação Sexual nas Ondas de Rádios Comunitárias: Processos Sensibilizadores para a Emancipação dos Sujeitos. (Doutorado, 2021) BRYS, Marcia de Freitas.
- Educomunicação e Teoria Ator-Rede: a Tessitura de Redes de Aprendizagem Via Mídia Ubíquas (Doutorado, 2017). SCHÖNINGER, Raquel Regina Zmorzenski Valduga.
- Efeito de uma intervenção multicompnente sobre o tempo gasto em uma atividade física no período escolar (Mestrado, 2017). COSTA, Bruno Gonçalves Galdino da.
- Efetividade de uma intervenção educacional na imagem corporal de adolescentes (Doutorado, 2016). MARTINS, Cilene Rebolho.
- EFL Students` Reaction to the Written Feedback Provided by a University Professor (Mestrado ,2020). Neto, Casemiro Partala.
- Entre Fraldas e Cantigas: O Processo de Constituição Profissional de Professoras de Crianças de 0 a 3 anos (Mestrado, 2009). RODRIGUES, Cristina Cardoso.
- Ensino-aprendizagem da escrita subsidiado por um projeto de letramento: a crônica e a construção de um projeto de dizer em uma turma de 8º ano de uma escola pública de Florianópolis. (Mestrado, 2018). PÉRES, Rita de Cássia.
- Escalas Espaciais e Paisagem: Fatores que Influenciam a Comunidade de Chironomidae em Riachos no Sul do Brasil (Mestrado, 2012). TONI, Kamila Regina de.
- Escola regular de ensino: um desafio à inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais (Mestrado, 2000). ROSAL, Fátima Berretta.
- Espaços e tempos coletivos de leitura literária na Educação Infantil da Rede Municipal de Florianópolis (SC) (Mestrado, 2016). FURTADO, Thamirys Frigo.
- Estudantes Surdos não falantes da Libras e o Atendimento Educacional Especializado: uma análise das políticas públicas de Educação Inclusiva. (Mestrado,2018) GOULART, Aline Olin
- Eu aprendo mais sem pesquisa. A pesquisa trabalha muito a minha mente: as relações entre estudantes da terceira idade e o texto escrito em um contexto institucional (EJA/NETI/UFSC).(Doutorado, 2019) CASARIL, Marina.
- EU NEM TENHO MEDO DA POLÍCIA, PORQUE JÁ TÔ GRANDINHA, TÔ ACOSTUMADA COM TIRO, NEM DOU BOLA, DURMO EM PAZ: o confinamento e adultização da infância da família trabalhadora na comunidade Chico Mendes (Mestrado, 2018). SANTOS, Mirtes Aurélia Boaro.
- Evidências de Validade e Confiabilidade de uma Escala de Proficiência para Avaliação Diagnóstica em Matemática com uso da Teoria de Resposta ao Item (Mestrado, 2020). CORRÊA, Emiliana Aparecida
- Evoluindo: Mulheres Surfistas na Praia Mole e Barra da Lagoa (Mestrado, 2003). SOUZA, Ana Maria Alves de.
- Exercício Curatorial na Escola- Um Experimento em Curso (Mestrado, 2016). SANTOS, Loélia Maia dos.
- Experiências (corporais) da Infância em Memórias de Professoras (Doutorado, 2016). VIEIRA, Carmen Lúcia Nunes.
- Experiências Docentes sobre o uso do Livro didático de História na Rede Municipal de Florianópolis (Mestrado - 2020). TRINDADE, Marcos Antônio Rosa.
- Experiências Educacionais Inclusivas compartilhadas (Mestrado, 2019). SEIFFERT, Elaine Cristina Pamplona.
- Facebook: as ações que jovens com deficiência intelectual realizam na rede social digital à luz dos princípios da autoadvocacia (Mestrado, 2017). KITTEL, Rosângela.
- Falando a gente encontra a solução: Estudo de caso sobre a percepção dos alunos e alunas participantes do Projeto Crimes Virtuais (Mestrado, 2018). MACEDO, Fernanda Beatriz Ferreira de.
- Fatores associados ao desempenho em Matemática dos estudantes do 9° ano do Ensino Fundamental, baseado no Saeb 2017 (Mestrado, 2020). PRADO, Cláudia Jung.
