Secretaria Municipal de Saúde

24/02/2015 - Saúde
Prefeitura resolve impasse com médicos
Nos centros de saúde, onde havia previsão de paralisação, 64% dos médicos mantiveram o atendimento

foto/divulgação: Petra Mafalda

Prefeito recebeu médicos da rede municipal no gabinete

O impasse entre os médicos de Saúde da Família de Florianópolis e a Prefeitura está perto de ser resolvido. O presidente do Sindicato dos Médicos de Santa Catarina (Simesc), Cyro Veiga Soncini, saiu confiante da reunião com o prefeito Cesar Souza Junior na tarde desta terça-feira (24). Ficou agendada para abril a definição de como será feita a desoneração da remuneração da categoria.


“Temos esse compromisso desde o início da gestão, quando demos aumento real para os médicos, além do reajuste inflacionário”, afirmou o prefeito. Ele garantiu que na segunda quinzena de abril, quando haverá a certeza de como irá se comportar a arrecadação do IPTU em 2015, será definida a melhor forma de readequar a remuneração dos médicos.


“Saímos daqui com a certeza de que a Prefeitura nos apresentará um cronograma gradativo para a solução das nossas reivindicações”, respondeu o presidente do Simesc, ao ser questionado sobre o resultado do encontro.


“A reivindicação é justa e importante, mas precisamos estabilizar a previsão de arrecadação para atendê-la”, disse Cesar Souza Junior. Segundo o prefeito, a judicialização do reajuste do IPTU no ano passado atrasou a solução do impasse com os médicos. O impacto da desoneração dos salários da categoria será de R$ 34 milhões ao ano – o dobro do custo anual para o município previsto para o funcionamento da UPA Continente.


Paralisação


Nos centros de saúde, 64% dos médicos mantiveram o atendimento normalmente. Das 48 unidades, 18 ficaram sem médicos, mas mantiveram o acolhimento das equipes de enfermagem, os exames e demais serviços. As consultas foram reagendadas.