Secretaria Municipal de Saúde

29/11/2013 - Saúde
Saúde capacita pessoal para testes rápidos de HIV
Laboratório Municipal de Florianópolis sediou a capacitação que envolveu 50 profissionais

foto/divulgação: SMS

Capacitação Laboratório

O Laboratório Municipal de Florianópolis (LAMUF) realizou durante os dias 20 e 26 de novembro o Treinamento e Capacitação Técnica para Execução de Testes Rápidos para o diagnóstico de HIV e triagem de Sífilis, com especial atenção ao Programa Rede Cegonha do Ministério da Saúde.

Na oportunidade, 50 profissionais da Rede e de Distritos Sanitários foram capacitados, de forma teórica e técnica, para cumprir mais uma etapa importante do programa, servindo estes testes para busca de gestantes em pré-natal tardio, gestantes que apresentam baixa adesão a exames laboratoriais, bem como monitoramento de gestantes com Sífilis já tratada, mas expostas a reinfecção. Usuários de droga com baixa adesão a exames laboratoriais também poderão fazer parte deste universo de atendimento. 

O treinamento iniciou no dia 20 com a parte teórica, que abordou as metodologias que seriam utilizadas para os dois testes, preparando todos os participantes ao entendimento completo das técnicas, das interpretações finais, da biossegurança, do controle de qualidade dos reagentes e de sua guarda correta, das documentações de rastreabilidade e controle, do alto sigilo de dados e, finalmente, da segurança profissional que precisam ter na emissão final de um laudo. Este primeiro dia foi realizado em parceria com o LACEN, que, conjuntamente ao LAMUF, vem trabalhando a multiplicação destes testes rápidos em nível estadual e, agora, municipal. 

Já nos dias 21, 25 e 26, houve a capacitação técnica para execução dos testes, em que os participantes relembraram, na prática, tudo o que foi repassado no primeiro dia, fixando informações e novas práticas em seu cotidiano. Os farmacêutico-bioquímicos do LAMUF realizaram a replicação das técnicas, monitorando, durante todo o período de treinamento, a execução de cada teste a cada participante, enfatizando pontos de extrema importância para a segurança do usuário e do profissional executor.

Florianópolis inicia assim um novo processo de abordagem na Atenção Básica da Saúde, proporcionando melhor acesso a exames de extrema importância à população, com principal ênfase na erradicação da Sífilis Congênita no município e Transmissão Vertical do HIV. 


galeria de imagens