- Formação continuada de educadores: reflexões no cotidiano da uma escola pública (Mestrado, 2000). BARCELOS, Ana Regina Ferreira de.
- Formação Continuada de Professores para a Utilização, Integração e Apropriação das Tecnologias e Mídias Digitais na Prática Pedagógica à Luz do Pensamento Complexo (Doutorado, 2019). SANTOS , Taís Wojciechowski.
- Formação Continuada de Professores na EJA: Qual o Lugar dos Sujeitos Estudantes? (Mestrado, 2013). CABRAL, Paula.
- Formação Continuada na Rede Municipal de Ensino de Florianópolis: Financeirização da Educação Básica e a (con)formação docente (Doutorado, 2019). SANTOS, Márcia Luzia dos.
- Formação Continuada numa Perspectiva da Educação para a Inteireza: Uma necessidade do professor de Creche (Doutorado, 2017). MEINICKE, Dinorá.
- Formação Continuada para a diversidade étnico-racial: desafios pedagógicos no campo das ações afirmativas na Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (Mestrado, 2011). DIAS, Karina de Araújo.
- Formação Continuada stricto sensu: Mestres e Doutores da Rede Municipal de Educação de Florianópolis (Mestrado, 2020). GOMES, Juliana Priscila
- Formação docente continuada e a literatura nos anos iniciais do Ensino Fundamental (Mestrado, 2022). DEMARIA, Maria Aparecida de Aguiar.
- Fotografias, filmagens e territórios brincantes: As vivências do Neim Doralice Teodora Bastos durante a pandemia (Mestrado, 2022). AMORIM, Silvia de.
- Formação de Professores para o uso das Tecnologias Digitais: Um Estudo junto aos Núcleos de Tecnologia Educacional do Estado de Santa Catarina (Mestrado, 2009). SCHNELL, Roberta Fantin.
- Frida Kahlo: Imagens (auto)biográficas (Mestrado, 2011). SOUZA, Ana Maria Alves de.
- Frutos do suor: relações de exploração, produção e dependência do Trabalho Doméstico na corte Imperial (1822-1888) (Doutorado, 2018) parte1 parte2 parte3. SBRAVATI, Daniela Fernanda.
- Funcionalidade de estudantes com deficiência física: a percepção docente e os processos inclusivos (Mestrado, 2017). LIZ, Karla Costa de.
- Funcionalidade e Qualidade de Vida de Crianças com Deficiência Inseridas na Educação Infantil (Mestrado, 2016). SANTOS, Patrícia Domingos dos.
- Funcionalidade e qualidade de vida de crianças com indicativos de deficiência (Doutorado, 2021). SANTOS, Patrícia Domingos dos
- Gênero e sexualidade – discursos e representações na percepção de bibliotecários(as) da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (Mestrado, 2018). MARTINS, Guilherme.
- Gestão democrática da Educação Infantil: desafios, fragilidades e possibilidades (Mestrado, 2019). FRITSCHE, Simone.
- Gestão Democrática e Práticas Participativas na Educação Infantil: Um Estudo de Caso numa Creche Pública Municipal (Mestrado, 2015). FRANZONI, Juliana Ribeiro Alves.
- Grupos de Formação – Análise de um processo de formação em serviço sob a perspectiva dos professores da Educação infantil (Mestrado, 2000). FERNANDES, Sonia Cristina de Lima.
- Guia educacional sobre os fatores de permanência e êxito dos alunos egressos da rede pública do ensino fundamental no ensino médio integrado do IFSC - câmpus Florianópolis (Mestrado, 2020). RIBEIRO, Estela Maris
- Herança sem testamento”: cultura, docência, planejamento e Educação Física(Doutorado, 2020).RODRIGUES, Renata Marques
- História e cultura africana na compreensão de jovens estudantes da Escola Básica Municipal Dilma Lúcia dos Santos (Florianópolis, SC) (Mestrado, 2015). MACIEL, Luiza Vieira.
- Imagens e Imaginação: o julgamento estético no Potlach Grupo de Dança (Mestrado, 2008). MAYCA, Fabiana Grassi.
