Secretaria Municipal de Saúde

10/05/2016 - Saúde
Saúde apresenta balanço da gestão
Prêmios, redução das filas de espera e aumento da oferta de serviços foram conquistados, apesar da crise financeira

foto/divulgação: Petra Mafalda

Secretário apresentou as soluções inovadoras para a conquista de bons resultados na área da Saúde

Com uma equipe de gestão formada há uma década, a Secretaria de Saúde apresentou, nesta terça-feira (10), resultados expressivos desse período, em encontro realizado no auditório da OAB. Uma verdadeira revolução no SUS da Capital levou a um aumento na oferta de serviços e uma redução nas filas de espera. Hoje mais 90% dos exames e consultas de média e alta complexidade são agendados em até 90 dias. Tudo isso com uma economia de custeio de quase R$ 15 milhões nos últimos três anos. 

 


O Secretário Daniel Moutinho Junior mostrou aos servidores da Saúde dados que mostram as soluções inovadoras que levaram a esse resultado. Como exemplo, a gestão das filas de espera para especialidades como a dermatologia (que passou de dois anos em 2014 para agendamento em até 30 dias, atualmente) e a endocrinologia (de seis meses para 30 dias).

 


“Essas foram conquistas da equipe obtidas sem a necessidade de aporte financeiro”, afirmou Moutinho Junior. Segundo ele, além desse trabalho houve uma gestão de recursos que possibilitou a liberação de R$ 71,1 milhão – entre corte de custos e novas receitas nos últimos três anos. Entre elas, a habilitação das UPAs no Ministério da Saúde, a criação dos programas de residência médica e multiprofissional em Saúde da Família e a qualificação das equipes de Atenção Primária no PMAQ - Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica.


galeria de imagens