Secretaria Municipal de Saúde

26/01/2016 - Saúde
Florianópolis fortalece parceria com a OPAS
A parceria é inédita no Brasil e vai gerar um instrumento piloto para controle de custos na saúde

foto/divulgação: SMS

Seminário realizado na SMS durou dois dias

A Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) está mais uma vez em Florianópolis para ajudar na melhoria do sistema público de saúde da Capital. As equipes da Secretaria de Saúde participam de um seminário intenso, de dois dias, em que está sendo criado um sistema de controle de custos que vai ajudar a gerar economia aos cofres públicos.

 

A ideia é que esse sistema seja criado de forma conjunta, atendendo às necessidades específicas da rede de saúde de Florianópolis. Ele permitirá que sejam feitas análises, comparações e intervenções nos fluxos clínicos da rede. Além disso, o sistema também tornará eficaz a avaliação do custo-efetividade das ações implantadas pela Secretaria de Saúde, verificando os gastos e o impacto deles nos indicadores de saúde do município.

 

Em outubro a OPAS esteve na Capital pela primeira vez e definiu que fará o estudo de caso da experiência de ampliação de acesso aos serviços de saúde da Capital. O trabalho apontará Florianópolis como referência em Atenção Primária, desta vez para toda a América.

 

Esse estudo faz parte de uma estratégia metodológica desenvolvida pela Opas desde 2008, chamada Laboratório de Inovação, a qual já produziu e compartilhou conhecimentos e experiências inovadoras em saúde para o SUS e para outros países.


O município foi escolhido pela ampliação da cobertura pela Estratégia Saúde da Família, atingindo 100% de cobertura populacional, e o desempenho na avaliação do PMAQ, programa de qualidade da Atenção Primária, do Ministério da Saúde.

 

“Nossa intenção é mostrar o êxito de Florianópolis no acesso aos serviços de saúde, em especial na Atenção Primária”, afirmou o coordenador da Unidade Técnica de Sistemas e Serviços de Saúde da Opas, Gerardo Alfaro Cantón. Foi nessa época que a organização também ofereceu cooperação técnica para capacitar a equipe na gestão dos custos da saúde da Capital.


galeria de imagens