- Indicadores do Estilo de Vida e sua Relação com o Status de Peso em Adolescentes: Uma Análise de Classe Latente (Mestrado,2020). MELLO, Gabrielli Thais de
- Indícios de Sobredotação e Criatividade em Crianças no Pré-escolar: Perceções dos educadores de infância no Brasil e em Portugal (Doutorado, 2015). FORNO, Letícia Fleig Dal.
- Infância e Pedagogia: uma análise sobre documentos curriculares de formação inicial em interlocução com as relações de gênero e sexualidade (Mestrado, 2021). SILVA, Karine Zimmer da.
- Infâncias por escrito. O Estadinho: Um suplemento infantil catarinense (1972-1987) (Doutorado, 2017) parte1 parte2 parte3 parte4. SANTOS, Luciana Mara Espíndola.
- Influência do Traumatismo Dental na qualidade de vida de Pré-Escolares de Florianópolis e suas famílias (Mestrado, 2015). DIAS, Loraine Fernandes.
- Inserção na Creche e Relações Sociais: Estudo de Caso de Um Bebê Recém-Chegado (Mestrado, 2014). JACQUES, Rubia Eneida Holz Jacques.
- Integração Curricular: Caminho de Indução para a Formação Humana Integral em Projetos de Educação Integral (Doutorado, 2021). BECKER, Paula Cortinhas de Carvalho
- Interação entre Pares: As Relações Construídas e as Formas de Comunicação entre os Adultos em uma Instituição de Educação Infantil. (Mestrado, 2021) LOCH, Claudia Vitoria Hasckel
- Interlocução formativa entre Professores /as de Anos Iniciais e Professores/as auxiliares de atividades de Ciências: a experiência da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis. (Mestrado, 2022) SILVA, Valdete Márcia Cardoso
- Interpretação Educacional (Libras-Português): Subjetividades a partir dos Discursos dos Intérpretes(Mestrado, 2020). COSTA, Mairla Pereira Pires
- Itinerário do uso e variação de nós e a gente em textos escritos e orais de alunos do Ensino Fundamental da Rede Pública de Florianópolis (Mestrado, 2009). BRUSTOLIN, Ana Kelly Borba da Silva.
- JOGOS DIGITAIS E EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: um estudo sobre as produções acadêmicas do Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte (Mestrado, 2022). RAMOS, Juliana Lange.
- Juventudes, tecnologias digitais e educação: mapeamentos a partir da teoria ator-rede (Mestrado, 2020). SARKIS, Graziela
- Leitura de poemas com estudantes do ensino fundamental II: uma proposta de abordagem de literatura voltada para formação ética e estética (Mestrado, 2022). CRUZ, Maria Clara Dias da.
- Leituras do Pisa: Sentidos sobre ciências e tecnologias em sala de aula de ciências (Mestrado, 2012). SIMAS FILHO, José Pedro.
- Letramento Informacional na Educação Básica: Percepções da Direção Escolar (Mestrado, 2017). SILVA, Fernanda Cláudia Lückmamn.
- Literatura Infantil em Sites Educativos: Um olhar sobre a formação do/a leitor/a dos anos iniciais (Mestrado, 2016). SILVA, Elika da.
- Matriz de Leslie Aplicada aos Modelos Populacionais (Mestrado, 2017). ONOFRE, Marisa Maria.
- Memórias e Histórias do Departamento de Bibliotecas Escolares e Comunitárias de Florianópolis: 1988 a 2018 (Mestrado em Gestão de Unidades da Informação). CAPISTRANO, Tatiana Quadra e Silva.
- Metodologia para a formação de não programadores no desenvolvimento de Exergames (Doutorado, 2019). GREIS, Luciano Kercher.
- Miradas no Caleidoscópio: oficinas de multiletramentos com dispositivos móveis na criação de narrativas digitais na Educação Básica (Mestrado, 2017) parte1 parte2 parte3. LUZ, Sandra Dias da.
- Minúcias da Vida Cotidiana no Fazer-fazendo da Docência na Educação Infantil (Doutorado, 2013). MARTINS FILHO, Altino José.
- Movimentos de pensamento estatístico na infância: entre viver e contar histórias (Doutorado, 2021). BUEHRING, Roberta Schnorr
- Movimento Dialético entre participar e pesquisar: A percepeção de uma comunidade Escolar sobre uma escola que se faz no caminho (Doutorado, 2019). WENDHAUSEN, Mônica.
