Secretaria Municipal de Saúde

24/06/2016 - Saúde
Atenção Primária: começa projeto Pack Brasil
Guia promete melhorar atendimento nos centros de saúde, com respaldo do BMJ Brasil (British Medical Journal)

foto/divulgação: SMS

Profissionais da rede devem iniciar uso em até três semanas

A implantação pioneira de projeto que promete melhorar a Atenção Primária na Capital, de forma barata e eficiente, e tornar-se referência para outras cidades brasileiras e do mundo começa na próxima segunda-feira (27). Criado na Universidade da Cidade do Cabo, na África do Sul, o foi adaptado por profissionais da Secretaria de Saúde de Florianópolis, com apoio de cientistas da Universidade do Cabo (África do Sul) e do BMJ Brasil (British Medical Journal) e seu uso será iniciado em julho.

 

Ricardo Cypreste, representante do BMJ Brasil, especializado em Medicina da Família, com mestrado em administração pública e pós-graduado em medicina da família, estará na cidade para acompanhar o trabalho de treinamento das equipes de Saúde da Família.

 

O Pack é um guia para médicos e enfermeiros de atenção primária que visa a facilitar a tradução do conhecimento científico para a prática clínica. Ele abrange cerca de 40 sintomas e 20 condições crônicas comumente encontradas nos pacientes que buscam atendimento na atenção primária. Cada uma de suas mais de duas mil recomendações práticas está ligada à base de evidências científicas do BMJ Best Practice, uma das mais importantes ferramentas mundiais de apoio a profissionais de saúde para tomada de decisão clínica.

 

No primeiro momento, parte da equipe será treinada para usar os guias – outros apenas receberão o material e o usarão de forma intuitiva. A intenção desta metodologia é estudar quais os impactos da capacitação no uso do Pack dentro das unidades. Tudo porque esta adaptação, a efetividade de sua implantação e o know how para capacitação da equipe serão avaliados por cientistas de universidades brasileiras e de outros países. 

 

Há alguns meses, o diretor da Atenção Primária, Matheus Pacheco, e o médico Ronaldo Zonta, que participou ativamente da adaptação do material, estiveram na África do Sul durante uma semana para ver in loco como foi a implantação dos guias na rede de saúde daquele país e os resultados práticos de sua utilização. “Presenciar a implementação bem sucedida em um cenário muito semelhante ao nosso foi crucial para garantir que o nosso processo local vai ser um sucesso”, disse Matheus.

Resultados

Na África do Sul, onde o Pack tem sido implantado progressivamente nos últimos 15 anos, diversas pesquisas e ensaios clínicos mostram uma relação direta entre a utilização do guia e melhoras na qualidade das prescrições, dos diagnósticos e dos encaminhamentos, além de melhora no estado de saúde da população atendida e na segurança dos profissionais de saúde para a realização de seu trabalho.

 

Os efeitos são ainda maiores quando a implantação dos guias é feita com estratégias educacionais baseadas nos próprios serviços de saúde, a partir de casos e situações reais de atendimento. Em Florianópolis, a implantação do Pack é conduzida por lideranças clínicas identificadas entre os próprios médicos e enfermeiros da atenção primária, que participaram da adaptação do material e do treinamento dos colegas para sua utilização.

 

Os guias de prática do Pack irão complementar o trabalho iniciado há dois anos com a criação da Carteira de Serviços da Atenção Primária. O documento foi desenvolvido por profissionais da rede que participaram do Fórum Municipal de Saúde em 2013 e serve como referência para a organização dos serviços de atenção primária do município.