Secretaria Municipal de Saúde

30/03/2015 - Saúde
Saúde da Família: placa comemora cobertura 100%
Evento no Continente marcou entrega de placa do Ministério da Saúde ao prefeito Cesar Souza Junior

foto/divulgação: Petra Mafalda/PMF

Eduardo Melo entrega placa ao prefeito e ao secretário

O diretor do Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde, Eduardo Alves Melo, entregou, na tarde desta segunda-feira (30), placa que oficializa a Capital como a primeira do país a alcançar 100% de cobertura populacional da Estratégia de Saúde da Família. “Há muito tempo Florianópolis desponta como exemplo para todo o Brasil de que o SUS é possível e necessário”, disse.


Para o prefeito Cesar Souza Junior, que recebeu a homenagem ao lado da equipe de gestão da Secretaria de Saúde de Florianópolis, o reconhecimento do Governo Federal mostra que a decisão de manter uma equipe técnica focada no investimento nas unidades básicas de saúde e na urgência e emergência tem dado bons resultados.


“O desafio é manter essas conquistas, aprofundá-las e ampliá-las, sem perder a qualidade no atendimento à população”, afirmou.


Recentemente, o município obteve, também, o título de capital com melhor atenção básica do país, tendo mais de 90% das suas equipes de saúde da família avaliadas como acima ou muito acima da média nacional pelo Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade na Atenção Básica (PMAQ) do Ministério da Saúde. Esses resultados se refletem em baixa taxa de internações por condições sensíveis à atenção básica (19,96%), bem abaixo da média nacional, que é de 33,22%.  


“Nos últimos dois anos tivemos dois indicadores de excelência na atenção primária, que é a área que nos permite conhecer melhor as pessoas e por isso atendê-las com mais qualidade. Mas não vamos nos dar por satisfeitos: queremos diminuir ainda mais a proporção da população por equipes de saúde da família”, falou o secretário de Saúde, Daniel Moutinho Junior.


Dados


Em 2014 foram realizadas 355.857 consultas médicas nos centros de saúde de Florianópolis. Destas, 195.503 (55%) foram realizadas no mesmo dia da procura do paciente. Outras 1.755 são pré-agendamentos com programação de longo prazo, como pré-natal ou puericultura.


Das 158.599 restantes, 30% das unidades conseguem executar as consultas, na média, em até uma semana e, no geral, a rede consegue executar as consultas agendadas em até 10 dias. Perto de 90% dos centros de saúde de Florianópolis oferecem atendimento em até sete dias. “Podemos dizer que o ‘plano de saúde’ que consegue prover o primeiro atendimento ao cidadão de forma mais ágil na Capital é o SUS”, disse o secretário. 


galeria de imagens