- Mudar é difícil, mas é possível: estudo de caso da construção de uma Revista Digital no ensino de Língua Portuguesa (Mestrado,2017). ZILLI, Aline Silva.
- Mulheres e as suas profissões Representações de criança de uma escola portuguesa (Mestrado, 2019). DIAS, Silvia Jucélia.
- Música, Formação e Mídia-Educação: um estudo com futuras professoras de crianças (Doutorado,2021) NATERA, Gislene
- Narrativas infantis em podcast: memórias, narração e experiências (Mestrado, 2022). FERREIRA, Letícia Águida Bento.
- Nas trilhas das produções culturais no cotidiano da Educação Infantil (Mestrado - 2020). SANTOS, Lizyane Francisca Silva dos.
- No rastro das estrelas: o Planetário e o ensino de astronomia à luz da Teoria Ator-Rede (Mestrado, 2015). Gonçalves, Érica de Oliveira.
- Nos passos de Antonieta: Escrever uma vida (Doutorado, 2010). FONTÃO, Luciene.
- O acesso de crianças de zero a seis anos à Educação Infantil de Florianópolis: uma análise sóciodemográfica de crianças em lista de espera (Mestrado, 2011). NAZÁRIO, João Dimas.
- O ato de dizer na esfera escolar: reverberações do ideário histórico-cultural no ensino da produção textual escrita (Mestrado, 2013) parte1 parte2. CORREIA, Karoliny.
- O Brincar da criança com elementos da natureza no espaço do parque na Educação Infantil (Mestrado, 2019). FLORA, Maristela Della.
- O Brincar-e-se-Movimentar e a Imaginação da Criança (Mestrado, 2013). SIMON, Heloísa dos Santos.
- O clube de leitura na Rede Municipal de Ensino Florianópolis: Práticas e sociabilidades (2006-2022) (Doutorado, 2022). NETO, José Augusto da Silva
- O corpo dos bebês na constituição da especificidade da docência na educação infantil (Mestrado,2019). CABRAL, Viviane Vieira.
- O Cultivo de Comunidades de Prática como Estratégia Metodológica de Formação Docente (Mestrado, 2021). YOUNG, Sylvania Correia
- O Currículo Oculto no Ensino do Teatro na Rede Municipal de Educação de Florianópolis (Mestrado, 2008) parte1 parte2a parte2b parte3 parte4. FRANCHESCHI, Waleska Regina Becker Coelho De.
- O Desenvolvimento da Leitura em Alunos Promovidos com Restrição (Mestrado, 2015). ROSSATO, Cristiane.
- O Diário de Classe de Isadora Faber: Verdades inconvenientes nas relações pedagógicas em uma escola da rede municipal de ensino de Florianópolis (Mestrado, 2016). COSTA, Leandro da.
- O Empoderamento de Idosos na Escolarização da EJA do Núcleo de Estudos da Terceira Idade/UFSC (Mestrado, 2017). MACHADO, Cássia Cilene de Almeida Chalá.
- O ensino da leitura em Escolas Isoladas de Florianópolis: entre o prescrito e o ensinado (1946-1956) - (Mestrado, 2009). BEIRITH, Ângela
- O Ensino da Matemática no primeiro ciclo do ensino básico: a apropriação do sistema de numeração decimal- estudo de caso (Mestrado, 2017). BIONDO, Adriane Carmem.
- O ensino dos esportes coletivos: um estudo na formação inicial em Educação Física (Mestrado, 2018). BACKES, Ana Flávia.
- O ensino Fundamental de nove anos e a passagem do oficio de criança para o oficio de aluno. (Mestrado, 2019). NOVICKI, Lurdete Castelan.
- O Ensino Público Primário em Florianópolis da Constituição Federal de 1946 à Lei de Diretrizes e Bases de 1961: O Surgimento de uma Rede Municipal de Educação (Doutorado, 2004). CABRAL FILHO, Pedro.
- O espaço em escolas públicas municipais de Florianópolis e sua implicação nas escolhas curriculares de professores de Educação Física (Mestrado, 2015). COSTA, André Justino dos Santos.
