Secretaria Municipal de Saúde

24/08/2015 - Saúde
Residentes da Prefeitura e Udesc têm aula inaugural
Residência Multiprofissional é voltada a graduados em fisioterapia, enfermagem e educação física, entre outras especialidades

foto/divulgação: SMS

Residentes atuam sob a tutoria da equipe de Saúde de Família e Comunidade

A Prefeitura de Florianópolis e a Udesc promoveram nesta segunda-feira (24) a aula inaugural aos alunos da Residência Multiprofissional em Saúde da Família, curso de especialização voltado a graduados em fisioterapia, educação física, enfermagem, farmácia, nutrição, odontologia, psicologia e serviço social. Este é o primeiro ano do programa, que tem 44 vagas para profissionais destas áreas em atuação nas unidades de saúde da Capital – o maior programa de residência nesta área no Sul do país.


“Tenho a certeza de que os residentes estão ingressando na melhor rede de saúde pública do país e que, depois de terminar a especialização, terão as portas abertas para atuar em nossas unidades”, disse o prefeito Cesar Souza Junior na cerimônia. Durante o período de formação, de dois anos, os profissionais residentes atuam nos 49 centros de saúde da Capital e ajudam a compor as 132 Equipes de Saúde da Família do município.


“É um sonho realizado encontrar nessa parceria com a Udesc um campo profícuo de qualidade”, afirmou o secretário de Saúde, Daniel Moutinho Junior, que apresentou aos residentes os dados da rede de saúde de Florianópolis. O primeiro programa de residência da Secretaria de Saúde foi implantado em 2014, para especialização em Medicina de Família e Comunidade, oferecendo 16 vagas anuais.


“Com essa parceria, tanto a universidade quanto o município ganham. Mas a maior beneficiada é a população, com um serviço de qualidade e que permite a troca de experiências e o aprimoramento desses profissionais”, disse o reitor da Udesc, Antônio Eronaldo de Souza.


galeria de imagens