Secretaria Municipal de Saúde

24/10/2014 - Saúde
Ações conjuntas diminuem incidência de bicho de pé
Atividade desenvolvida integra CCZ, Bem-Estar Animal e Atenção Primária em Saúde

foto/divulgação: Divulgação

Visita à favela do Siri

Desde que as ações de combate à infestação da pulga (Tunga penetrans)causadora do bicho de pé começaram na comunidade da Vila do Arvoredo, em Florianópolis, houve uma redução de 53% nos casos de pessoas com o problema. Porém, mesmo com um resultado significativamente positivo, as unidades de vigilância continuam monitorando a comunidade, também conhecida como Favela do Siri.


Na última terça-feira (21) as equipes voltaram até a localidade e durante toda a manhã várias atividades foram realizadas. As ações envolveram a pulverização de 35 mil metros quadrados de ruas e terrenos, pela equipe do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), e o tratamento antiparasitário dos cães e gatos, pela Diretoria do Bem-Estar Animal (Dibea). Continuamente todos os órgãos envolvidos fazem um trabalho de educação em saúde com a população da região.


O trabalho que vem sendo realizado desde 2013, conta com a parceria do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), DIBEA, Centro de Saúde (CS) do Santinho e a equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família – NASF.


O Bem-Estar voltará à comunidade e realizará a castração dos animais. Passado 15 dias, após a primeira visita dessa semana, o CCZ voltará para reaplicar o produto químico e promover outra ação junto à comunidade.


Com cerca de 600 moradores o monitoramento da região é feito de forma qualitativa, como explica o diretor do CCZ, Fábio Indá. “E através da observação pela equipe do Centro de Saúde que conseguimos diminuir a demanda de casos do parasita na comunidade”, explica.


Parasita


Tunga penetrans é uma espécie de pulga que parasita o homem e outros mamíferos, provocando uma infestação denominada tungíase, que pode causar infecção secundária, úlceras, fissuras, deformação e perda de dígitos. Ocorre principalmente em solos arenosos, sendo comum em populações indígenas e em comunidades da baixa renda no Brasil.


galeria de imagens