Secretaria Municipal de Saúde

14/12/2015 - Saúde
Combate à dengue ocorre também aos sábados
Neste fim de semana, equipes inspecionaram 118 imóveis na Coloninha

foto/divulgação: Petra Mafalda/arquivo

Equipes aproveitam fim de semana para recuperar imóveis fechados de segunda a sexta

O mutirão contra o mosquito Aedes aegypti, proposto pela Secretaria Estadual de Saúde neste sábado, deu visibilidade a um trabalho que a Prefeitura de Florianópolis vem fazendo há meses na Capital: as visitas a imóveis que permanecem fechados durante a semana e que só têm possibilidade de ser vistoriados aos sábados, quando há pessoas em casa para atender as equipes. No último sábado, o bairro escolhido foi a Coloninha.


Foram visitados 167 imóveis, dos quais 118 foram inspecionados – 48 permaneciam fechados e um recusou a entrada dos agentes de combate a endemias. Nesses locais, foram encontrados seis depósitos de larvas de mosquito, que foram coletadas para análise.


Nas visitas, as equipes passam orientações sobre prevenção, eliminam possíveis criadouros do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya e aplicam larvicida nos locais onde há focos confirmados do Aedes aegypti.


Florianópolis não teve nenhum caso autóctone (contraído dentro do município) dessas doenças. Mesmo assim,a Capital está vulnerável pela crescente quantidade de focos do mosquito transmissor e pelo esperado aumento de pessoas infectadas nos próximos meses (moradores viajando ou turistas vindos de áreas de transmissão).


Quatro, das cinco regiões do município, já registram a presença de Aedes aegypti, com 80% dos focos encontrados na área continental. As denúncias sobre possíveis criadouros do mosquito podem ser feitas nos telefones 3239-1537 ou 3239-1569. Há também um espaço a ouvidoria para denúncia on-line, na página da Secretaria de Saúde (WWW.pmf.sc.gov.br/entidades/saude).