Secretaria Municipal de Saúde

13/11/2015 - Saúde
Moradores do Córrego Grande contra a dengue
Iniciativa do Centro Comunitário do bairro, em conjunto com Conselho Local de Saúde e centro de saúde fará mutirão no bairro

foto/divulgação: Petra Mafalda

Enquanto a população se mobiliza, agentes de combate a endemias vistoriam possíveis focos do mosquito

Desde que começou o combate aos focos do mosquito transmissor da dengue, a Prefeitura de Florianópolis convida a população a participar dessa luta. Esse trabalho de conscientização começa a dar resultados: uma iniciativa popular levará aos moradores do Córrego Grande informações e conscientização para eliminação do Aedes aegypti na manhã deste sábado (14).

Após treinamento no centro de saúde do bairro, que mostrou que há nove focos do mosquito identificados no Córrego Grande, profissionais da unidade reuniram-se com o conselho local de saúde e com o conselho comunitário e decidiram iniciar a mobilização.

Das 9 às 12 horas, serão distribuídos panfletos com dicas para eliminar os criadouros do transmissor da dengue. Além disso, um carro de som passará pelas principais ruas da região, levando informações e dicas para prevenir a doença. Esta será a primeira ação no bairro, de uma série que será realizada também nas escolas e creches. 

"Esperamos que este movimento tenha ressonância e acabe mobilizando outras comunidades", disse a gerente de Vigilância Epidemiológica, Ana Cristina Vidor. 

Apenas neste ano, o Estado de Santa Catarina registrou cerca de 3,3 mil casos da doença, a grande maioria no município de Itajaí. A capital catarinense segue sem registros de contaminação dentro do próprio território. Desde o começo do ano, foram encontrados 227 focos, sendo 185 no Continente, 28 no Norte, cinco no Centro e nove no Leste.


Denúncias


A Ouvidoria da Secretaria Municipal de Saúde é o canal de comunicação da população para denunciar possíveis focos do mosquito transmissor da dengue. Os telefones são (48) 3239-1537 ou 3239-1569. Há também um espaço da ouvidoria para denúncia on-line, na página da Secretaria de Saúde (WWW.pmf.sc.gov.br/entidades/saude).


As denúncias são encaminhadas ao Programa de Combate à Dengue, que faz o trabalho de análise e contenção dos possíveis focos. Em média, levam sete dias para a resposta sobre a reclamação.