Secretaria Municipal de Saúde

17/11/2015 - Saúde
Dengue: Maciço do Morro da Cruz entra na luta
Lideranças comunitárias receberão treinamento para repassar informações à população

foto/divulgação: Petra Mafalda/Arquivo

Fiscalização em terrenos baldios e estabelecimentos de risco será reforçada

Mais uma comunidade mostra que o trabalho da Prefeitura para conscientização sobre o controle da dengue em Florianópolis está dando bons resultados: todos os líderes comunitários do Maciço do Morro da Cruz passarão por um treinamento com as equipes do Programa de Combate à Dengue para multiplicar as informações junto à população daquela região. As informações sobre como manter longe o Aedes aegypti, mosquito transmissor da doença, serão repassadas na próxima quarta-feira (25).


Além disso, na tarde desta terça-feira (17), as principais Secretarias da Prefeitura estiveram reunidas para alinhamento das ações que serão realizadas na próxima semana, em alusão ao Dia D Nacional de Combate à Dengue.  A programação está sendo definida e será divulgada nos próximos dias. Está previsto o reforço das fiscalizações em terrenos baldios e estabelecimentos comerciais que ofereçam potencial risco sanitário, com notificações e multas aos proprietários. 


Apenas neste ano, o Estado de Santa Catarina registrou cerca de 3,3 mil casos da doença, a grande maioria no município de Itajaí. A capital catarinense segue sem registros de contaminação dentro do próprio território. Desde o começo do ano, foram encontrados 227 focos, sendo 185 no Continente, 28 no Norte, cinco no Centro e nove no Leste.


Denúncias


A Ouvidoria da Secretaria Municipal de Saúde é o canal de comunicação da população para denunciar possíveis focos do mosquito transmissor da dengue. Os telefones são (48) 3239-1537 ou 3239-1569. Há também um espaço da ouvidoria para denúncia on-line, na página da Secretaria de Saúde (WWW.pmf.sc.gov.br/entidades/saude).


As denúncias são encaminhadas ao Programa de Combate à Dengue, que faz o trabalho de análise e contenção dos possíveis focos. Em média, levam sete dias para a resposta sobre a reclamação.