Secretaria Municipal de Saúde

home >

Núcleos de Apoio à Saúde da Família

NASF

Responsável: Jorge Zepeda

Tel. (48) 32391545

jorgezepeda@pmf.sc.gov.br

  

O que são os NASF?

Os NASF são uma política do Ministério da Saúde para o fortalecimento da Atenção Primária à Saúde, através do apoio direto de profissionais especializados em várias áreas do saber a um conjunto de Equipes de Saúde da Família (ESF). Cada NASF se co-responsabiliza, com as ESF, pelos problemas da população de seu território. Os usuários não são mais encaminhados, mas compartilhados entre as equipes. Os problemas e as soluções passam a ser divididos entre os profissionais, contribuindo para qualificar a Atenção Primária e aumentar sua capacidade de resposta aos problemas de saúde mais complexos.

Em Florianópolis, temos sete NASF implantados até o momento (maio de 2010), oferecendo cobertura para todas as equipes de saúde da família do município. Cada NASF em Florianópolis é composto por: profissional de educação física, assistente social, nutricionista, farmacêutico, psicólogo, pediatra e psiquiatra.

 

Como os NASF trabalham?

A co-responsabilização entre NASF e ESF acontece por meio do apoio matricial, uma maneira de organizar e integrar o trabalho destas equipes. Este apoio do NASF significa colocar-se ao lado da ESF e ajudar no seu trabalho cotidiano, oferecendo retaguarda (pedagógica, gerencial, assistencial) nas áreas do saber de cada profissional, e com isso produzindo mudanças em seus processos de trabalho.

 

O apoio matricial se concretiza por meio de:

- espaços de educação permanente;

- discussão de casos e atendimentos conjuntos;

- construção coletiva de planos terapêuticos;

- grupos compartilhados entre apoiadores e ESF;

- intervenções conjuntas no território e ações intersetoriais;

- atendimentos específicos do apoiador quando necessário.