Secretaria Municipal de Saúde

02/01/2014 - Saúde
Saúde indica como curtir e se proteger do sol
Saiba como aproveitar o calor da melhor maneira possível

foto/divulgação: Tatiana Stock

Proteja-se e aproveite o verão

Com a chegada do verão, os dias são mais longos e temos a luz do sol por mais tempo. Imprescindível à vida na Terra, fonte de calor e luz, é também responsável pelo movimento dos oceanos, pela formação dos ventos (aquecimento do ar) e pelo ciclo da água, responsável pelas chuvas que garantem o fornecimento de água na natureza.

 

É o calor do Sol que transporta a água do mar e da Terra para grandes altitudes, de onde volta, na forma de chuva e de neve. Essas e muitas outras características fazem dele um rei.


Mas, como todo líder, tem seus contras. Os raios ultravioleta são causadores do envelhecimento precoce da pele, podem gerar queimaduras, manchas e até câncer de pele. Estima-se que 90% dos tumores de pele sejam relacionados à exposição solar cumulativa ou excessiva.

Protetor na medida certa

A nossa pele precisa de proteção diariamente, mesmo quando os dias são nublados. Em todas as nossas atividades de lazer, precisamos passar produtos com FPS (Fator de Proteção Solar) 15 ou superior e este deve ser aplicado de 20 a 30 minutos antes da exposição ao sol.

Uma tampinha de metal de garrafas de refrigerante ou cerveja pode ajudar a dosar a quantidade certa para cada área do corpo. Aplique uma medida (tampinha) em cada braço e meia tampinha para o rosto e pescoço, duas para cada perna, duas para as costas, e mais duas tampas para o colo e a barriga. Repita essa aplicação a cada 3 horas e sempre após se molhar ou suar.  

A cor morena pode nos deixar belos num primeiro momento, mas não existe bronzeado sem danos. Se você notar alguma mudança nos sinais da sua pele, aumento, cor, forma ou aparência, procure uma unidade de saúde.

De olho no relógio

Nas proximidades do meio-dia, o sol costuma ser mais intenso, pois é quando os raios solares atingem a terra em concentração máxima de modo perpendicular. Neste momento, busque cuidar-se mais e encontre uma sombra para proteção.

Próximo ao nascer e ao pôr-do-sol, os raios atingem a terra de modo mais oblíquo e, portanto, causam menos danos à pele.

O sol também é refletido pela areia ou concreto e, assim, cada meia hora, mesmo sob um guardassol, corresponde a 10 minutos de exposição ao sol.

Crianças

Para as crianças, os cuidados precisam ser redobrados para o ano todo, pois sua pele é mais sensível e qualquer queimadura na infância pode multiplicar suas chances de ter um câncer de pele na vida adulta.

É recomendado que a criança comece a frequentar a praia só depois de um ano de idade. Bebês com mais de seis meses de idade já podem usar filtro solar 30 ou maior em pequenas áreas não cobertas. Ao ar livre, busque sempre protegê-las com roupas, chapéu e filtro solar. Na prática de esportes, estas recomendações também devem ser seguidas e o filtro solar reaplicado.

Cuide para que seus filhos estejam sempre muito bem hidratados, ofereça muita água, sucos, frutas e verduras frescas. As vitaminas contidas nestes alimentos combatem os radicais livres desencadeados pelos raios solares.

Lista para curtir o sol sem medo:

• Chapéu - dê preferência aos de abas largas, pois ajudam na proteção do pescoço, colo e orelhas;

• Óculos escuros;

• Protetores labiais em bastão ou creme;

• Roupas de manga comprida e, de preferência, com alguma cor, pois os pigmentos absorvem os raios UV.