Secretaria Municipal de Saúde

23/10/2015 - Saúde
Prefeitura lança campanha contra leishmaniose
Primeiro evento, com coleta de sangue de cães para análise, será no trapiche da Beira-mar Norte

foto/divulgação: SMS

Em agosto o Centro de Controle de Zoonoses entregou coleiras para prevenção da doença

A Prefeitura de Florianópolis começa, neste sábado (24), no trapiche da avenida Beira-mar Norte, a campanha “Leishmaniose no Bairro”, que vai levar equipes do Centro de Controle de Zoonoses aos bairros para realizar coleta de sangue dos cães para diagnóstico da doença e orientação da população. O resultado do exame será disponibilizado sempre na semana seguinte, neste link.


A leishmaniose visceral é uma doença grave, que apareceu em nossa cidade há poucos anos e vem se espalhando desde então. É uma zoonose, ou seja, passa dos animais ao homem. Sua transmissão, tanto em cães quanto em humanos, ocorre através da picada de um mosquito da família dos flebotomíneos, o “mosquito palha”.


Em Florianópolis não há registro de casos em humanos, mas é preciso ficar atento às formas de prevenir a doença para manter essa condição. Neste ano, até agosto, foram coletadas 7.566 amostras de sangue de cães de diversas localidades e 180 foram positivos para leishmaniose visceral canina. A maioria dos casos está concentrada na região da Bacia Hidrográfica da Lagoa da Conceição.


Uma das formas de prevenção da leishmaniose é a vacina, que só pode ser aplicada quando o cão apresenta o laudo do exame negativo. A equipe permanecerá na Beira-mar Norte das 8h30 às 12 horas, ou até que seja colhido sangue de 40 cães.