- O espaço na Educação Infantil: a constituição do lugar da criança como indicador de qualidade (Mestrado, 2013). BEZERRA, Maurícia Santos de Holanda.
- Oficinas de Cinema: olhares e participação de crianças e jovens na escola (Mestrado,2017). MARTINS, Karine Joulie
- O gosto e suas implicações no planejamento pedagógico na Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis-SC (Mestrado, 2018) ROCHA, Ricardo Augusto
- O HOMEM SERÁ O QUE À CRIANÇA LHE TRANSMITIR...: Representações de criança na Série Fontes (Santa Catarina – décadas de 1920 – 1930) (Doutorado, 2019). NAZÁRIO, João Dimas.
- O imaginário social de alunos migrantes da rede pública Municipal de Florianópolis (Mestrado, 2020). PEREIRA, Lucélia Moreira.
- O Impacto da Pandemia de COVID-19 na Qualidade da Aprendizagem dos Alunos: Perceções e Representações da Equipa Diretiva e dos Professores num Agrupamento de Escolas do Alentejo (de acordo com o português de Portugal). (Mestrado, 2022) LENTO, Silvana Ramos.
- Olha só, ele me enganou! Estava com sono até agora.... O que nos dizem os bebês? Aproximação às práticas de cuidado a partir da etnografia na Educação Infantil (Mestrado, 2017). MUNIZ, Jacira Carla Bosquetti.
- O lugar da Educação Física na Educação Infantil (Doutorado, 2022). MARTINS, Rodrigo Lema Del Rio.
- O Lugar da Literatura Infantil no Projeto Político Pedagógico das Instituições Públicas de Educação Infantil da rede Municipal de Educação de Florianópolis (Mestrado, 2017). CLAUDINO, Simoni Conceição Rodrigues.
- O medo na Gerência (Mestrado, 2003). MEINICKE, Dinorá.
- Onde está a literatura catarinense? Dos PCNs a biblioteca escolar. (Mestrado,2018). CRUZ, Aline.
- O processamento da morfologia derivacional durante o reconhecimento visual de palavras por disléxicos (Mestrado, 2015). MORAES, Angela Mafra de.
- O processo de avaliação das crianças no contexto da Educação Infatil (Mestrado, 2011). ALVES, Fábio Tomaz.
- O processo de constituição de professores alfabetizadores na formação continuada do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) (Doutorado, 2021). GIACOMINI, Raquel de Melo
- O que Significa mais tempo na Escola? Sobre as Políticas de Jornada em Tempo Integral nos Microcontextos das redes Municipais de Ensino (Mestrado, 2016). SEEMANN, Vânio Cesar.
- O Sistema Educacional Família e Escola na rede municipal de Florianópolis: estratégias de governamento de professores (Mestrado, 2013). Giacomini, Raquel de Melo.
- O trabalho colaborativo na percepção de bibliotecários e professores da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (SC) (Mestrado, 2022). PEREIRA, Elizangela
- O Trabalho da Oralidade nas Escolas Municipais de Florianópolis, da Teoria da Grande Divisa aos PCNs: O Desafio Ainda Continua (Mestrado, 2014). MUZA, Maria Letícia Naime.
- O uso de Ambiente Informatizado como apoio ao desenvolvimento da cognição espacial nas séries iniciais (Mestrado, 1998) parte1 parte2 parte3. LIMA, Patrícia Maria Vargas de.
- Os Saberes Docentes na Classe Hospitalar (Mestrado, 2009). COMIN, Juliana Oliveira.
- O Universo da Horta Pedagógica e as Múltiplas Linguagens na Educação Infantil (Mestrado, 2021). MAESTRI, Júlio César
- Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Contribuições à prática pedagógica de professores que ensinam matemática em classes de alfabetização (Mestrado, 2018). Weber, Daniela Guse.
- Participação docente na produção da atual Proposta Curricular para a Educação de Jovens e Adultos da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis. (Mestrado,2020) FAGUNDES, Liziane Borges
- Percepção pública e qualidade da água distribuída em Florianópolis, SC: avaliação e proposição de alternativas de tratamento (Doutorado,2018). GARCIA, Lucas Ariel Totaro
- Perfil Leitor de Educadores no Contexto da Formação Permanente da Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis (Mestrado, 2015). MILLACK, Heliete Schütz.
