Secretaria Municipal de Saúde

05/04/2016 - Saúde
Centro de Saúde Lagoa é exemplo de integração
Profissionais atuam em parceria com a comunidade e usam práticas integrativas como ferramenta na busca por bem-estar

foto/divulgação: SMS

Quintal do centro de saúde tem horta e árvores, além de receber alunos para contação de histórias

Práticas integrativas, atendimento humanizado e resolutividade no atendimento à comunidade são algumas das ações que fazem o SUS na Capital ser diferente e estar entre os mais qualificados do País.


O Centro de Saúde Lagoa da Conceição é um exemplo da efetividade desse trabalho que garante mais saúde, bem-estar e qualidade de vida à comunidade local.  No próximo sábado (9), por exemplo, ocorre o 4º Mutirão da Plantação – cultivo de mudas na horta da unidade com a presença de moradores da região.

 

O jardim da unidade é repleto de plantas e ervas que podem ser usados para ajudar na cura e na prevenção de doenças – tudo sob a supervisão dos profissionais de Medicina de Família e Comunidade que atuam no local. Pacientes e funcionários cuidam da plantação, que conta com hortelã, alecrim, manjericão e babosa, entre outros.

 

Mas a integração com a comunidade vai além da medicina: os profissionais da unidade também recebem em seu quintal crianças e professores do NEI Orisvaldina, da Lagoa, para uma sessão de contação de histórias à sombra da goiabeira. Essas e muitas outras ações são incentivadas no centro de saúde, como a criação de grupo de artesanato, de gestantes etc.

 

Complementar

As Práticas Integrativas e Complementares (PICs) contemplam sistemas médicos e recursos terapêuticos que envolvem abordagens para estimular os mecanismos naturais de prevenção de e recuperação da saúde, por meio de técnicas eficazes e seguras. Entre elas estão técnicas de acupuntura, auriculoterapia, massagem e fitoterapia.

 

Entre os trabalhos desenvolvidos pelos centros de saúde de Florianópolis estão treinamento dos profissionais nestas técnicas, oficinas de plantas medicinais e cultivo de hortas medicinais nas unidades.

 

A inclusão das PICs como uma ferramenta terapêutica complementar é essencialmente importante em alguns casos, já bastante evidenciados cientificamente, tais como o uso da acupuntura para dores crônicas e distúrbios emocionais (depressão, ansiedade, estresse, insônia de origem nervosa), homeopatia para alergias e fitoterapia para disfunções gastrointestinais.


galeria de imagens