Secretaria Municipal de Saúde

14/08/2014 - Saúde
Capital se destaca no Prêmio Brasil Sorridente
Nesta 9ª edição do prêmio, o município conseguiu a segunda melhor colocação do país

foto/divulgação: Divulgação

Logo do prêmio de 2014

O conselho Federal de Odontologia (CFO) divulgou na última sexta-feira (8) os vencedores da 9ª edição do Prêmio Brasil Sorridente, que será entregue em Florianópolis no próximo dia 28. A capital catarinense conquistou o 2ª lugar na classificação da categoria acima de 300 mil habitantes, atrás apenas da cidade de Vitória, no Espírito Santo. Criado em 2005, o Prêmio Brasil Sorridente busca incentivar os melhores projetos de políticas públicas para a população na área da saúde bucal. Outras duas cidades de Santa Catarina, Porto União e Chapecó, também garantiram vaga no prêmio.

Na avaliação do Conselho Federal, 10 quesitos foram levados em consideração, entre eles a comprovação da existência de formação permanente para profissionais que atuam na saúde bucal. Outro aspecto usado na contagem dos pontos é a presença de uma assistência odontológica especializada no município. Florianópolis possui duas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e a terceira está em fase final da construção. Nestas unidades, a presença de equipes odontológicas com atendimento de urgência e emergência é um diferencial.

“Não é obrigatória a existência deste atendimento nas UPA, mas nós incluímos este serviço, pois vimos que é necessário para a população”, informa a dentista coordenadora da Saúde Bucal, Marynes Terezinha Reibnitz.

Para Marynes, o prêmio é um reconhecimento nacional do serviço elaborado ao longo dos últimos anos. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vem recebendo está premiação nos últimos cinco anos. Em 2012 ficou na 5ª posição, já no ano de 2010, 2011 e 2013 alcançou o 2º lugar. “Neste histórico de cinco anos, demonstramos um trabalho consistente de qualidade que apresenta bons frutos. Conseguimos nos tornar a capital referência em Saúde Bucal, com o menor índice de cárie entre as crianças com idade até 12 anos”.

A pesquisa citada por Marynes foi realizada em 2010 pelo Ministério da Saúde com todas as capitais brasileiras e mostrou que 68% das crianças com 12 anos de idade estão livres da cárie, muito acima da média nacional que chega aos 43%.

Para o secretario de Saúde, Daniel Moutinho, os índices positivos demonstram a consistência do serviço de saúde bucal. “Nós temos profissionais qualificados e oferecemos ótimos equipamentos e matérias para atender aos cidadãos de Florianópolis”, afirma. Além de equipes da Saúde Bucal em todas as unidades de saúde que fazem o atendimento primário, o município conta com dois Centros de Especialidades Odontológicas que estão localizadas uma na Policlínica do Centro, e outra na Policlínica do Continente.