Secretaria Municipal de Saúde

29/11/2013 - Saúde
SMS lança meios de comunicação durante Prêmio Boas Práticas
As duas novas revistas terão distribuição gratuita em todo o SUS da capital

foto/divulgação: SMS

Revistas

Durante toda a terça-feira (03), acontece na ALESC o prêmio Boas Práticas em Saúde. Na oportunidade a SMS lança seus dois novos meios de comunicação a Revista de Saúde Pública de Florianópolis (RSPF) e a revista Saúde Floripa.

 

Ambas com distribuição gratuita, a RSPF terá periodicidade trimestral, e a Saúde Floripa bimestral. A primeira, visa divulgar artigos científicos, relatos de experiências, produção de iniciação científica, monografias e artigos de revisão sobre temas variados na área de saúde pública; tanto no âmbito da atenção como da gestão, privilegiando os trabalhos produzidos na própria rede municipal. Já a Saúde Floripa será voltada diretamente a população, conectando o usuário do SUS e os servidores, profissionais que tanto se esforçam para a melhoria da saúde na comunidade.

 

RSPF

 

“Esperamos que a RSPF sirva de inspiração e aprofundamento das pesquisas desenvolvidas pelos profissionais da rede, promovendo um crescimento integrado e compartilhado, e, finalmente, o reconhecimento de nossas práticas como contribuições importantes na construção e concretização do sistema público de qualidade que todos desejamos”, explica Melissa Costa Santos, responsável pelo setor de Educação e Saúde na SMS e também editora da RSPF.

Em sua primeira edição, apresenta os dez melhores trabalhos do 1o Prêmio de Boas Práticas, realizado no final de 2012, precedidos de editorial elaborado pelo Secretário de Saúde do município. “Em breve, as submissões de novos trabalhos poderão ser feitas eletronicamente no site da revista e conduzidas a um processo de revisão por pares, apoiados por um Corpo Editorial”, salienta Dannielle Fernandes Godói, diretora do Distrito Sanitário Leste e também editora da RSPF.

Saúde Floripa

“A idéia da Revista Saúde Floripa é antiga entre nós, servidores da Saúde. Acho importante o marco de no primeiro ano da atual gestão termos conseguido realizar esta meta. Isto foi possível, pois nossa intenção é utilizar a Revista como uma ferramenta de informação e disseminação de informações em saúde, de trabalhos realizados e de seus resultados em uma rede com profissionais tão qualificados quanto a nossa. Oportunizar esta disseminação no campo do conhecimento para a população é fundamental pois saúde também se faz muito com o conhecimento sobre hábitos saudáveis e ações que estão sendo realizadas na ampla rede de serviços de Florianópolis”, conclui o secretário de saúde de Florianópolis Carlos Daniel Moutinho Jr.

 

“Nessa edição inaugural a revista Saúde Floripa apresenta quadros fixos, entrevistas e reportagens de temas atuais e polêmicos. Tentamos mostrar quem é o usuário e quem está por trás do balcão de atendimento. Todo o conteúdo foi trabalhado para que além de informar a população o meio de comunicação entretenha o paciente enquanto ele aguarda sua consulta”, justifica a jornalista Tatiana Stock, responsável pela revista e assessora de imprensa da SMS.