Secretaria Municipal de Saúde

16/10/2013 - Saúde
Oficinas de arte buscam inclusão psicossocial
A união de artes integradas à intervenção de saúde mental

foto/divulgação: SMS

SMS

O projeto “Inclusão Psicossocial na Cultura” foi aprovado pelo Ministério da Cultura e tem como objetivo unir as artes integradas à intervenção de saúde mental, a fim de promover a inclusão cultural das pessoas excluídas por causa de sua condição.

Em Florianópolis serão realizadas ao todo 300 oficinas de artes integradas (música erudita, cênicas, audiovisuais, plásticas e literatura). As atividades iniciaram no mês de setembro e acontecem até o fim de abril de 2014 nas residências de 15 famílias que foram indicadas pelo Centro de Atenção Psicossocial (CAPS).

 

O lançamento do projeto aconteceu nesta quarta-feira (16), nas dependências do Instituto Müller-Granzotto, Unidade Centro. As oficinas acontecem durante seis meses, dando início primeiramente nas casas das famílias indicadas e que aderirem o programa. Durante esse período, cinco duplas de multiplicadores culturais (professores de artes integradas com formação em acompanhamento terapêutico) acompanham cada oficina.

 

Paulatinamente, as oficinas serão transferidas para o CAPS “Ponta do Coral”, onde serão realizados os ensaios gerais em preparação ao I Encontro Internacional de Cultura Solidária.