Secretaria Municipal de Saúde

27/08/2014 - Saúde
Liberada a retirada, comercialização e consumo de moluscos
Ostras, vieiras, mexilhões e berbigões do litoral catarinense estão livres de contaminação

foto/divulgação: Divulgação/web

A Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca liberou o consumo e a comercialização de ostras, vieiras, mexilhões e berbigões

Após a interdição preventiva de algumas áreas de cultivo de ostras no litoral de Santa Catarina na semana passada, a Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca liberou hoje (25) o consumo e a comercialização de ostras, vieiras, mexilhões e berbigões. A interdição preventiva de proibir o consumo e comercialização dos moluscos foi uma medida para preservar a saúde pública em decorrência da possibilidade da contaminação.

Com a possibilidade de intoxicação, neste final de semana (23 e 24), fiscais da Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizaram um monitoramento nas localidades em que a comercialização do produto foi proibida. Na sexta-feira, os fiscais foram até o largo da alfândega, no centro da Capital. Já no domingo a visita ocorreu em Santo Antônio de Lisboa na festa 21º Açor.


Trinta minutos após a ingestão de moluscos contaminados (mexilhões, ostras, Liberada a retirada, comercialização e consumo de moluscos, mariscos, berbigão e vieira) os sintomas de diarreia, vômitos, náuseas e dor abdominal podem aparecer. Não há tratamento específico para os quadros causados por estas toxinas, mas ao perceber os sintomas, a pessoa deve ser encaminhada ao médico.


A interdição continua para as áreas onde foram comprovadas a presença da toxina ou que ainda não foram examinadas. Em São Francisco do Sul, na região de Ganchos de Fora, em Governador Celso Ramos, e no município de Porto Belo, a prática ainda está proibida.

Fonte: Secretaria do Estado da Agricultura e da Pesca.