- Perfil profissional de professores de Educação Especial: o que os concursos públicos revelam? (Mestrado, 2017). BÜTTENBENDER, Marilene Faria.
- Personal Dance: Uma Proposta Empreendedora (Mestrado, 2002). GARIBA, Chames Maria Stallvierri.
- Perspectivas de Professores de Música sobre o Uso da Percussão no Ensino Fundamental (Mestrado, 2016). GONÇALVES, Rafael Martins.
- Perspectiva negra decolonial: a insurgência de intelectuais negros/as em cursos de Pedagogia de universidades do Sul do Brasil (Doutorado, 2021). GAUDIO, Eduarda Souza
- Pertencimentos étnico-raciais na infância: o que dizem as crianças negras sobre si (Mestrado, 2020). PIRES, Sandra Regina.
- Pintou? Agora chega! É a vez do amiguinho! A educação infantil reivindica a experiência (Mestardo,2018). JANUARIO, Cristiane.
- Plano de Desenvolvimento da Escola Interativo: Expressão da Nova Gestão Pública na Educação Básica (Mestrado, 2015). SOUZA, Fabrício Zimmermann.
- Poesia e Performance: Estudo e Ação na Educação Infantil de Florianópolis (Doutorado, 2012). SCHARF, Rosetenair Feijó.
- Poéticas das benzeduras da ilha do Desterro: um gênero Voco-Sonoro (Doutorado,2018). DIAS, Leticia Grala.
- Poéticas da vida na escola: um inventário de memórias e afetos (Doutorado, 2021). GUIMARÃES, Cristiane.
- Política científica no Brasil: Análise das políticas de fomento à pesquisa do CNPq (Mestrado, 2003). OLIVEIRA, Adriano de.
- Por Detrás das Palavras: Investigando aspectos e valores da identidade social e profissional de professores de 1ª à 4ª série (Mestrado, 1993). SILVA, Vera Lucia Gaspar da.
- Práticas de liderança na escola pública: um estudo comparativo (Doutorado, 2017). GÜNTHER, Helen Fischer.
- Práticas Pedagógicas com o Desenvolvimento de Aplicativos: Dispositivos Móveis e Aprendizagem Significativa para Ensino Fundamental (Mestrado, 2019). MEDEIROS, Giselle Araújo e Silva de.
- PRÁTICAS DE LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: elementos para pensar a formação de atitude leitora e produtora de textos com crianças pequenas (Mestrado, 2019). MACIEL, Jaqueline Maria Coelho.
- Práticas e narrativas na orientação a pesquisa escolar por professores e bibliotecários na Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (SC): um estudo. (Mestrado, 2021) CONCEIÇÃO, Flávia Sardá da
- Processos educativos de alfabetização em jogos digitais: uma análise do jogo graphogame Brasil no paradigma da alfabetização integral. (Mestrado, 2021) ALVES, Thiago Ribeiro
- Produção audiovisual estudantil para uma educação midiática e informacional: o núcleo de cinema da escola básica municipal Maria Tomázia Coelho (Florianópolis- sc). (Doutorado, 2023) SOBRINHO, Luiz de Vasconcelos F.
- Professor pesquisador: análise, reflexão e mudança na aula de música (Mestrado, 2015). MADEIRA, Ana Ester Correia.
- PROFESSOR TEMPORÁRIO: situações da docência em Educação Física na Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (2011/2017) (Mestrado,2018 ). SOUZA, Artur Gomes de.
- Professora de Bebês: as dimensões educativas que constituem a especificidade da ação docente (Mestrado, 2011). DUARTE, Fabiana
- Professora de Educação infantil: dilemas da constituição de uma especificidade Profissional. Um estudo sobre a produção científica brasileira (1996 - 2009) (Mestrado, 2010). FERNANDES, Tatiane Márcia.
- Professores de Educação Física que atuam na Educação Infantil e a discussão sobre a BNCC. (Mestrado,2021) LIZ, Luiza Oliveira de.
