Secretaria Municipal de Saúde

home >

EQUIPAMENTOS AUXILIARES LOCOMOÇÃO E MARCHA

OPMAL

 

Diretoria de Atenção à Saúde (DAS) / Gerência de Integração Assistencial (GIA) / Departamento de Integração Assistencial (DIA)

Referência Técnica: Erádio Gonçalves Júnior

Fone: (48) 3239 1539

E-mail: opmalsms@gmail.com

 

Os equipamentos auxiliares de locomoção constituem importantes ferramentas do processo terapêutico, sendo essencial para habilitação/reabilitação e superação de barreiras físicas que possibilitam às pessoas com deficiência com alguma incapacidade uma maior integração social, independência nas atividades da vida diária e laborais.

O serviço de OPMAL da Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis foi criado em 2018 com objetivo de possibilitar aos usuários do Sistema Único de Saúde do município a concessão dos meios auxiliares de locomoção descritos abaixo:

 

●     Cadeira de Rodas Adulto (Tipo Padrão)

●     Cadeira de Rodas Infantil (Tipo Padrão)

●     Andador Fixo em Alumínio com Quatro Ponteiras

●     Andador Articulado em Alumínio com Quatro Ponteiras

●     Cadeira de Rodas para Banho com Assento Sanitário

●     Bengala Canadense Regulável em Altura (Par) - Muletas

●     Bengala simples: bengala em Alumínio Tipo T

 

Saiba mais em:

DELIBERAÇÃO 502/CIB/14 - https://www.saude.sc.gov.br/index.php/informacoes-gerais-documentos/conselhos-e-comissoes/cib/anexos-deliberacao-2014

 

Como funciona o acesso ao serviço de OPMAL da Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis?

 

Para ter acesso aos equipamentos, o usuário deve passar por avaliação da equipe de saúde da família de seu Centro de Saúde de referência, que por sua vez, fará a solicitação via e-mail para o departamento responsável por avaliar e autorizar a entrega do equipamento pelo almoxarifado da Secretaria Municipal de Saúde. 

Informamos que todos os equipamentos são disponibilizados na forma de concessão de uso. Para tanto, no momento em que o usuário receber o equipamento solicitado este (ou representante legal) deverá assinar um Termo de Compromisso, no qual se responsabiliza pelo zelo e devolução do equipamento à medida que o usuário não necessite mais.

 

Onde realizar a manutenção desses equipamentos?

 

A manutenção dos equipamentos pode ser realizada na Associação Florianopolitana de Deficientes Físicos – AFLODEF, que por meio de Termo de Colaboração com Secretaria Municipal de Saúde, vem realizando este trabalho de manutenção dos equipamentos auxiliares de locomoção. Desta forma, sempre que for observada qualquer necessidade de manutenção ou conserto, o usuário pode entrar em contato e ou procurar a instituição (Rua Rui Barbosa, 708, Agronômica, Florianópolis/SC, CEP 88.025-301 – Contato: 3228-3232).