Secretaria Municipal de Saúde

16/04/2015 - Saúde
Cai tempo de espera por consulta nas policlínicas
Intervenções nas filas, remanejamento de profissionais e qualificação da triagem nos centros de saúde contribuíram para resultado

foto/divulgação: Arquivo SMS

Filas para especialistas nas policlínicas estão reduzindo

A reorganização do trabalho dos especialistas nas policlínicas e a maior interação com os médicos de família nos centros de saúde ajudou a reduzir as filas para atendimento de algumas especialidades nas policlínicas de Florianópolis. O destaque é a fonoaudiologia, que caiu de 340 pacientes para 70 em apenas seis meses, apenas com aumento de uso da capacidade instalada e parceria com a UFSC para educação permanente.


As mudanças começaram com a criação de grupos de trabalho de desenvolvimento das especialidades, que tinham como objetivo melhorar o acesso e qualificar a ofertas de consultas e exames nos serviços de média e alta complexidade (que não são feitos nos centros de saúde).


De acordo com a diretora de Média Complexidade da Secretaria de Saúde, Dannielle Godoi, uma série de ações contribuiu para alcançar esses resultados, como intervenções na modelagem de agendas e na proporção de casos novos e retornos, atualização de protocolos de acesso, remanejamento de profissionais e maior interação com os médicos da atenção primária (centros de saúde).


A fisioterapia também já apresenta bons resultados, com redução brusca da fila de pacientes – de 11 mil para 3,3 mil – e a garantia de acesso em tempo real para pacientes que apresentam casos graves. No caso da angioplastia, a queda foi de 60 para 10 pacientes, alcançada com a vinculação a critérios específicos e a obrigatoriedade de encaminhamento pelos cardiologistas da rede.


Trabalho contínuo


A soma geral das filas – entre exames e consultas de média e alta complexidade – diminuiu 40% nos últimos dois anos em Florianópolis. Atualmente, 67% das consultas e exames são marcados em menos de 30 dias e 20% estão entre 30 e 120 dias.


A expectativa é de que os 13% restantes dos exames e consultas na fila de espera sofram a redução esperada até o fim de 2015. A Secretaria de Saúde aumentou as equipes e manteve a procura por prestadores de serviço que possam atender com qualidade à população. Também fundamental para o resultado foi a renegociação para aumentar a oferta de serviços dos prestadores já contratados. Esse trabalho é contínuo.