Secretaria Municipal de Saúde

19/11/2013 - Saúde
Bairro do Sapé volta a ter Centro de Saúde
Reinauguração reuniu servidores e população na manhã desta terça-feira

foto/divulgação: Aline Rebequi

Momento histórico da reinauguração

A partir desta terça-feira (19), o Centro de Saúde do Sapé, no Continente passou por uma reforma geral com um investimento de R$: 79.973,13. Fechado por oito meses, retorna o atendendo a população local.

 

A dona de casa Marlene Natália Gonçalves é moradora do bairro e comemora o retorno do Centro de Saúde. “Meu marido tem 74 anos e sofre de pressão alta. É difícil para nós irmos até o outro posto. Temos que pegar ônibus e andar um trecho a pé. Graças a Deus que voltou a funcionar”.

 

A unidade recebeu alteração em seu layout interno, BWC adaptado, adequação na farmácia, e adequação do novo espaço para CME (área de esterilização e pré-lavagem). Foi criada uma sala para agentes comunitários, área para recepção, e o consultório odontológico foi reformulado. Além disso, foi criado um DML nos fundos da unidade, e o pátio externo foi também adequado as normas de acessibilidade.

 

“Me orgulho muito de estar aqui representando o prefeito que em breve virá conhecer a casa nova. Estou muito contente com essa primeira etapa realizada. Procuramos garantir que as unidades de Saúde com maior dificuldade fossem atendidas. Além daqui, estaremos reinaugurando já no primeiro semestre de 2014 o Centro de Saúde do Morro da Caixa, que está com 60% das obras prontas, o posto da Vargem Grande e também uma nova unidade no Jardim Atlântico. Além disso, teremos também uma nova UPA no continente voltada para o tratamento de dependentes químicos”, antecipa o secretário de Saúde de Florianópolis Carlos Daniel Moutinho Jr.

 

A unidade oferece: consulta médica, odontológica e do enfermeiro em todas as faixas etárias; atendimento em grupo; atendimento pela equipe do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF); visita/atendimento domiciliar conforme critério estabelecido; procedimentos de enfermagem; procedimentos odontológicos; imunização; práticas integrativas e complementares (PICs); e farmácia básica. 

 

Marcos Teodoro, dentista e coordenador do Centro de Saúde do Sapé há 22 anos, exaltou a importância da reforma. “Essas mudanças foram de extrema necessidade para a população local e também para os servidores que tanto se esforçam. Essa vitória é de todos nós”, comemora Marcos.

 

Sua estrutura compreende: um consultório odontológico; quatro consultórios clínicos; um – consultório com BWC; sala de coordenação; sala de vacina; sala de agentes e marcação de consultas; farmácia; sala de nebulização; sala de suturas e curativos; copa; pré-lavagem e esterilização; almoxarifado; DML; e recepção.


galeria de imagens