Secretaria Municipal de Saúde

05/11/2013 - Saúde
Vigilância Epidemiológica alerta sobre casos de Sífilis Congênita
Notificações registradas pela Maternidade Carmela Dutra apresentam elevação dos casos em 2013

foto/divulgação: VS

VS

O número de casos de Sífilis Congênita notificados até setembro desde ano sofreu um aumento drástico, quase se igualando ao registrado nos últimos quatro anos. O dado é considerado alarmante, especialmente porque a OMS tem como meta a eliminação da Sífilis Congênita até 2015.

 

Em 2013 houve uma elevação provocada quase exclusivamente pelas notificações da Maternidade Carmela Dutra. O número de casos nesta unidade chegou a 28 no ano passado, ultrapassando as notificações realizadas nos anos de 2007 a 2012.

 

O fato pode estar relacionado à implantação do núcleo de Vigilância Epidemiológica no final de 2012, aumentando a sensibilidade da instituição a identificação e notificação dos casos.

Diante do panorama atual, a gerente da Vigilância Epidemiológica de Florianópolis, Ana Cristina Vidor recomenda o fortalecimento de ações. “Rastreamento sorológico de todas as gestantes; notificação dos casos em gestante que durante o pré-natal apresente evidência clínica e/ou sorologia não treponêmica reagente, com ou sem teste treponêmico realizado; além do que, o tratamento da gestante e do parceiro deve ser realizado simultaneamente”, explica Ana.

 

A equipe de Vigilância Epidemiológica de Florianópolis produziu um material explicativo e de alerta sobre a Sífilis Congênita. Para ter acesso a esse material, clique abaixo nos arquivos para download.