Secretaria Municipal de Saúde

25/10/2013 - Saúde
Capital comemora Dia do Dentista com premiação
Florianópolis festeja o menor índice de cárie e o recebimento do prêmio Brasil Sorridente

foto/divulgação: SMS

Atendimento domiciliar feita por equipe da SMS

O município de Florianópolis alcançou o primeiro lugar estadual e o segundo nacional no prêmio Brasil Sorridente. Mas não são só esses os motivos para homenagear o cirurgião-dentista por sua data e suas vitórias: a cidade é também a capital brasileira com menor índice de cáries na faixa etária dos 12 anos. A entrega da premiação acontece nesta sexta-feira (25), às 19 horas, durante sessão solene no plenário da Assembléia Legislativa.

“Neste dia tão especial, gostaria de parabenizar todos os dentistas, especialmente os que atuam na saúde pública, pelos excelentes resultados alcançados com as ações de promoção, prevenção e atendimento nas unidades de saúde. Com certeza, o trabalho da odontologia faz diferença na população”, disse a chefe do Departamento de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde, Marynes Terezinha Reibnitz.

O SB Brasil 2010 apontou Florianópolis como a capital do Sul do Brasil com menor índice de cárie dos 15 aos 19 anos, com índice CPO-D para a faixa etária de 2,57, com 37,1% destes indivíduos livres de cárie.  
Ao todo a SMS conta com 132 cirurgiões-dentistas, divididos entre os dois Centros de Especialidades Odontológicas (CEO), os 50 Centros de Saúde, nas duas Unidade de Pronto Atendimento (UPAs).

Todos os Centros de Saúde do Município de Florianópolis têm atendimento odontológico, sendo realizados procedimentos de atenção básica, promoção e prevenção. Na competência de dezembro de 2012, contava com 60 equipes de Saúde Bucal da Saúde da Família credenciadas junto ao Ministério da Saúde, em 40 Centros de Saúde; nas outras dez unidade básicas, o atendimento é feito por equipes de Saúde Bucal que trabalham da mesma forma, desenvolvendo as atividades de Saúde da Família, mas, no entanto sem compor equipes junto ao Ministério, por problemas de insuficiência de pessoal auxiliar.

São realizadas ações de promoção de saúde e prevenção de doenças bucais junto aos escolares das redes municipal e estadual de ensino nas creches, Núcleos de Educação Infantil e escolas. O atendimento clínico ambulatorial dos escolares, quando necessário, é realizado nos Centros de Saúde.