Secretaria Municipal de Saúde

04/05/2016 - Saúde
Capital conquista mais um prêmio InovaSUS
Secretaria de Saúde levou o segundo lugar na categoria Gestão da Educação na Saúde, na região Sul

foto/divulgação: SMS

Residentes atuam sob a tutoria da equipe de Saúde de Família e Comunidade

A Secretaria de Saúde de Florianópolis conquistou o segundo lugar no Prêmio InovaSUS, na categoria Gestão da Educação na Saúde, com o trabalho intitulado “Plano de ação para o fortalecimento da integração do ensino e serviço em saúde”. A premiação consiste em R$ 110.000,00, que serão utilizados no desenvolvimento do projeto. A segunda colocação foi obtida entre os participantes da região Sul.

O Prêmio InovaSUS - promovido pela Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), em parceria com a Organização Pan-americana de Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) - busca reconhecer, incentivar e premiar projetos e experiências inovadoras na gestão do trabalho e da educação na saúde no âmbito do SUS. 

Projeto vencedor

Desde o segundo semestre de 2013, a Secretaria de Saúde está em processo de reestruturação da relação ensino-serviço-comunidade, tendo como ação prioritária um novo modelo de Interação Comunitária do curso de Medicina. O modelo amplamente discutido traz como principais pressupostos a vinculação estável e longitudinal dos alunos aos centros de saúde e equipes, de forma que o estudante, como membro ativo da equipe a qual se vincula, auxilie no cumprimento das atribuições da Carteira de Serviços da Atenção Primária à Saúde.

 

Com este formato, há unidades de saúde denominadas unidades de saúde docente-assistenciais, onde atuam as equipes preceptoras, responsáveis por organizar, acompanhar e supervisionar as atividades dos estudantes nas unidades ou em outros locais onde as atividades relacionadas à instituição sejam realizadas, como escolas, creches, unidades da gestão, ruas das comunidades, entre outros.

 

Fazem parte da equipe preceptora: médico, enfermeiro, técnico de enfermagem, cirurgião-dentista, técnico de saúde bucal, auxiliar de saúde bucal, agente comunitário de saúde, técnico-administrativo e os profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF).

 

O projeto pretende executar um Plano de Ação Municipal em Ensino-Serviço-Comunidade (PAMESC), que envolve o fortalecimento da integração ensino e serviço em saúde, e avanço estrutural e operacional da atual rede docente assistencial.