Secretaria Municipal de Saúde

03/12/2014 - Saúde
Novas unidades ampliam Atenção Psicossocial
Prefeito assina ordens de serviço para construção de duas unidades de acolhimento e da estruturação do CAPS III 24 Horas

foto/divulgação: SMS

Trabalhos desenvolvidos por pacientes da rede de atenção psicossocial

Florianópolis irá ampliar o atendimento a pacientes de saúde mental em sua rede municipal com a construção de duas unidades de acolhimento e a estruturação do CAPS III (Centro de Atenção Psicossocial) 24 horas. A ordem de serviço foi assinada pelo prefeito Cesar Souza Junior e prevê investimentos de quase R$ 1 milhão na Rede de Atenção Psicossocial.


Com a construção das unidades, mulheres, crianças e adolescentes atendidos nos CAPS em situação de vulnerabilidade ou que perderam o vínculo com as famílias passarão a ter esta opção de abrigamento temporário. A ideia é que eles passem até seis meses nas unidades de acolhimento – ou até que as equipes consigam promover sua ressocialização. O infantil terá capacidade para dez crianças e adolescentes e o feminino, 15 mulheres.


Já o CAPS 24 horas, que será construído no Jardim Atlântico (área continental), é um serviço específico para o cuidado, atenção integral e continuada às pessoas com necessidades em decorrência do uso de álcool, crack e outras drogas. Seu público prioritário são os adultos, mas também pode atender crianças e adolescentes, desde que observadas as orientações do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).


“Com a construção das unidades de acolhimento e do CAPS III 24 Horas, a Rede de Atenção Psicossocial ficará mais próxima do ideal, ampliando a qualidade do atendimento aos pacientes de saúde mental em Florianópolis”, afirma o secretário de Saúde, Daniel Moutinho Junior.  Atualmente, uma média de 900 pessoas é atendida por mês em todos os CAPS.