Secretaria Municipal de Saúde

03/03/2016 - Saúde
SMS forma primeira turma de Residência Médica
Cinco dos setes formandos continuarão atuando na rede municipal

foto/divulgação: Petra Mafalda / PMF

Secretário Daniel Moutinho Junior parabeniza nova turma de residentes

A Secretaria de Saúde formou nesta quinta-feira (3) sua primeira turma de Residência em Medicina da Família e Comunidade, no auditório do Centro de Ciência da Saúde e do Esporte (Cefid), da Udesc. Sete profissionais se formaram após realizarem dois anos de residência nos Centros de Saúde da Prefeitura. O programa é um dos maiores do setor público do Sul do país.

“Estamos nos tornando polo formador e exportador de profissionais com especialização em Saúde Pública”, afirmou o secretário de Saúde, Daniel Moutinho Junior. Durante o período de formação, os profissionais residentes atuaram na rede de Atenção Primária em Saúde do Município, avaliada recentemente pelo Ministério da Saúde como a melhor entre as capitais do país.

Os profissionais realizaram a residência nos Centros de Saúde do Monte Cristo, João Paulo, Pantanal, Rio Tavares, Armação, Novo Continente e Córrego Grande. O coordenador do programa, João Paulo Mello da Silveira, assegura que é um direito da população contar com um sistema de saúde de qualidade e que é importante que as pessoas entendam que programas como esse lutam por isso. “Prova disso é ver que, dos sete profissionais, cinco ficaram no processo seletivo e serão chamados para trabalharem nos Centro de Saúde e seis estão inscritos em concursos públicos municipais. É uma alegria muito grande”, disse.

No evento, foi aberto o Programa de Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade e Multiprofissional em Saúde da Família 2016, convênio entre a Udesc e a Prefeitura, inaugurado no ano passado. O programa coloca em atuação na rede de saúde da Capital 16 novos médicos no programa de residência e 44 profissionais das áreas de fisioterapia, educação física, enfermagem, farmácia, nutrição, odontologia, psicologia e serviço social.

A rede municipal de Florianópolis tem 49 Centros de Saúde (em fase de construção de novos, e ampliação/reforma de diversos outros) e 132 Equipes de Saúde da Família, com aproximadamente 50% dos médicos especialistas em Medicina da Família e Comunidade.

O primeiro programa de residência da Secretaria de Saúde foi implantado em 2014, para especialização em Medicina de Família e Comunidade, oferecendo 16 vagas anuais. “A expansão da residência influencia toda a educação permanente do município, que cresceu exponencialmente nos últimos anos, permitindo a elaboração de cursos e capacitações para todos os servidores da rede, bem como treinamentos orientados à melhor prática profissional”, afirmou Daniel Moutinho Junior.


galeria de imagens