- Profissionais Negras na Educação Infantil da Rede Municipal de Florianópolis: narrativas que reverberam resiliência. (Mestrado, 2019) CUNHA, Fabienne Neide da
- Programa Educação Integral: Escolarização ou Custódia? (Mestrado, 2014). LEANDRO, Karine de Sousa.
- Proposta Curricular em diálogo: Uma investigação sobre o planejamento Pedagógico de professores de Educação Física em uma Escola da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (SC) (Mestrado, 2019). CAMARGO, Priscila Breseghelo de.
- Proposta de uso de cenas fílmicas como organizadores prévios para o ensino de conteúdos matemáticos (Mestrado, 2015). ROSA, Rosângela Silveira da.
- Protagonismo infantil: por entre os (des)caminhos da corporificação na escola (Doutorado, 2022). FERREIRA, Jairo Roberto Paim
- Provocações Crônicas: A construção de um site educativo para repensar a escola, a disciplina de História e as Áfricas (Mestrado, 2016). ZILIOTTO, Bruno.
- Quando lacunas preenchem espaços... O educar em linguagem jovens e adultos (Doutorado, 2022). CHRAIM, Amanda Machado
- Quando o Esporte-da-Mídia Vende Sonhos e Desejos: Publicidade e infância na Copa do Mundo da FIFA 2014 (Doutorado, 2016). LISBÔA, Mariana Mendonça.
- Querida Ensina: Preceitos de comportamentos femininos em páginas da Revista Querida (1958-1968) (Mestrado, 2009). SALERNO, Laura Peretto.
- Questões Ambientais em Cursos de Licenciatura em Química:As vozes do currículo e professores (Mestrado, 2011). ROLOFF, Franciani Becker.
- Reflexões acerca das manifestações de violência nas aulas de Educação Física escolar da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis: o sentido da experiência docente (Mestrado, 2017). MACHADO, Débora Vanusa Brandalise.
- Relações Sociais em um Contexto de Educação Infantil: um olhar sobre a dimensão corporal na perspectiva de crianças pequenas (Doutorado, 2012). Buss-Simão, Márcia.
- Relações Sociais na Educação Infantil: Dimensões étnico-raciais, corporais e de gênero (Mestrado, 2013) GAUDIO, Eduarda Souza
- Representação das semanas pedagógicas feitas pelas edições da A.E.C. do Brasil (Mestrado, 2020). MAKOWIECKI, Cristina Aparecida Mendes
- Representações do Esporte-da-Mídia na Cultura Lúdica das Crianças (Mestrado, 2007). LISBOA, Mariana Mendonça.
- Representações sobre formação de professoras para jardins de infância em Santa Catarina (1920-1960): Estado, congregações femininas católicas e associações femininas luteranas (Doutorado, 2020). SÁ, Patrícia Regina Silveira de.
- Saberes Docentes na Educação de Jovens e Adultos em Florianópolis (SC) (Mestrado, 2017). JÚNIOR, Cláudio Roberto Antunes Scherer.
- Samba no Feminino: Transformações das Relações de Gênero no Samba Carioca nas Três Primeiras Décadas do Século XX (Mestrado, 2011). GOMES, Rodrigo Cantos Savelli.
- Sangue, Risco e Medo: Gramáticas da AIDS nos livros didáticos de ciências do 6º ao 9º ano de Escolas Municipais de Florianópolis (2000 a 2011) (Doutorado, 2016) parte1 parte2 parte3. ABUD, Cristiane de Castro Ramos.
- Se chover assistimos TV: Práticas e Mediações Pedagógicas em Relação a Televisão na Educação Infantil (Mestrado, 2015). SOLER, Simone.
- Seleção e uso do livro didático na visão de professores na Rede Municipal de ensino de Florianópolis (Mestrado, 2013). Rosa, Marcelo DAquino.
- Sentidos da Profissão Docente: Estudo comparado acerca de sentidos da profissão docente do ensino primário, envolvendo Santa Catarina, São Paulo e Portugal na virada do século XIX para o século XX (Doutorado, 2004). SILVA, Vera Lucia Gaspar da.
- Ser daqui ou de fora: hierarquias, descontinuidades e trânsitos no futebol não profissional de Florianópolis (Doutorado, 2018). INVERNIZZI, Lisandra.
