Secretaria Municipal de Saúde

27/10/2015 - Saúde
Campanha da leishmaniose vai a Coqueiros sábado
Evento tem coleta de sangue de cães para análise

foto/divulgação: SMS

Cães só podem ser vacinados se for comprovado que não têm a doença

A Prefeitura de Florianópolis começou a campanha “Leishmaniose no Bairro”, que leva equipes do Centro de Controle de Zoonoses aos bairros para realizar coleta de sangue dos cães para diagnóstico da doença e orientação da população. O próximo evento está programado para sábado (31), no Parque de Coqueiros, das 8h30 às 12h ou até que seja colhido sangue de 40 cães.


Na primeira edição, no último sábado (24), no trapiche da Beira Mar Norte, foram examinados 27 cães. O resultado do exame será disponibilizado sempre na semana seguinte, neste link.


A leishmaniose visceral é uma doença grave, que apareceu em nossa cidade há poucos anos e vem se espalhando desde então. É uma zoonose, ou seja, passa dos animais ao homem. Sua transmissão, tanto em cães quanto em humanos, ocorre através da picada de um mosquito da família dos flebotomíneos, o “mosquito palha”.


Em Florianópolis não há registro de casos em humanos, mas é preciso ficar atento às formas de prevenir a doença para manter essa condição. Neste ano, até agosto, foram coletadas 7566 amostras de sangue de cães de diversas localidades e 180 foram positivos para leishmaniose visceral canina. A maioria dos casos está concentrada na região da Bacia Hidrográfica da Lagoa da Conceição. Uma das formas de prevenção da leishmaniose é a vacina, que só pode ser aplicada quando o cão apresenta o laudo do exame negativo. 


galeria de imagens