Secretaria Municipal de Saúde

16/03/2016 - Saúde
Saúde comemora resultados da Residência
Programa qualifica a rede pública da Capital e amplia número de equipes de saúde da família

foto/divulgação: Arquivo

Programas de residência garantem qualificação do atendimento aos pacientes do SUS

Com a formatura da primeira turma de Residência em Medicina da Família e Comunidade (MFC), a Capital começa a colher e a comemorar os resultados do programa, o maior público do Sul do País. Atualmente, há 135 residentes na rede, tanto de MFC quanto Multiprofissional, criando oito novas equipes de saúde da família, em 2015, para atender aos usuários do SUS municipal.

 

Neste ano ainda serão formadas mais oito equipes e uma nova do Nasf (Núcleo de Apoio à Saúde da Família), também composta por residentes ea aposta é que ete benefício se estenda a outras categorias da residência multiprofissional.

 

Análise feita pelo diretor de Atenção Primária, Matheus Pacheco Andrade, mostra que os programas têm relação direta com a qualificação do atendimento ao usuário dos centros de saúde de Florianópolis, tanto pelos alunos como seus preceptores e médicos contratados, egressos da residência.

 

Dados mostram quem os médicos egressos dos programas de residência oferecem acesso a cerca de 30% mais pessoas em relação aos demais profissionais e sua resolutividade nos atendimentos aumenta, encaminhando menos pacientes para outros níveis de atenção.