Secretaria Municipal de Saúde

18/03/2016 - Saúde
Aedes aegypti: limpeza nos cemitérios
Equipes fazem visitas quinzenais e convidam população a limpar os túmulos de seus familiares

foto/divulgação: SMS

Tratamento nos cemitérios é feito quinzenalmente

As equipes de combate ao Aedes aegypti da Prefeitura de Florianópolis estiveram mais uma vez, nesta manhã, no cemitério de Canasvieiras. O trabalho envolve a eliminação e tratamento dos criadouros do mosquito transmissor da dengue, da zika e da chikungunya. Os cemitérios estão entre os 185 pontos estratégicos (locais onde há mais risco de depósito de materiais que podem acumular água) vistoriados a cada 15 dias na Capital.

 

Mesmo com o trabalho constante das equipes, é importantes, no caso dos cemitérios, que a população também visite os túmulos de seus familiares para a retirada de vasos e outros materiais que possam acumular água.

 

Nesta semana foi publicada no Diário Oficial a Lei Complementar 552/2016, que proíbe o uso de vasos e floreiras sem furos nos túmulos – ou que eles sejam preenchidos com areia. O texto completo, que poder ser lido NESTE LINK, também dá novas providências a proprietários de estabelecimentos considerados estratégicos no combate ao mosquito.

 

Terrenos baldios

No caso de terrenos baldios, sendo constatada a existência de vegetação que caracterize abandono destes, a lei complementar autoriza a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (SMDU) a autuar proprietários, locatários, responsáveis ou possuidores a fazer a limpeza. 

 

Caso não seja cumprido no prazo, a Comcap fará a limpeza, roçagem, capina e remoção do lixo acumulado. Os custos serão debitados do proprietário da área. 


galeria de imagens