Secretaria Municipal de Saúde

16/12/2013 - Saúde
Projeto Vida no Trânsito tem oficina em Florianópolis
A capital onde mais se bebe e dirige agora se une para transformar essa triste realidade

foto/divulgação: Divulgação

A oficina reuniu cerca de 20 profissionais de diversas áreas

 

Entre a última quarta e quinta-feira (11 e 12), aconteceu uma oficina de capacitação para a formação de uma base única de informações sobre a mortalidade no trânsito. Cerca de 20 pessoas participaram entre os dois dias de curso, que aconteceu no dia 11, no 4º Batalhão da PM, e no dia 12, no Centro de Ciência da Saúde da UFSC, entre as 8h e as 17h30 min.

O Projeto Vida no Trânsito está sendo implantado em todas as capitais brasileiras desde 2010 e se constitui num modelo proposto pelo Global Road Safety Partnership (GRSP) e pela Organização Mundial de Saúde (OMS), para concretizar ações de segurança no trânsito a fim de reduzir e prevenir as mortes e lesões graves decorrentes de acidentes.

Florianópolis hoje é a capital onde mais se bebe e dirige, de acordo com dados do Vigitel 2012. “A junção de alta velocidade e o álcool são alguns dos fatores que fazem da mortalidade no trânsito de Floripa a segunda causa de morte prematura. Essa oficina foi de suma importância para que a partir de agora possamos unir dados que antes estavam dispersos em diversos órgãos que atuam no trânsito constituindo uma única base de dados”, explica Leandro Pereira Garcia, diretor da Vigilância em Saúde da SMS.

Participaram da oficina os membros da Comissão Intersetorial do Projeto Vida no Trânsito: Divisão da Vigilância Epidemiológica/ Secretaria Estadual da Saúde; Vigilância em Saúde/ Secretaria Municipal de Saúde, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, SAMU Municipal e Estadual, Setor de Trânsito de Joinvile e Secretaria Municipal de Saúde de Joinvile.

“Com a metodologia aplicada o próximo passo será o desenvolvimento de programas e projetos baseados adequadamente nos fatores de risco mais importantes para a mortalidade no trânsito da capital. A partir da próxima quinta-feira (19) teremos uma reunião com mestrandos da UDESC para o desenvolvimento de metodologias para a implantação destes”, anuncia Leandro.