Secretaria Municipal de Saúde

18/06/2015 - Saúde
Prefeitura inaugura Centro de Saúde do bairro Ratones
Unidade foi totalmente reformulada para atender a comunidade com mais conforto

foto/divulgação: Mauro Vaz/PMF

Prefeito e secretário descerram a placa

Carmosina Machado Vieira nasceu no bairro Ratones, Norte da Ilha, e é usuária do Sistema Único de Saúde, acompanhando a evolução do atendimento à população. "Com essa reforma e a chegada do novo médico de saúde da família, o atendimento para nossa comunidade ficou muito melhor", afirmou na manhã desta quinta-feira (18), durante a inauguração da obra na unidade.


O prédio tem, agora, quase de 230 metros quadrados, incluindo consultórios com mobiliário novo e equipamentos modernos. A estrutura possui, ainda, farmácia, sala de imunização, sala de curativos, outra para procedimentos e uma última para esterilização. O custo total foi de R$ 172,2 mil.


"Este é um bairro que preserva as características de uma Florianópolis antiga, com uma grande quantidade de idosos que precisam e merecem uma atenção especial", disse o prefeito Cesar Souza Junior. Segundo ele, o desafio da prefeitura é ampliar a rede de saúde sem permitir que a qualidade caia. "Nosso sistema não é perfeito, nosso trabalho é contínuo para trabalhar nossas carências e avançar."


A unidade é a 12ª entregue desde 2013, entre construções e reformas de centros de saúde da Capital. Outras 14 estão em execução, das quais seis são novas unidades, que serão abertas à população em 2015, incluindo a UPA Continente. "Nosso compomisso é transformar a saúde pública de Florianópolis, oferecendo mais conforto, com atendimento mais humano e que valoriza tanto os nossos trabalhadores quanto a comunidade", afirmou o secretário de Saúde, Daniel Moutinho Junior.


Em dois anos, dos 49 centros de saúde, 12 já tiveram obras concluídas. Ainda em 2015, serão entregues três novos centros de saúde: no Jardim Atlântico, Campeche e Pantanal, substituindo unidades antigas, com investimento de quase R$ 3 milhões. Outros cinco centros de saúde estão sendo reformados na Caieira da Barra do Sul, Saco Grande, Prainha, Lagoa da Conceição e Monte Serrat.


galeria de imagens