Secretaria Municipal de Saúde

home >

Saúde Mental

Gerente da Saúde mental: Cristina Souza

Telefone: (48) 3239 1557

E-mail: saudementalpmf@gmail.com

Chefe de Divisão: Cristiane Alves

 

Rede de Atenção Psicossocial

Na configuração da Rede de Saúde do Município de Florianópolis, o acesso da população aos cuidados em saúde ocorre essencialmente via Atenção Primária à Saúde (APS) por meio dos Centros de Saúde e Equipes de Saúde da Família (ESF), que compõem os 05 Distritos Sanitários (Norte, Sul, Leste, Centro e Continente). Para as questões referentes à Saúde Mental, essas equipes contam com o suporte técnico dos profissionais das Equipes Multiprofissionais (e-Multi) composto por psiquiatras e psicólogos que realizam apoio técnico às ESF em Saúde Mental.


Quando as opções de cuidado e tratamento extrapolam a dimensão da Atenção Primária (ESF/e-Multi), o cuidado passa a ser realizado pelos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) do município, num total de 04 unidades, dos quais 02 estão na ilha e 02 no continente, que são:


  • Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II – Ponta do Coral), para atendimento de adultos em sofrimento psíquico;
  • Centro de Atenção Psicossocial para Crianças e Adolescentes (CAPSi), atendimento de crianças e adolescentes até 18 anos;
  • Centro de Atenção Psicossocial para Álcool e drogas (CAPS AD Ilha), para atendimento de adultos com problemas decorrentes do uso de álcool e drogas.
  • Centro de Atenção Psicossocial para Álcool e drogas (CAPS AD), para atendimento de adultos com problemas decorrentes do uso de álcool e drogas.

 

Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) são serviços referência para os casos que necessitem de cuidado intensivo e/ou de reinserção psicossocial, além da retaguarda às equipes de Saúde Mental e Saúde da Família, nas suas especificidades. Oferecem atendimento diário a pacientes em sofrimento psíquico intenso, permitindo o planejamento terapêutico dentro de uma perspectiva individualizada de evolução contínua, denominado Projeto Terapêutico Singular (PTS), além de possibilitar intervenções precoces, limitando o estigma associado ao tratamento.

 

O acesso aos CAPS ocorre por acolhimento diário da demanda espontânea; dos encaminhamentos advindos de outros Serviços de Saúde da rede; egressos do Instituto de Psiquiatria (IPQ); da Promotoria; do Ministério Público; da busca ativa e visita domiciliar; entre outros.

 

As atividades desenvolvidas nos CAPS do município envolvem:

 

  • Atendimento Individual com equipe multiprofissional
  • Atendimento em Grupo Terapêutico
  • Atendimento Familiar
  • Oficinas Terapêuticas
  • Desintoxicação Ambulatorial (CAPS AD Ilha e Continente)
  • Articulação com a rede de saúde
  • Reabilitação Psicossocial e Reinserção Social.

 

A permanência dos usuários no atendimento dos CAPS depende de muitas variáveis, desde o comprometimento psíquico do usuário, projeto terapêutico traçado, a rede de apoio familiar e social que pode se estabelecer. Diante da resposta do usuário ao cuidado em CAPS, este será encaminhado ao serviço de referência, que poderá ser de maior ou menor complexidade.

 

Os CAPS funcionam de segundas às sextas feiras das 08:00h às 18:00h.

 

Para maiores informações e orientações consulte os serviços:

 

Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II – Ponta do Coral)

R. Delminda Silveira, 811 - Agronômica

Telefone: 3228-5074 / 3228-9090

 

Centro de Atenção Psicossocial para Crianças e Adolescentes (CAPSi)

Rua Santos Dumont, 124 - Centro

Telefones: 3324-1399 / 3228-6095

 

Centro de Atenção Psicossocial para Álcool e drogas (CAPS AD Continente)

Rua Gualberto Senna, 275, Jardim Atlântico

Telefones: 3240-5472 / 3240-5679

 

Centro de Atenção Psicossocial para Álcool e drogas (CAPS AD Ilha)

Rua Frederico Veras, 60 - Pantanal

Telefones: 3238 9926 / 3269 8799