- ´´Somos todos iguais´´: narrativas de profissionais de educação infantil de Florianópolis face à presença de crianças haitianas. (Mestrado, 2021) MAÇANEIRO, Gisele Romildes
- Sono e saúde em estudantes do Ensino Fundamental de acordo com indicadores sociais objetivos e subjetivos (Mestrado, 2015). REBELATTO, Cleber Fernando.
- Tecnologias assistivas em sala de recursos multifuncionais, para acessibilidade dos estudantes com transtorno do espectro autista. (Mestrado, 2022) BASTOS, Edleni.
- Tecnologias da Informação e Comunicação na Formação Inicial do Professor de Música: um estudo sobre o uso de recursos tecnológicos por estudantes de Licenciatura em Música no Estado, de Santa Catarina (Mestrado, 2010). BORGES, Gilberto André.
- Tecnologias em Salas de Recursos Multifuncionais: Concepções, Usos e Materialidades (Mestrado,2019). ROSA, Aldarlei Aderbal da.
- Tecnologias de Informação e Comunicação na prática pedagógica de professores de Educação Física na rede municipal de ensino de Florianópolis (Mestrado, 2021). WARTH, Lauriano Cecchin
- Tempo em atividade física ao longo do dia escolar e fatores psicossociais associados: uma abordagem multinível (Mestrado 2019). LOPES, Marcus Vinicius Veber
- Tendências Metodológicas na Educação Matemática: Obstáculos e Resistências (Mestrado, 2019). PIRES, Eliandra Moraes.
- Tomada de Decisões: Uma Abordagem utilizando a linguagem corporal da dança e a gestão do conhecimento (Doutorado, 2010). GARIBA, Chames Maria Stallvierri.
- Tomando a palavra... O processo de formação da Escola Básica Municipal Beatriz de Souza Brito (2004/2013) (Doutorado, 2017) parte1 parte2 parte3. CARMINATI, Márcia Bressan.
- Trajetórias Territoriais dos Jovens da EJA (Mestrado, 2009). BERGER, Daniel Godinho .
- Uma cartografia afectiva: pistas sobre bebês em documentos-afetos de instituições de acolhimento (Mestrado, 2021). VIEIRA, Angélica Conceição
- Uma Imagem Vale Mais que Mil Palavras”: O Uso de Imagens e suas Contribuições para o Ensino de Geografia (Mestrado, 2020). CORRÊA, Steale Cristina
- Uma Medida do Desempenho Escolar dos Municípios Brasileiros Considerando Suas Condições Socioeconômicas. SOUZA, Bianca Nascimento de.
- Uma reflexão a partir do Questionário do Professor Prova Brasil SAEB: práticas pedagógicas e aprendizagem na Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (Doutorado, 2020). ZANELA, Claudia Cristina
- Uma Trilha com Professoras que Ensinam Matemática: Diários e Encontros (Doutorado, 2020). BRIGO, Jussara
- Vai sentar, parece que tem bicho forgulha no corpo!: O Lugar das Crianças no Processo Inicial de Escolarização no Ensino Fundamental (Mestrado, 2010). SILVA, Márcia Agostinho da.
- Uma perspectiva relacional para gestão de resíduos em escolas: reflexões desde as experiências do projeto Escola Lixo Zero (Mestrado,2018). VASCONCELOS, Luiz Gabriel Catoira de.
- Verificação da aprendizagem de operações matemáticas a partir de jogos interativos multimídia: o caso dos alunos da casa São José – Florianópolis (Mestrado, 2009). MENEGUELLE, Flaviana Cristina.
- Vivências com o ato de ler na/para além da esfera escolar (Mestrado, 2017). SOUZA, Liliane Vanilde de.
- Você vai ter que aprender a desobedecer! A Participação das crianças na relação pedagógica: um estudo de caso na educação infantil (Mestrado, 2010). VASCONCELOS, Giselle Silva Machado de.
- Vozes Mbya-Guarani na Escola: Entre Trilhas e Tramas (Mestrado, 2020). TRISTÃO, Claudia Roberta Yumiko
- Vulnerabilidade de risco para o desenvolvimento motor: prevalência de dispraxias na Educação Infantil (Mestrado, 2017). SILVA, Aliny Pereira da.
Atualizado em: 22/10/2022