Secretaria Municipal de Saúde

27/10/2015 - Saúde
Saúde da Capital será referência na América
Organização Pan-Americana de Saúde escolhe Florianópolis para estudo de caso sobre Atenção Primária

foto/divulgação: SMS

Equipe definiu plano de trabalho para elaboração do estudo de caso da Opas

A Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) definiu nesta terça-feira (27) que fará o estudo de caso da experiência de ampliação de acesso aos serviços de saúde da Capital. O trabalho apontará Florianópolis como referência em Atenção Primária, desta vez para toda a América. Esse estudo faz parte de uma estratégia metodológica desenvolvida pela Opas desde 2008 chamada Laboratório de Inovação, a qual já produziu e compartilhou conhecimentos e experiências inovadoras em saúde para o SUS e para outros países.


O município foi escolhido pela ampliação da cobertura pela Estratégia Saúde da Família, atingindo 100% de cobertura populacional, e o desempenho na avaliação do PMAQ, programa de qualidade da Atenção Primária, do Ministério da Saúde. “Para nós é uma honra ser a escolha da Opas para esse estudo”, diz o secretário de Saúde, Daniel Moutinho Junior.


“Nossa intenção é mostrar o êxito de Florianópolis no acesso aos serviços de saúde, em especial na Atenção Primária”, afirma o coordenador da Unidade Técnica de Sistemas e Serviços de Saúde da Opas, Gerardo Alfaro Cantón. A organização também ofereceu cooperação técnica para capacitar a equipe na gestão dos custos da saúde da Capital.


O estudo de caso será composto pela triangulação de dados do município, realização de entrevistas e grupos focais e observação de pesquisadores. Será coordenado pela Opas e desenvolvido por um ou mais pesquisadores contratados. Todo o desenvolvimento será acompanhado e coordenado pela Opas, em parceria com o município e a Universidade Federal de Santa Catarina.


O resultado disso será uma ampla divulgação da experiência e das inovações de Florianópolis e o compartilhamento do conhecimento com outros países da Região das Américas. Para conhecer um pouco mais dos Laboratórios de Inovação, acesse www.apsredes.org.


galeria de imagens